Academia de Arbitragem - Covilhã

O último dia na ação da Covilhã compreendeu, da parte da manhã, as sessões de Fora de Jogo: Posicionamento, assegurada por Carlos Matos e Ricardo Santos, e Fora de Jogo: Processo de decisão, dinamizada por Bertino Miranda e José Ramalho, seguido do treino integrado.

Durante o período da manhã, os observadores assistiram a uma intervenção da secção de classificações e realizaram os testes práticos. Da parte da tarde, Jorge Sousa e Rui Silva dinamizaram uma nova sessão de trabalho com árbitros, árbitros assistentes e observadores, num total de 140 participantes, que se destinou à temática Mão na Bola / Bola na Mão. De referir que, tal como acontecera na véspera, o elevado número de participantes não obstou a que a sessão fosse dinâmica, participada e interativa.

Após a intervenção da APAF, o Presidente Vítor Pereira fez o encerramento da ação, desejando a todos os árbitros, árbitros assistentes e observadores uma excelente época.

Desde Rio Maior…

Terminou, hoje, a unidade curricular de Psicologia Desportiva 2 e Pedagogia Desportiva 2. Quanto à primeira, André Costa, refere “Os exercícios apresentados de relaxamento e de ativação podem se revelar importantes numa melhor performance pessoal e consequentemente melhorar o meu desempenho nos jogos. Perceber a importância do árbitro como parte integrante do jogo e manter o equilíbrio de atuação sem grandes oscilações.” E sobre a segunda, afirma “Importantíssimo no modo como nos relacionamos com os diversos agentes envolvidos (jogadores, dirigentes, treinadores). Formas de comunicar e de saber ouvir. Não impor mas fazer compreender. Respeitar se quiser ser respeitado.” Também Pedro Pereira defende que “A pedagogia e andragogia são duas ciências extremamente importantes para uma boa comunicação entre os árbitros e os intervenientes, desde que seja feita de forma assertiva.”

Sem comentários: