Acção de avaliação de Árbitras

 As árbitras de categoria CF cumprem em Tomar, entre os dias 5 e 7 de setembro, o primeiro curso de aperfeiçoamento, reciclagem e avaliação
Na abertura, o vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Carlos Carvalho, em representação do presidente Vítor Pereira, cumprimentou as participantes e desejou que todos aproveitassem e desfrutassem da presente ação. Paulo Costa, diretor do Curso, recordou os objetivos do curso e o programa da ação, deixando uma mensagem de incentivo ao trabalho, referindo que “só com muito trabalho se consegue atingir a internacionalização”. Para terminar, apelou às participantes para que “façam de cada momento uma oportunidade de aprendizagem”.
Selecionador explicou táticas do jogo

Numa sessão animada e participada, o Selecionador Nacional de futebol feminino, Francisco Neto, abordou questões relacionadas com as estruturas táticas mais utilizadas no futebol feminino. Deste modo, ao conhecerem melhor o jogo, as árbitras têm mais competências que lhe permitem ter um número mais vasto de ferramentas para melhorarem os respetivos desempenhos.
Da parte da tarde, as árbitras cumpriram o teste regulamentar das Leis do Jogo e o teste de aferição de conhecimentos de inglês. Assistiram, ainda, às sessões da Secção de Classificações do Departamento de Arbitragem, terminando com a sessão técnica sobre “Gravidade das Faltas”.
O segundo dia do curso de árbitras CF iniciou-se com a realização das provas físicas. Ainda no período da manhã, Maria José Paraty ministrou a sessão “Alimentação Saudável – conceitos e conselhos a pensar na arbitragem”.
Depois do almoço, onde o tema de muitas conversas foi a sessão da manhã sobre alimentação, apreenderam-se as “Alterações às Leis do Jogo” e a “Leitura de Jogo, Movimentação e Posicionamento”. Após um curto intervalo, a sessão “Disponibilidade Mental – ferramentas e exercícios foi animada por Belarmino Dias.
Num dia de trabalho intenso, as árbitras assistiram, ainda, às sessões “Gestão do Jogo”, a que se seguiu um espaço de esclarecimento sobre aspetos técnicos.
Fernando Gomes incentiva participantes
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, antes de se dirigir ao Entroncamento para assistir aos encontros da primeira edição da Supertaça de futsal feminino e ao jogo da Supertaça de futsal masculino, fez questão de marcar presença no curso de árbitras de categoria CF. Recordou o esforço que tem sido feito pela Federação para desenvolver a arbitragem do futebol feminino, que está alinhado com o objetivo de desenvolver o próprio futebol feminino.
Fernando Gomes deixou uma palavra de reconhecimento pelo trabalho, pelo empenho e pela aplicação que as árbitras têm demonstrado. Na despedida, sublinhou que a missão da FPF é criar condições para que possam arbitrar melhor, permitindo, desse modo, valorizar a arbitragem e o futebol feminino.
Após a sessão da APAF, na intervenção destinada à Secção Não-Profissional, o diretor do curso, Paulo Costa, começou por enaltecer a primeira presença de um Presidente da FPF numa ação de formação para árbitras, sinal do esforço que a FPF tem feito para desenvolver o futebol feminino. Fez, ainda, uma análise do desempenho do grupo, transmitindo diferentes instruções às participantes e definindo os objetivos para a presente época.
No encerramento, o vice-presidente do Conselho de Arbitragem, Carlos Carvalho, reforçou algumas das mensagens transmitidas por Paulo Costa, sublinhou a necessidade de se trabalhar cada vez mais para que os desempenhos reflitam esse esforço e desejou a todos uma excelente época.

FONTE: FPF

Sem comentários: