Proatividade

Proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e acções frente às situações impostas pelo meio, in Wikipédia.
No nosso dia-a-dia, quer pessoal, como profissional, temos de tomar certas decisões. Decisões estas que, devem ser o mais acertadas possíveis. Por vezes a rapidez não é sinónimo de qualidade ou de uma escolha acertada.
na nossa vida profissional uma escolha errada pode por vezes levar, em casos extremos ao despedimento do funcionário. Ter a capacidade de poder antecipar o resultado de determinada acção pode muitas vezes significar a diferença entre o sucesso e o insucesso.
Na arbitragem como na vida pessoal/profissional, temos que tomar muitas decisões e em poucos segundos.
Por vezes as decisões geram contestação de uma ou mesmo de ambas as equipas, o que poderá levar a conflitos entre os jogadores intervenientes.
Segundo Meiry Kamia, o comportamento proativo é definido como sendo um conjunto de comportamentos em que o trabalhador procura soluções, antecipando-se aos problemas.
Então durante um jogo de futebol, como fazer para evitar, ou tentar evitar estas situações de conflito?
- Em primeiro estar bem colocado para analisar o lance correctamente e tomar a decisão acertada;
- Depois ser PROATIVO, ou seja antecipar aquilo que poderá acontecer.
Se conseguirmos estar bem colocados para ajuizar correctamente o lance e ainda antecipar qualquer conflito e conseguir sana-lo, mesmo antes de acontecer, temos meio caminho andado para que o jogo seja um espectáculo de futebol e não um campo de "confrontos".
Bem sabemos que ser árbitro não é tarefa fácil, por isso não é para todos também. Mas podemos tornar os nossos mais fáceis se conseguirmos ser proativos e se os jogadores quiserem. Porque podemos usar todas as técnicas possíveis e imaginárias para levar o jogo a bom porto, se assim se pode dizer, mas se os jogadores decidirem complicar, não há nada a fazer.
E porque não começar já amanha a ser proativos nos nossos jogos?.....
Bons jogos....

1 comentário:

Paulinho disse...

Olha a Srª Arbitra :)