Artur Soares Dias no apuramento sub-21


A UEFA anunciou a nomeação do árbitro internacional português Artur Soares Dias (AF Porto) para o Grécia-Turquia no escalão sub-21, uma partida a contar para a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2015.

Soares Dias vai ser auxiliado por Bertino Miranda e Rui Tavares, com Cosme Machado a assumir as funções de 4.º árbitro.

O encontro entre gregos e turcos vai ter lugar no próximo dia 5 de março, em Katerini (Grécia).

FONTE: FPF

Árbitras do Algarve Cup 2014

A FIFA divulgou, a lista de árbitras principais e também de árbitras assistentes selecionadas para conduzir os encontros referentes à Algarve Cup de 2014, um prestigiado torneio internacional de futebol feminino que reúne anualmente, em Portugal, algumas das melhores seleções do mundo.

A participação nesta competição vai permitir que as juízas, provenientes de 31 países, preparem os seus próximos compromissos internacionais oficiais. A avaliação do seu desempenho vai ser feita através de um workshop que terá lugar no nosso país entre os dias 1 e 4 de março (parte teórica), prolongando-se depois nos dias referentes aos jogos da Algarve Cup (componente prática).

Eis a lista completa:

Árbitras Principais
Rita Gani (Malásia)
Casey Reibelt (Austrália)
Jia Wang (China)
Therese Raissa Neguel (Camarões)
Melissa Paola Borjas Pastrana (Honduras)
Sheena Dickson (Canadá)
Yeim y Lucero Martinez Valverde (Colômbia)
Olga Marilin Miranda Villarreal (Paraguai)
Teodora Albon (Roménia)
Cristina Dorcioman (Roménia)
Stephanie Frappart (França)
Riem Hussein (Alemanha)
Efthalia Mitsi (Grécia)

Árbitras assistentes
Yongmei Cui (China)
Tanya de Boer (Austrália)
Supawan Hinthong (Tailândia)
Kum Nyo Hong (Coreia do Sul)
Hsiu Mei Liu (Taiwan)
Naomi Teshirogi (Japão)
Mona Mahmoud Atallah (Egito)
Die Alse Sylla (Senegal)
Elizabeth Esperanza (El Salvador)
Wendi Fisher (Ilhas Caimão)
Milagros Leonardo Carmona (República Dominicana)
Felishia Mariscal (EUA)
Janette Mara Arcanjo (Brasil)
Mariana Betina Corbo Odone (Uruguai)
Isley Esperanza Delgado Ovalle (Venezuela)
Luzmila Gonzalez (Colômbia)
Juliette Nicolet Marianne Bakker (Holanda)
Christina Biehl (Alemanha)
Ela de Vries (Bélgica)
Petruta Claudia Iugulescu (Roménia)
Chrysoula Kourompylia (Grécia)
Yana Mazanova (Rússia)
Manuela Nicolosi (França)
Michelle O'neil (República da Irlanda)
Judit Romano Garcia (Espanha)
Araksya Saribekyan (Arménia)

FONTE:FPF

Arbitragem analisada em Rio Maior


A reunião de trabalho teve como particularidade o facto de ter juntado todos os árbitros e técnicos, bem como a comissão de supervisão no mesmo local, estes que habitualmente são divididos em dois polos: norte e sul.

“Passados dois meses, fizemos um ponto de situação, discutimos os aspetos técnicos e operacionais do processo de profissionalização, projetando os próximos passos, naquele que poderá ser considerado como um primeiro balanço. O objetivo deste encontro foi, igualmente, o de ir afinando o projeto”, explicou Vítor Pereira.

FONTE: FPF

Preparador Físico Português no Europeu


A UEFA nomeou, pela primeira vez em fases finais de Campeonatos da Europa de futsal, um preparador físico para acompanhar em permanência os árbitros da competição, desde a preparação dos jogos até ao aquecimento das equipas de arbitragem nos minutos que antecedem cada encontro. E a escolha recaiu sobre um português.

João Dias, 44 anos, é o responsável da UEFA pela metodologia de treino dos árbitros do EURO 2014 de futsal. Uma tarefa que já conhece bem, ou não a cumprisse, também, em Portugal. Na qualidade de coordenador nacional do gabinete técnico da Federação Portuguesa de Futebol, cabe a este responsável a elaboração da planificação semanal do treino dos árbitros de futebol, num trabalho conjunto com os técnicos de arbitragem da FPF.

Em Antuérpia, João Dias viveu a experiência com enorme intensidade. “É um dia-a-dia muito atarefado, até porque sou o único preparador físico que está envolvido neste processo, que é complexo”, começou por confessar ao fpf.pt.

“Tenho todos os dias quatro grupos diferenciados de árbitros para trabalhar, consoante as nomeações, que me são transmitidas com dois dias de antecedência: os que estão em dia de jogo, que fazem um trabalho mais de ativação, de teste do sistema de auriculares e dos cardiofrequecímetros (polares); os que apitaram na véspera, que fazem um treino de recuperação ativa e de prevenção de lesões; depois, temos os árbitros que estão a dois dias do seu jogo e que treinam, acima de tudo, a velocidade/resistência e a tomadas de decisão; e, finalmente, os juízes que estão em véspera de jogo, onde se privilegia a velocidade, a agilidade e a coordenação, com tomadas de decisão”, explicou.

De acordo com o responsável português, são muitas horas de trabalho contínuo, desgastante, mas que lhe dão um enorme gozo. “É um dia longo que começa às sete da manhã e que nunca termina antes da 1h30 da madrugada. Faço a preparação de tudo o que diz respeito ao treino no terreno de jogo, para que quando os árbitros cheguem ao pavilhão já esteja tudo preparado. Depois, há a reunião de avaliação do dia anterior, na qual são apresentados os resultados dos cardiofrequecímetros, que permitem analisar o desempenho dos juízes ao nível da frequência cardíaca, em conjugação com a vertente técnica, avaliando-se como reagiram em termos emocionais e físicos durante as partidas. Segue-se a deslocação para o pavilhão de jogo e a orientação do aquecimento das duas equipas de arbitragem que apitam os encontros. O dia só termina com a análise dos cardiofrequecímetros dos jogos dessa noite e com a preparação do dia seguinte”, concretizou.

Trata-se de uma autêntica prova de resistência, mas que tem tido um “feedback” muito positivo por parte dos 16 juízes que estão no Europeu e da própria estrutura da UEFA.

Para João Dias – que já trabalha com o organismo máximo do futebol europeu desde 2004 – a sua presença na Bélgica “reflete o trabalho de qualidade que é feito em Portugal”. “Aquilo que tem sido desenvolvido ao nível da organização, com os preparadores físicos e os técnicos de arbitragem a trabalharem em simultâneo nos centros de treino da Federação, é algo de único no Mundo. O processo de organização e de trabalho em Portugal já é referência ao nível da metodologia de treino e isso reflete-se na minha presença em Antuérpia”, sublinhou.

João Dias – que é um dos cinco preparadores físicos europeus que trabalha frequentemente nos cursos e eventos da UEFA – mostra-se orgulhoso por poder representar o nosso País, a arbitragem portuguesa e a UEFA em mais uma grande competição. “Poder dar um contributo na mudança dos processos de treino, dirigindo-o mais para a integração da tomada de decisão no trabalho físico e mental é algo que me preenche profissionalmente. O treino integrado é o novo caminho, até porque não faz sentido fazer trabalho físico sem incluir a tomada de decisão”, observou.

Apesar de estar mais ligado ao futebol, o responsável pela metodologia de treino dos árbitros do EURO 2014 não vê grandes disparidades em relação ao futsal. “As diferenças não são assim tantas, se compararmos o árbitro de futsal com o árbitro assistente. Esta experiência na maior competição europeia de futsal teve uma fácil adaptação”, rematou.

FONTE: FPF

Árbitras do Mundial Feminino Sub-17

A FIFA já anunciou a lista de 46 Árbitras e Árbitras Assistentes, que vão estar presentes no Mundial Feminino de Sub-17 que irá decorrer de 15 Março a 04 de Abril na Costa Rica.

Destaque para a a zona Europeia que estará representada neste mundial por cinco Árbitras e dez Árbitras Assistentes.



ZONA AFRICANA

Árbitras

Aissata Amegee do Togo

Gladys Lengwe da Zâmbia


Árbitras Assistentes

Mana Dzodope do Togo

Lidwine Rakotozanfinoro de Madagascar


ZONA ASIÁTICA

Árbitras

Fusako Kajiyama do Japão

Pannipar Kamnueng da Tailândia

Abirami Apbai Naidu de Singapura

Árbitras Assistentes

Emi Chiba do Japão

Kioung Min Kim da Coreia do Sul

Seul Gi Lee da Coreia do Sul

Widia Samshuri da Malásia

ZONA EUROPEIA

Árbitras

Jana Adankova da Republica Checa

Katalin Kulcsar da Hungria

Pernilla Larsson da Suécia

Kateryna Monzul da Ucrânia

Carina Vitulano de Itália

Árbitras Assistentes

Ourania Foskolu da Grécia

Panagiota Koutsoumpou da Grécia

Judit Kulcsar da Hungria

Angela Kyriakou de Chipre

Sian Massey de Inglaterra

Yolanda Parga de Espanha

Lucie Ratajova da Republica Checa

Sanja Rodak da Croácia

Lada Rojc da Croácia

Maria Sukenikova da Eslováquia


ZONA AMÉRICA NORTE/CENTRAL/CARAIBAS

Árbitras

Marianaela Araya Cruz de Costa Rica

Miriam Leon de El Salvador

Cardella Samuels da Jamaica

Lucila Venegas do México

Árbitras Assistentes

Emperatriz Ayala de El Salvador

Princess Brown da Jamaica

Enedina Caudillo do México

Lixy Enriquez do México

Stacy-Ann Greyson da Jamaica

Kimberly Moreira da Costa Rica

ZONA OCEÂNIA

Árbitras

Anna-Marie Keighley

Árbitras Assistentes

Nagarita Jimmy das Ilhas Salomão

Lata Kaumatule de Tonga

ZONA SUL AMERICANA

Árbitras

Maria Carvajal do Chile

Ana Marques do Brasil

Silvia Reyes do Peru

Árbitras Assistentes

Luciana Mascarana do Uruguai

Katiuscia Meyer do Brasil

Rossana Salinas do Paraguai

Nadia Weiler do Paraguai.

Adiadas alegações finais da agressão a Pedro Proença


A pedido do Ministério Público, as alegações finais do julgamento da agressão do árbitro Pedro Proença por um adepto do Benfica foram adiadas para a próxima segunda-feira.

No processo, Pedro Proença queixa-se de ter sido agredido com uma cabeçada na cara por Américo Alves, adepto do Benfica que confirma a agressão mas alega ter agido em legítima defesa. 

Na sessão que decorreu esta quarta-feira no 5.º Juízo Criminal de Lisboa, a juíza ouviu dois amigos do arguido, ambos adeptos do Sporting, e o dentista de Pedro Proença, que falou dos tratamentos a que o árbitro foi submetido na cara que o impediram de exercer a profissão.

Nuno Janeiro e Luís Pereira duvidaram da possibilidade de agressão gratuita mas admitiram a existência de um desentendimento que terá levado ao confronto físico. Os amigos do arguido garantiram que nunca viram Américo Alves exaltado durante jogos de futebol e recordaram que ele é o sustento para um irmão deficiente e um pai com problemas de saúde.

Ouvidas as testemunhas, o Ministério Público pediu o adiamento das alegações finais, que foram agendadas para dia 3 de março, às 14.45 horas, no Campus da Justiça, em Lisboa.

FONTE: A Bola

Benquerença na Liga Europa

A Arbitragem Portuguesa está mais uma vez representada ao mais alto nível europeu, com uma equipa de arbitragem Lusa, chefiada pelo Leiriense Olegário Benquerença, que vai dirigir a partida entre os Búlgaros do Ludogorets e os Italianos da Lazio.
Benquerença será auxiliado por Ricardo Santos e Rui Licínio, sendo Artur Soares Dias e Jorge Sousa os árbitros de baliza, enquanto Nuno Pereira será o 4º árbitro.
No jogo do Benfica na Luz frente ao PAOK da Grécia, estará o Polaco Szymon Marciniak, enquanto na Alemanha no confronto entre Eintracht Frankfurt e Porto a UEFA nomeou o Holandês  Bjorn Kuipers.

Lista de nomeações:
Rubin- Betis: Michael Oliver de Inglaterra
Napoles-Swansea: Ovidiu Otegan da Roménia
Sevilha-Maribor: Luca Banti de Itália
Shaktar Donetsk-Plzen: Pol Van Boekel da Holanda
Salzburgo-Ajax: Paolo Tagliavento de Itália
Basilei-M.Tel-Aviv: Ivan Bebek da Croácia
Eintracht Frankfurt-Porto: Bjorn Kuipers da Holanda
Ludogorets-Lázio, Olegário Benquerença de Portugal
Fiorentina-Esbjerg, Marijo Strahonja da Croácia
Totenham-Dnipro, Antony Gautier da França
Genk-Anzi, Manuel Grafe da Alemanha
Valencia-Dinamo Kiev, Deniz Aytekin da Alemanha
Benfica-PAOK, Szymon Marciniak da Polonia
AZ Alkmar-Liberec, Serhiy Boiko da Ucrania
Lyon-Chornomorets, Aleksandar Stavrev da Macedónia
Trabzonspor-Juventus, Pavel Kravolec da Republica Checa

Howard Web em Genselkirchen

Fiacaram hoje a ser conhecidos, oficialmente, os árbitros dos jogos que se realizam a partir das 19H45 e que opõe as equipas de Galatassaray da Turquia e Chelsea de Inglaterra enquanto no outro jogo estão em  confronto o Schalke 04 da Alemanha e o Real Madrid de Espanha.
Confira as equipas de arbitragem escolhidas pela UEFA para estas partidas:
Assim no Galatassaray - Chelsea estará uma equipa de arbitragem Espanhola, liderada por Carlos Velasco Carballo que terá como Árbitros Auxiliares  Roberto Alonso e Juan Yuste, sendo os Árbitros Assistentes Adicionais  Carlos Gomez e Carlos del Cerro enquanto Roberto Palomar será o 4º Árbitro.
Para a partida de Genselkirchen, entre o Schalke 04 e o Real Madrid, foi nomead uma equipa de arbitragem que viajará desde Inglaterra e chefiada por Howard Webb, que terá como Árbitros Assistentes Michael Mullarkey,e Darren Cann, sendo os Árbitros Assistentes Adicionais Lee Probert e Kevin Friend e Stephen Child o 4º árbitro.

Árbitros da Liga dos Campeões

A UEFA divulgou as equipas de arbitragem para os jogos de hoje da Liga dos Campeões referentes aos oitavos de final da referida prova.
Assim no jogo entre Zenit e Borussia Dortmund, foi nomeada uma equipa de arbitragem Escocesa liderada por William Collum, sendo os árbitros assistentes Martin Cryans e William Conquer, e os árbitros assistentes adicionais Bobby Madden e John Beaton, enquanto o 4º árbitro é Graham Chambers.
Na outra partida que colocará frente a frente Olimpiacos e Manchester United, a UEFA nomeou uma equipa de arbitragem Italiana, liderada por Gianluca Rocchi, tendo como árbitros assistentes Elenito Di  Liberatore e Gianluca Cariolato, sendo os árbitros assistentes adicionais Paolo Mazzoleni e Paolo Valeri, enquanto o 4º árbitro é Alessandro Giallatini.

Alemão e Esloveno nos jogos de Benfica e Porto

Wolfgang Stark, foi o árbitro escolhido pela UEFA para dirigir o encontro do Benfica em Salónica, frente ao PAOK, a contar para Liga Europa e que se realiza na próxima quinta feira dia 20.O juiz alemão terá como árbitros assistentes, Jan-Hendrick Salver e Mike Pickel, enquanto os árbitros adicionais serão Tobias Stieler, Daniel Siebert e o 4º árbitro Christoph Bornhorst.
Já para o jogo do Dragão entre Porto e Eintracht Frankfurt a Uefa nomeou o Esloveno Matej Jug que será assistido por Matej Žunič , Roland Brandner , enquanto os arbitros assistentes adicionais serão Dragoslav Perič e Dejan Balažić , tendo Robert Vukan como 4º árbitro.

Confira aqui todas as nomeações:

Anzi - Geñk, Alon Yefet da Turquia

Dinamo Kiev - Valencia, Martin Atkinson da Inglaterra

Paok - Benfica, Wolfgang Stark da Alemanha

Slovan Liberec - Az Alkmar, Alexandru Tudor da Roménia

Chornomorets - Lyon, Craig Thomson da Escócia

Dnipro - Totenham, Antonio Mateu Lahoz de Espanha

Juventus - Trabzonspor, Aleksei Kulbakov da Bielorrussia

Esbjerg-Fiorentina, Sergei Karasev da Russia

Ajax - Salzburg, Clément Turpin da França

M. Tel-Aviv - Basileia, David Fernandez Borbalán de Espanha

Porto - Eintracht Frankfurt, Matej Jug da Eslovénia

Maribor - Sevilha, Istvan Vad da Hungria

Plzen - Shaktar Donetsk, Tasos Sidiropoulos da Grecia

Betis - Rubin Kazan, Serge Gumienny da Bélgica

Swansea - Napoles, Ivan Bebek da Croácia

Lázio - Ludogorets, Felix Zwayer da Alemanha

Proença na Liga dos Campeões

Pedro Proença (foto ASF)
A UEFA já divulgou os nomes das equipas de arbitragem para os quatro jogos desta semana da liga dos Campeões, onde se regista a presença de Pedro Proença.
Pedro Proença foi nomeado para dirigir o encontro entre Milan e Atlético de Madrid que se realiza na quarta feira, dia 19 de Fevereiro e terá como assistentes Bertino Mirando e Tiago Trigo, árbitros assistentes adicionais, João Capela e Duarte Gomes e o 4º Árbitro será Paulo Soares.

Eis a lista de nomeações:
Manchester City - Barcelona, Jonas Eriksson da Suécia
Bayer Leverkusen - Paris Saint Germain, Viktor Kassai da Hungria
Arsenal - Bayern de Munique, Nicola Rizolli, de Itália
Milan - Atlético de Madrid, Pedro Proença de Portugal.

APAF repudia declarações de Salvador


Em comunicado, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol repudiou as declarações de António Salvador, presidente do SC Braga, que teceu duras críticas à arbitragem após a derrota com o Rio Ave que deixou os minhotos fora da final da Taça da Liga.

Leia o comunicado na integra:
A APAF - Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, repudia as declarações de António Salvador, Presidente de Sporting Clube de Braga, no final do jogo entre o Rio Ave e o Braga, da passada quinta feira, a contar para as meias finais da Taça da Liga, declarações essas que ultrapassam por larga margem o razoável.

De uma forma recorrente têm vindo a público afirmações que nada mais tencionam do que pôr em causa o bom nome e a idoneidade das equipas de arbitragem, contribuindo para um clima de suspeição e de violência dentro e fora de campo, como por diversas vezes, já todos nós constatamos.

Torna-se premente a atuação das instâncias disciplinares competentes para a análise e julgamento deste tipo de situações, para que sejam punidas, já vai sendo hora destas instâncias, protegerem verdadeiramente o futebol português, sob pena de se tornarem coniventes com o estado atual.

Até ao momento, pela morosidade dos processos disciplinares e pelas brandas decisões em casos semelhantes, as sanções aplicadas não têm sido suficientemente dissuasoras, deste género de declarações difamatórias, dado que, têm aumentado, tanto no número de ocorrências, como na gravidade das mesmas.

Vem, deste modo, a APAF pedir, de uma vez por todas, que a decisão deste caso seja célere e o castigo exemplar para quem, sistematicamente, continua a instigar este clima no futebol português.

FONTE: A Bola

Acção de avaliação em Tomar

Está a decorrer, em Tomar, a 2ª Ação de Reciclagem de Árbitros e Árbitros Assistentes C1.

O teste de aferição de conhecimentos teóricos e as provas físicas regulamentares realizam-se no período da manhã, enquanto no período da tarde será feito um balanço do trabalho efetuado até ao momento e a projeção da 2ª parte dos campeonatos.

Ontem à noite, depois da abertura, o Presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, fez uma apresentação sobre o projeto do profissionalismo. Os árbitros Internacionais, enquanto tutores dos árbitros estagiários C2N3, reuniram-se com os diretores da Academia com o propósito de analisar o processo de estágio que está a acompanhar.

FONTE:FPF

Arbitragem-cursos em Lisboa

A UEFA e a Federação Portuguesa de Futebol estão a organizar, entre os dias 2 e 6 de fevereiro, o curso introdutório e o curso avançado para árbitros de elite, que decorrem em Lisboa.

Fernando Gomes, Presidente da FPF, fez questão de dar as boas vindas aos 125 árbitros que se deslocaram à capital portuguesa propositadamente para fazer parte desta iniciativa: "Para a Federação Portuguesa de Futebol é um prazer cooperar mais uma vez com a UEFA no sentido de criar todas as condições de organização e compromisso para que os objetivos, tanto da UEFA como do Comité de Arbitragem, sejam atingidos neste contexto. Estamos muito orgulhosos por partilhar esta organização com a UEFA."

Ángel Maria Villar, Presidente da Federação Espanhola de Futebol, também usou da palavra em nome do Presidente da UEFA, Michel Platini, e do Secretário-Geral do organismo que tutela o futebol europeu. Gianni Infantino. Villar esclareceu o objetivo principal dos cursos que vão ser ministrados até à próxima quarta-feira: "O que queremos é que sejam bons árbitros. Essa vontade tem de partir de vocês e por isso têm de se preparar, tanto em termos técnicos como físicos (...). Precisamos, no futuro, de árbitros com uma grande preparação."

Tanto o curso introdutório como o avançado vão ter uma componente teórica e outra prática (onde os árbitros serão sujeitos a testes físicos). No primeiro caso, há quarenta e quatro formandos e no segundo o número ascende a 81 (entre futebol masculino e feminino). Neste evento estarão representadas 28 Federações.

Os trabalhos serão coordenados pelo atual chefe do departamento de arbitragem da UEFA, o ex-árbitro italiano Pierluigi Collina.

FONTE:FPF