Árbitros de Futsal preparam-se na Croácia

Os árbitros europeus de topo de futsal estiveram na cidade costeira de Split, na Croácia, para o 8º Curso de Árbitros Internacionais de Futsal da UEFA.
Durante três dias, 30 árbitros de futsal oriundos de 25 países europeus participaram em vários tipos de sessões de treino e de testes, além de sessões teóricas. A acção envolveu um equilíbrio entre o trabalho teórico e prático e incluiu a apresentação e o estudo das recentes alterações às Leis do Jogo do futsal.
Os testes de aptidão física cumpridos pelos árbitros incluíram uma corrida de 1000 metros, além de testes de velocidade e de agilidade. O instrutor físico Grzegorz Krzosek falou sobre a importância deste tipo de testes. “A boa forma é essencial na arbitragem e queremos ter a certeza de que todos os árbitros estão bem preparados”, disse. “Há também um aspecto adicional – o controlo da composição corporal – porque queremos estimular os árbitros a terem uma boa imagem e um bom corpo como parte deste desporto.”
Krzosek, antigo meio-fundista polaco que participou em campeonatos da Europa e do Mundo de atletismo, destacou ainda mais importantes qualidades para os quais os árbitros de futsal devem estar preparados. “No futsal, a velocidade nos árbitros é muito mais importante que no futebol [de 11]”, explicou. “Há menos resistência, mas mais velocidade, com constantes mudanças de direcção e diferentes tipos de movimentos.”
Galán Nieto, instrutor de árbitros de futsal, falou ao UEFA.com sobre o significado do curso. “Temos 130 árbitros na Europa e os 30 aqui presentes são os únicos que não participaram ainda pelo menos num curso de futsal da UEFA. Estamos agora a fechar o ciclo ao dar a oportunidade a todos os árbitros na Europa de participarem, pelo menos, num curso de árbitros internacionais de futsal da UEFA.”
As regras do futsal foram o ponto principal da reunião em Split. “Quisemos transmitir aos árbitros conhecimento e criar uma uniformidade em relação às Leis do Jogo”, disse Galán Nieto. “A FIFA alterou em Junho uma série de regras – e é por isso que estamos a tentar garantir que os árbitros da Europa tenham a mesma interpretação das Leis do Jogo."
Galán Nieto falou também das principais alterações operadas na modalidade na última década. “Claramente o profissionalismo”, reflectiu. “No meu tempo, este tipo de formações eram impossíveis. Hoje em dia, em particular como instrutores de futsal, somos capazes de dar às novas gerações conselhos úteis e de valor sobre as Leis do Jogo. Em consequência disso, estamos muito felizes pelo contributo da UEFA na organização destes eventos."

FONTE: UEFA

Sem comentários: