Academia de Arbitragem - 8º Dia

No final, todos reconheceram a maior exigência desta prova mas isso não os fez desanimar para as sessões que ainda iam ter durante a tarde.

A unidade de Pedagogia 2, ministrada por António Montiel, terminou ainda no período da manhã. Os participantes voltaram a não poupar palmas e elogios.

Termina, também, a unidade de Introdução às Tutorias e às Autoscopias. Há um reconhecimento generalizado de muito trabalho a fazer. A sintonia dos participantes com os formadores que conviveram mais de perto com eles é evidente na fotografia. Tal como nas grandes vitórias, a sensação de euforia, de satisfação, levada, quase literalmente, às alturas…

Sente-se um misto de alegria e de tristeza. Um árbitro confidencia isso mesmo, dizendo que se sente “triste e alegre” pois “cheguei confiante, seguro de que era um árbitro experiente mas reconheço agora que tenho tanto para aprender”. Não podia existir um melhor elogio ao curso do que este. O espírito da Academia da Arbitragem de fazer de cada momento uma oportunidade de aprendizagem invadiu muitas mentes, de muitos árbitros!

Discursos emocionados, de participantes felizes, culminam na entrega dos diplomas e posterior consulta da pauta final de avaliação.

Às 19h30, os participantes do curso que termina e que regressam às suas casas, cruzam-se com os que chegam para o 1º Curso de Elite Nível 3, com a duração de 60 horas) e para o 1º Seminário Específico de Árbitros de Futebol Feminino (15 horas). Às 21h00 a abertura destas ações é feita por Vítor Pereira.

Testemunhos

Quando se chega a um nível superior na arbitragem, os árbitros começam a distinguir-se nos detalhes. Adquiri conhecimentos necessários para ser melhor árbitro (João Matos, Viana do Castelo).

Muito positivo, exigente mas não podia deixar de ser. Aulas com participação e com muito bons preletores (Rui Mendes, AF Santarém).

É com muita honra que me encontro aqui na Academia. É, sem dúvida, um grande projeto e excelente desafio, vamos ser os primeiros a viver esta nova etapa do futebol português. Seguramente que vou sair daqui melhor árbitro, mais eficiente e equilibrado. Obrigado pela oportunidade (Rui Oliveira, AF Porto).

Ação muito positiva. Relativamente à Psicologia retirei ensinamentos que me vão ser bastante úteis e fortalecer num aspeto que considero fundamental como é o mental. Motivar-me, ser autoconfiante, foco atencional que treinados irão, com certeza, tornar-me melhor árbitro. Tecnicamente também está a ser bastante proveitoso, sobretudo porque estou assimilar conceitos que vão ajudar no desempenho da equipa de arbitragem (Hélder Lamas, AF Braga).

São temas que nunca foram abordados desta forma, fazendo com que os formandos mantenham a atenção e concentração durante as aulas. (Sandro Soares, AF Leiria).

FONTE: FPF

Sem comentários: