A "aula" de Benquerença

O Torneio Lopes da Silva vai muito além dos resultados das equipas e dos golos dos futebolistas. Nesta prova estão presentes 18 dos 52 árbitros promovidos este ano à categoria C2, um leque de jovens promessas que recebeu, esta terça-feira, a visita do juiz internacional Olegário Benquerença.

O árbitro leiriense, que assistiu ao jogo entre as seleções da Madeira e de Leiria, falou da importância da ética e do sentido de compromisso aos novos valores da arbitragem, numa palestra informal que contou com a presença do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso, e um representante do Conselho de Arbitragem, Jorge Nunes.

Recorrendo a exemplos da própria carreira, que se iniciou em 1989/90, Benquerença traçou comparações pertinentes entre a arbitragem atual e a do passado, levando os jovens juízes a uma reflexão interessante sobre os avanços técnicos, táticos e tecnológicos da classe.

O juiz que apitou o Campeonato do Mundo de Futebol em 2010 também deixou conselhos e palavras de encorajamento aos jovens árbitros, lembrando que passou, tal como eles, pelo Torneio Lopes da Silva. “Que entendam as minhas palavras como um incentivo e um despertar de consciências. Esta troca de conhecimentos só valoriza a arbitragem”, disse.

FONTE: FPF

Sem comentários: