Artur Soares Dias esclarece Leis do Jogo

Artur Soares Dias, árbitro internacional, e Domingos Gomes, responsável técnico do setor profissional do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), estiveram esta quinta-feira junto do plantel do Moreirense para prestar esclarecimentos sobre as últimas alterações às leis do jogo.

Durante pouco mais de trinta minutos, aqueles dois responsáveis muniram-se de vídeos para explicarem as principais situações que sofrem mudanças e algumas das recomendações para a nova época.

«Pretende-se que este tipo de iniciativas sirva para valorizar o futebol e defender o espetáculo», destacou Artur Soares Dias, que deu especial ênfase no diálogo travado com os atletas «aos comportamentos que devem ser evitados» e anunciou um cuidado especial «no combate ao jogo violento e nos lances em que são travadas de forma faltosa claras oportunidades de golo». As simulações também serão merecedoras de ação disciplinar implacável.

«É gratificante e positivo poder contar com um juiz internacional para dar esclarecimentos sobre estes assuntos. Saímos todos a ganhar, ficamos mais esclarecidos e, até, a compreender melhor o lado dos árbitros, que têm uma missão extremamente complicada», sublinhou o técnico Jorge Casquilha, após ter participado numa sessão em que alguns dos presentes foram chamados a ajuizar lances... sem recurso a repetição.

Artur Soares Dias referiu que as visitas aos clubes têm proporcionado «resultados positivos», mas que ninguém espere efeitos imediatos nestas intervenções. «Ao longo do tempo verificam-se mudanças de comportamentos. Podiam era ser mais céleres...», enalteceu o árbitro internacional que esta semana estará em ação no Benfica-SC Braga.

Sem comentários: