Academia de Arbitragem - Futsal 4º Dia

O dia foi inteiramente dedicado à Introdução à Tutoria e às Autoscopias, unidade que habilita os participantes a exercerem a função de Tutor. O processo de tutoria funcionará como uma cascata de conhecimentos e será determinante para o progresso da arbitragem, bem como para a retenção dos árbitros mais jovens.

Bartolomeu Franco refere que “Estes ensinamentos são importantes pois se não soubermos o que queremos não podemos definir para onde podemos ir. Do mesmo modo nos foi transmitido que para possuirmos legitimidade para criticar ou exigir mais de outrem, temos de reconhecer e elogiar o mesmo no momento certo.”

É a ensinar que se aprende

“Ser tutor e ao mesmo tempo tutorando, é sem dúvida um grande desafio para esta nova etapa de vida na arbitragem! Serei capaz de transmitir os meus conhecimentos e fazer um acompanhamento capaz a novos árbitros?! Conseguirei aprender com o meu tutor ao mesmo tempo que partilho experiências com os meus tutorandos?! Será uma tarefa árdua e com retribuições futuras?! 
Sem sombra de dúvidas que esta nova etapa nos vai fazer crescer como indivíduos e como árbitro. É ao ensinar que se aprende, e é com o correto apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional que se chega à excelência!”, sustenta Eduardo Duarte.

Devemos sempre criar a diferença

Joana Caiada, realça “a importância enorme da Tutoria nas duas vertentes que irão ser aplicadas neste percurso, quer do ponto de vista do tutorando, quer do ponto de vista do tutor, e as respetivas obrigações e deveres que se deverão verificar. A realização de um contrato individual de estágio, e a sua enorme importância para o desenvolvimento e reconhecimento do trabalho realizado pelos árbitros, bem como para o desenvolvimento da modalidade e do nível de qualidade dos árbitros." "Quer na arbitragem, quer na vida, devemos sempre criar a diferença. Na tutoria é igual, devemos sempre procurar a diferença, tendo bem presente que não podemos exigir algo que nós próprios não praticamos", disse.

Pirâmide de conhecimentos
Finalmente, Fernando Silva, sintetiza: “Este dia foi feito de conhecimentos chamados em pirâmide. Ao estarmos este ano como estagiários a adquirir conhecimentos e aprendizagem com a ajuda de um tutor sendo avaliados, vamos ao mesmo tempo estar a transmitir esses conhecimentos e técnicas para os novos estagiários das associações... Uma cadeia de conhecimentos que resultando vai dar com certeza num excelente resultado de informações...”

Expetativas

“As expetativas são elevadas, vou tentar aproveitar a ação para absorver o máximo de informação possível, para que no futuro a possa aplicar da melhor forma, na preparação e condução de um jogo de futsal.” (Cláudia Silva, Porto)

“Tenho expetativas um pouco elevadas, pois nunca tive oportunidade de frequentar uma formação tao rica em variados aspetos dentro do desporto e da arbitragem, e conto com isso, que me ajude a evoluir em muitos aspetos.” (Alexandre Costa, Aveiro)

FONTE: FPF

Sem comentários: