Academia de Arbitragem - 20º Dia

Ética e Deontologia Desportiva foi a unidade Curricular que preencheu a manhã de hoje. “Conhecer melhor o que é a ética, a moral e a deontologia e como elas me podem ajudar no desporto, nomeadamente na arbitragem”, foram pontos enaltecidos por Valdemar Maia. Já Tiago Mendes realça “O conhecimento do decálogo do árbitro, elaborado pelo nosso presidente Sr. Vítor Pereira, em que destaco «Assegura-te de que o teu comportamento está conforme com os princípios de um juízo correto».” David Rodrigues, sintetiza “Numa aula bastante interativa foi abordado numa fase inicial as definições de Ética, Moral e Deontologia. Mais tarde foi proposto um trabalho de grupo que consistiu em fazer uma frase e um slogan sobre espírito desportivo. No final os grupos apresentaram os seus trabalhos em suporte informático, gerando, além de boa disposição, resultados interessantes e convergentes.”

Da parte da tarde, a Unidade Curricular “Leis do Jogo e Regulamentos”, permitiu perceber a boa preparação dos árbitros. A exibição de excertos de vídeo e a tomada de decisão são metodologias muito apreciadas pelos participantes.

“Presidente da APAF visita Academia”

José Gomes, assistiu, mais uma vez, aos trabalhos que estamos a realizar na Academia e fez questão de aferir os seus próprios conhecimentos, realizando os mesmos exercícios de análise de vídeos que os árbitros. O resultado demonstrou um Presidente em forma que antes de sair fez questão de desejar felicidades a todos os presentes!

Sobre Metodologias do Treino, Bruno Pinto refere “Através do transmitido pelo orador acerca de se planear uma época a nível de treinos, vai ser muito importante no meu futuro, pois saberei quais são as verdadeiras fases da época e o nível de exigência que terei de ter a nível de treino. Com este planeamento, consegue-se adaptar uma melhor forma física e preparação para os jogos, o que desta forma vai traduzir árbitros mais capazes de arbitragens regulares, não falando apenas de treino físico, mas também de treino técnico e mental. Com todas estas aprendizagens só não tem uma verdadeira preparação para os jogos quem não quiser. Temos todas as ferramentas para sermos melhores, basta praticá-las e demonstrar dentro de campo.”


Testemunhos

“Sinto-me um privilegiado em participar numa formação organizada pela Academia de Arbitragem. É de certo modo um alcançar dum objetivo proposto mais concretamente esta época desportiva e estar entre os melhores árbitros jovens de todos os conselhos de arbitragem do país é uma sensação muito gratificante. Sinto-me muito motivado para adquirir o máximo proveito desta semana de formação, em todas as unidades curriculares que iremos frequentar, esperando aprender com todos os colegas, partilhar experiências e convivências com todos os formadores.” (Vasco Almeida, Ponta Delgada)

“É uma honra poder fazer parte desta família e deste novo projeto, que penso que tem pernas para andar. Espero poder melhorar ainda mais as minhas capacidades técnicas, práticas etc.” (Luís Caiado, Viseu)

“Tenho enormes expectativas relativamente a esta ação pois vou falar e praticar a "nossa" paixão que é arbitragem durante uma semana inteira de forma quase intensiva.” (Paulo Raposo, Santarém)

FONTE: FPF

Sem comentários: