Academia de Arbitragem - 6º Dia

Realizou-se, quarta-feira, o segundo teste escrito que juntou as unidades curriculares de História da Organização e das Competições 2, Psicologia Desportiva 1, Técnica de Arbitragem 2 e Ética Desportiva e Deontologia.

No final, os participantes pareciam seguros de terem ultrapassado, com sucesso, mais uma das etapas avaliativas e ouvia-se “Já só falta mais…”.

«Dr. Henrique Jones trata da saúde aos árbitros!»

Ainda antes de começar, já Henrique Jones recebia uma estrondosa e significativa salva de palmas devido ao reconhecimento do trabalho do médico da principal Seleção Portuguesa de Futebol.

Sessão muito participada e interativa, repleta de acontecimentos relevantes para a atividade que os árbitros desenvolvem. “A sensibilidade do árbitro para avaliar o que se passa num determinado lance do jogo pode ser um importante contributo para o médico”, refere o Henrique Jones. Recordou, ainda, um episódio de um jogo em que um árbitro anunciou, depois de um jogador sofrer uma lesão, «É o cotovelo, Doutor, é o cotovelo». Outro exemplo: é fundamental para um médico que um árbitro o possa informar de um momento de inconsciência que um jogador possa ter, após uma queda.


Presidente Fernando Gomes visita Rio Maior

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, acompanhado pelo Diretor Geral, Tiago Craveiro, fizeram questão de visitar o centro de estágios de Rio Maior, saudando a iniciativa e incentivando os participantes desta primeira ação de formação de futebol.

Fernando Gomes, aludindo à cor das camisolas e dos fatos-de-treino dos participantes, recordou que “o camisola amarela, no ciclismo, é o primeiro classificado. Desejo a todos que sejam, também, os primeiros a chegar ao sucesso, o que significará que todo o futebol será prestigiado e sairá a ganhar”.

Testemunhos

Tem sido fantástico e uma experiência única… a arbitragem e os jovens árbitros só têm a ganhar com esta Academia de Arbitragem. Parabéns ao CA da FPF por este projeto que nos enche a todos de orgulho (Carlos Alexandre, AF Portalegre).

Esta ação tem sido diferente das anteriores, com um nível superior! Excelente organização para um projeto “piloto”. Conteúdos bastante interessantes e atrativos. De destacar o envolvimento da organização/formandos (Nuno Roque, AF Coimbra).

O balanço até ao momento é extremamente positivo. Os temas abordados são pertinentes e o seu método de exposição tem sido inovador, interativo e principalmente descontraído. A ação tem sido uma grande “surpresa” pelo método de ensino e interligação entre as unidades formativas (Renato Mendes, AF Braga).

Sabia que?

- Em 1871, pela primeira vez no código de jogo, é feita referência aos guarda-redes. Até essa altura, a defesa da baliza (sem o emprego das mãos) era feita por qualquer dos jogadores intervenientes?

- Em 1875, a corda que ligava horizontalmente os postes das balizas, é substituída por uma barra de madeira?

- Em 1878, é usado, pela primeira vez, o apito pelos árbitros de futebol.

FONTE: FPF

Sem comentários: