A estreia de João Capela e o vandalismo nas bancadas

O 1º Derby da época, da Capital Portuguesa, colocou no relvado do Estádio da Luz, três equipas de Lisboa, a saber: Benfica, Sporting, e a de arbitragem liderada por João Capela, auxiliado por Ricardo Santos, Tiago Rocha e Hugo Miguel como 4º árbitro.
João Capela estreava-se num dérby, e muitos colocavam em causa as suas capacidades. Para quem o conhece este era um prémio merecido, e o reconhecimento das capacidades de alguém que recebeu as insígnias da FIFA no inicio do ano de 2011.
Aqueles que eventualmente duvidavam das suas capacidades, certamente no final do jogo ficaram esclarecidos, quanto ao seu enorme valor, bem como dos elementos que o acompanharam.
Também o jogo foi um bom espectáculo entre as duas equipas intervenientes, em que os jogadores não se envolveram em quezílias desnecessárias, nem em simulações, com o intuito de ludibriar o árbitro. Também os adeptos durante toda a partida tiveram um comportamento minimamente responsavel, pese embora o facto da polémica em torno da zona de conforto ou caixa de segurança.
No entanto depois do jogo já ter terminado há a registar os factos mais graves que poderiam ter causado outras consequências. Refiro-me pois claro, ao atear de fogo ás cadeiras do Estádio da Luz, por parte dos adeptos do Sporting.
Estes acontecimentos, sejam eles praticados por adeptos de que clube for, são actos de vandalismo condenáveis. Os seus autores devem ser identificados e severamente punidos, eventualmente proibidos de ir a Estádios de Futebol.
Os Estádios modernos, tal como o da Luz, estão munidos de câmaras e espero que as filmagens consigam mostrar os autores. Depois espero que a Policia os localize e em colaboração com o Ministério Publico venham a ser julgados e condenados.
Enquanto as pessoas não encararem o desporto, como uma forma de lazer, mas sim como uma forma de extravasar frustrações, complexos e rivalidades teremos actos semelhantes a estes em outros locais deste Pais.
E não me digam que a culpa é da crise....
Para terminar dar os Parabéns a Benfica, Sporting e Equipa de Arbitragem pelo bom espectáculo.


Sem comentários: