Academia de Arbitragem - Curso RAP FIFA - 3º, 4º e 5º Dias

O terceiro dia deste curso foi orientado para a discussão de “clips” do Campeonato do Mundo Brasil 2014 subordinado ao tema "gravidade das faltas". Tema muito pertinente que suscitou o interesse de todos e onde os instrutores puderam desenvolver, em grupo e individualmente, as suas competências técnicas e atualizar os conceitos práticos.
O instrutor colombiano FIFA, Oscar Ruiz Acosta, demonstrou toda a sua vasta experiência e bagagem, conquistando todos com o seu apurado sentido de humor, humildade e capacidade pedagógica.
A intensidade do programa vai escondendo o cansaço através do entusiasmo de todos os participantes que se têm entregado com visível alegria a todas as atividades.
O quarto dia de trabalhos foi marcado pelo início do workshop para preparadores físicos distritais que foram selecionados pelos conselhos de arbitragem respetivos. São mais de uma vintena de técnicos da especialidade, que vão dirigir, em parceria com os seus colegas instrutores, os centros de treino em todo o território nacional.
Enquanto os seus colegas treinadores de árbitros continuaram a ação com a discussão de situações de fora de jogo, tema sempre muito discutido e discutível, os preparadores físicos passaram a manhã a acolher os processos de treino que estão a ser utilizados e a metodologia que passará a ser adotada.
A parte da tarde permitiu que todo o grupo, mais de 50 técnicos de arbitragem, num dos relvados do estádio nacional, assistisse a uma sessão de treino tipo de arbitragem que inclui o aquecimento específico para os jogos.
A última noite foi ocupada com o jantar oficial onde Vitor Pereira, Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, em nome do Presidente do organismo que tutela o futebol nacional, Fernando Gomes, congratulou-se com a realização deste importante evento, desejou felicidades a todos os formadores presentes e agradeceu ao instrutor FIFA Oscar Ruiz a excelência formativa.
FPF fornece equipamento a todos os centros de treino
Esta ação permitiu que fosse distribuído aos preparadores físicos o material necessário para a operacionalização dos centros de treino do país, assim como o complemento das células fotoelétricas para o controlo das provas físicas.

O programa do último dia juntou os dois grupos de técnicos presentes nas ações. Foram mais de quatro dezenas de instrutores e preparadores físicos de arbitragem que, durante a manhã, no terreno de jogo trabalharam organizados em duplas técnicas regionais, tal qual vão colaborar nos seus centros de treino respetivos.
Os dois grupos tiveram oportunidade de criar e experimentar um vasto conjunto de exercícios que irão começar a dinamizar nas suas localidades, no mínimo, duas vezes por semana.
Para todos os presentes foi unânime o sentimento da riqueza da experiência. Foi isso mesmo que testemunharam, da parte da tarde, aquando da síntese efetuada e das conclusões apresentadas.
Oscar Ruiz Acosta, o instrutor FIFA responsável, estava extremamente satisfeito com a qualidade geral dos instrutores portugueses e o seu entusiasmo durante todas as sessões teóricas e práticas, levando a crer que a organização portuguesa está no caminho certo em relação à melhoria contínua dos agentes da arbitragem regional e nacional.

FONTE: FPF

Sem comentários: