Academia de Arbitragem - Futsal 6º Dia

Os trabalhos da Academia dividiram-se, esta quarta-feira, entre Rio Maior, onde decorre o Curso de Formação Avançada Nível 2 de Futsal, e a Covilhã, onde se iniciou a Ação Regulamentar de Atualização e Avaliação de Árbitros e Árbitros Assistentes C1 e Estagiários N3.

Desde Rio Maior
Os árbitros que, um pouco por toda a parte, vão aparecendo têm necessidade de assumir a direção de jogos sem contar com um apoio próximo como aquele que os jogadores, desde as camadas mais jovens, recebem dos técnicos responsáveis das suas equipas.

Talvez seja por esse motivo de desamparo que a intensa formação que a Academia de Arbitragem está a oferecer aos árbitros é, sem dúvida, cansativa, mas muito bem aceite.

Com efeito, a oportunidade que os árbitros de futsal tiveram hoje com o médico Dr. Jones é de um valor difícil de igualar, tais as noções, os alertas, as orientações que retiram das suas aulas. Fernando Silva enaltece a sessão. “Grandes lições! Dadas por um grande senhor, que nos deu dicas do por quê de ficarmos fatigados depois de um grande jogo de futsal, quando treinamos o por quê da desidratação e como evitá-la...Deu grandes conselhos sobre alguns acidentes que ocorrem na superfície de jogo e como reagir e como podemos salvar uma vida com um simples gesto.”

Por sua vez, a riqueza teórica e a demonstração prática das metodologias de treino do Prof. Luís Oliveira constitui, sem margem para dúvidas, o despertar para a necessidade de um investimento sério, rigoroso e metódico na preparação física dos árbitros. Rafael Martins, a este propósito, refere que “para a atividade de árbitro é extremamente importante a clarificação do conceito de treino, porque, tal como alguns colegas, embora treinasse, treinava mal.”

E, finalmente, a clareza dos critérios que António Cardoso transmite e que emanam de um saber rico em experiência vivida, tem um atrativo que absorve a atenção do auditório e gera a motivação pela busca da excelência.

Saúde, Metodologia de Treino e Técnicas de Arbitragem. Essas foram as Unidades Curriculares desta quarta-feira, dia em que também se realizou o segundo momento de avaliação das aprendizagens teóricas.

Na Covilhã…
A Ação Regulamentar de Atualização e Avaliação de Árbitros e Árbitros Assistentes C1 e Estagiários N3 juntará cerca de 100 árbitros, com o propósito de preparar a próxima época desportiva. De acordo com o programa, os primeiros a chegar foram os estagiários N3 (que recentemente estiveram a realizar provas em Rio Maior), tendo sido acolhidos pelos dirigentes da seção profissional.

Depois de receberem os novos equipamentos, participaram numa investigação designada “O olho em ação: da perceção ao treino de decisão”. Trata-se de uma parceria com a Universidade do Minho que pretende estudar o comportamento do olho humano no processo de perceção e decisão.

FONTE: FPF

Sem comentários: