Academia de Arbitragem - Futsal 3º Dia

Depois de concluída a unidade curricular de Psicologia Desportiva 1, foi tempo de dar início às Técnicas de Arbitragem 2 neste terceiro dia do curso.

Tiago Queiros sintetiza: “Mais um dia extremamente útil na academia tendo a conta que assimilamos a importância do treino e preparação mental de forma a diminuir os níveis de stress. Nesta sessão foi realizado um questionário de forma a avaliar o autocontrolo, confiança, momentos críticos e o controlo da impulsividade. Outra atividade interessante foi a formulação de um objetivo.”

Já Duarte Mourão destaca: “Ao aprender o conceito da Imagética, e após o exercício efetuado pelo Formador, posso agora aplicar essa técnica a várias situações que normalmente ocorrem aquando da realização de um jogo de Futsal. Em suma, consigo antecipar e prever de uma forma mais célere possíveis cenários, o que irá fazer com que fique muito mais bem preparado para quando me deparar com os mesmos, poder saber exatamente qual a melhor tomada de decisão.”

Sobre Técnicas de Arbitragem 2, Maurício Couto refere: “Numa primeira fase (sala) falamos sobre a Lei da vantagem, o princípio do "espera e vê"; Vantagem suposta e Vantagem concretizada. Abordamos a diferença entre posse de bola versus lei da vantagem. Numa segunda fase (pavilhão) formação teórico-prática sobre entrada na superfície de jogo, saudação e sorteio inicial, colocação e aplicação de apetrechos (apito e cartões) e situações possíveis de jogo, nomeadamente gestão de conflitos. Destaque para a componente prática das sessões deste domingo, uma vez que estas assentaram na Explicação-Demonstração-Imitação-Prática o que levou a uma maior aquisição/assimilação dos conceitos por parte dos formandos.”

Expetativas

“O prestar provas à FPF por si só já é o realizar de um sonho e de um objetivo. Agora ter a oportunidade de ao mesmo tempo frequentar as primeiras ações promovidas pela Academia, e estar na própria Academia, é a "cereja no topo do bolo" para quem quer crescer na arbitragem. Sinto que vai ser uma semana bastante exigente e proveitosa, onde espero aprender e assimilar o máximo possível com os melhores. Espero sair com a mesma alegria que vou entrar, e com o sentimento de dever cumprido.” (Eduardo Duarte, Leiria)

“É com enorme orgulho que participo na primeira edição da Academia de Arbitragem na vertente de Futsal. É uma oportunidade única para o desenvolvimento das nossas capacidades enquanto Árbitros e enquanto Pessoas. Este profissionalismo que se quer incutir na arbitragem, engrandece a nossa classe profissional e prepara-nos melhor para enfrentar os desafios que se colocam ao longo da nossa carreira.
As expectativas criadas por este curso são enormes, pois são colocadas à disposição dos seus participantes os recursos necessários à sua valorização enquanto árbitros. De destacar o excelente painel de Formadores, a qualidade das instalações, assim como as vastas e pertinentes temáticas abordadas. Estão criadas as condições para o sucesso.” (Bruno Araújo, Viana do Castelo)

FONTE: FPF

Sem comentários: