Academia de Arbitragem - Futsal 5º Dia

Artur Soares Dias voltou à Academia para ministrar a unidade Ética Desportiva e Deontologia. Marco Marino sintetiza a sessão: “Na unidade curricular de hoje foi nos apresentado pelo membro da Família da Arbitragem o Artur Soares Dias a relação entre a Moral, Ética e a Deontologia seus conceitos e a importância destes, quer na vida pessoal, quer no desporto, a Carta do Espírito Desportivo e o Decálogo do Árbitro. ”Inês Freitas refere, ainda, “É sem dúvida alguma um enorme privilégio pode aprender e partilhar conhecimentos com grandes referências na arbitragem. Artur Soares Dias permitiu-nos ao longo desta manhã ter uma visão diferente de quais devem ser os comportamentos éticos de um árbitro. Sem sombra de dúvida, e todos nós sabemos que o grande dever do árbitro é aplicar as leis de jogo, contudo, através da carta do espirito desportivo podemos ver que mais do que aplicar as leis de jogo, o árbitro deverá de conhecer e valorizar os princípios desportivos. O Decálogo do Árbitro era algo que desconhecia, mas que a partir de agora me vai ajudar a traçar os meus objetivos e a trabalhar melhor aquilo que são os meus princípios enquanto árbitra.”

Relativamente à Metodologia de Treino, Hugo Garcia sustenta que se trata de uma “Unidade Curricular que de forma específica nos demonstrou como criar um treino integrado para o árbitro de futsal, englobando as componentes técnica, física e psicológica. Desta forma fica mais fácil para o árbitro criar o seu próprio treino, para que seja especificamente para si, seja através da sua periodização, assim como das componentes a melhorar e de que forma. Procurando sempre a evolução e crescimento gradual e acompanhado do universo intra e interpessoal do árbitro.”

“Irei preparar a minha época desportiva de um modo inteiramente diferente”

José Carvalho vais mais longe… “Com as ferramentas hoje aprendidas irei preparar a minha época desportiva de um modo inteiramente diferente, muito mais profissional e com toda a certeza irei ficar perto da excelência com a introdução das tabelas hoje aprendidas. Apenas hoje reparei que poderei fazer de uma forma completamente diferente o meu treino e a minha preparação. Posso dizer que mudou a minha maneira de preparar o treino”

FONTE: FPF

Sem comentários: