FELIZ 2012

Para todos aqueles que visitam este Blog, aqui ficam os desejos de um FELIZ ANO de 2012.
Que tenhamos todos muita saúde, muita paz, muito amor... E um bocadinho de dinheiro para nos irmos divertindo.....

Qual deles será?


Na minha modesta opinião o árbitro para o Sporting vs Porto do próximo dia 07 de Janeiro de 2012 a contar para a 14ª Jornada da Liga Zon Sagres sairá de entre um dos seguintes árbitros Internacionais.

Mais adiante irei explicar o porque desta minha suposição.



Artur Soares Dias, da A.F. Porto
Bruno Paixão, da A.F. Setúbal
Olegário Benquerença, da A.F.Leiria
Pedro Proença, da AF.Lisboa

Nomeações para a Bwin Cup

Já são conhecidos os árbitros para a a 1ª jornada da 3ª Fase da Taça Bwin, que conta já com os oito primeiros classificados da época anterior na Liga Zon Sagres.
Assim para o encontro entre Gil Vicente (Liga Zon) e Moreirense (Liga Orangina) foi escolhido Artur Soares Dias da A.F. Porto, coadjuvado por Rui Tavares e João Silva.
No Rio Ave (Liga Zon) vs Sporting (Liga Zon), vai estar uma equipa chefiada por Cosme Machado da A.F. Braga, juntamente com Alfredo Braga e Inacio Pereira.
Jorge Ferreira da A.F.Braga foi nomeado juntamente com José Gomes e João Eiras para dirigir o encontro entre duas equipas insulares: O Marítimo (Liga Zon) e o Santa Clara (Liga Orangina).
Vitória de Guimarães vs Benfica será dirigido por Bruno Paixão da A.F. Setubal, acompanhado por António Godinho e Nuno Conceição.
No único jogo que envolve duas equipas da Liga Orangina, Portimonense e Penafiel estará o trio Lisboeta chefiado por João Capela, auxiliado por Ricardo Santos e Tiago Rocha.
na partida entre o Nacional da Madeira (Liga Zon) e o Braga (Liga Zon), estará mais um árbitro da A.F.Lisboa: é ele Hugo Miguel e será auxiliado por Paulo Soares e Nuno Pereira.
A terminar, um dérby de outros tempos entre equipas vizinhas, apesar de separadas pelo Rio Tejo: Vitória de Setubal (Liga Zon) e Estoril (Liga Orangina), será arbitrado por Manuel Mota da A.F. Braga auxiliado por Paulo Vieira e João Dias.

Árbitro Português no Europeu de Futsal

Depois de Pedro Proença ter sido confirmado como um dos 12 juízes do EURO 2012, esta quinta-feira chegou a confirmação de que Portugal vai estar, também, presente no Europeu de Futsal, não só com a sua Selecção, mas também com um árbitro, pois o árbitro internacional português, Eduardo Coelho, foi nomeado pela UEFA para actuar na fase final do Campeonato da Europa de Futsal, que decorrerá entre os dias 31 de Janeiro e 11 de Fevereiro de 2012, nas cidades croatas de Split e Zagreb.
Em declarações ao Site da FPF, Eduardo Coelho refere: “Recebi esta nomeação como um reconhecimento do valor da arbitragem portuguesa e, em simultâneo, do trabalho que tenho realizado ao longo dos últimos dez anos. A participação no Europeu representa uma enorme responsabilidade, não só no sentido de corresponder à confiança em mim demonstrada, mas também porque irei representar a Arbitragem Portuguesa".
“Sinto que estou a atravessar a melhor fase da minha carreira e será um enorme privilégio poder fazer parte de um restrito lote de árbitros de elite da UEFA. Terei a oportunidade de me aperfeiçoar como árbitro e adquirir maior experiência”, prosseguiu.
O juiz, de 32 anos, cumpre a sua décima época como árbitro de Futsal, a quinta na primeira categoria nacional, e espera poder iniciar um percurso de sucessos nas grandes competições internacionais. “Sou uma pessoa ambiciosa e espero estar nos grandes palcos da modalidade. Chegar ao Campeonato da Europa é já um passo extremamente significativo, pois, acima disso, apenas poderei almejar chegar a um Mundial”, concluiu.
Eis a lista de 16 árbitros nomeados:
Gerald Bauernfeind (Áustria)
Pascal Lemal (Bélgica)
Danijel Janosevic (Croácia)
Petros Panayides (Chipres)
Karel Henych (República Checa)
Marc Birkett (Inglaterra)
Fernando Gutierrez Lumbreras (Espanha)
Timo Onatsu (Finlândia)
Stephan Kammerer (Alemanha)
Gabor Kovacs (Hungria)
Francesco Massini (Itália)
Sebastian Stawicki (Polónia)
Eduardo Coelho (Portugal)
Bogdan Sorescu (Roménia)
Ivan Shabanov (Rússia)
Borut Sivic (Eslovénia)

Fonte: Site da FPF, em 22 Dezembro de 2011

Os Jogos dirigidos, pelos Árbitros Portugueses em Europeus

Em 1980, António Garrido da A.F. Leiria foi o 1º Português a dirigir um encontro de selecções num campeonato Europeu. Seria aliás o seu único jogo num campeonato Europeu. António Garrido dirigiu o jogo Itália vs Bélgica.


Em 1988 no Europeu da Alemanha, Rosa Santos da A.F. Beja foi o representante Luso e dirigiu o Inglaterra vs Rússia. Quatro anos mais tarde o mesmo Rosa Santos foi ao Europeu da Suécia onde dirigiu o jogo entre a equipa da casa, a Suécia e a Inglaterra

Foi preciso esperar pelo Euro 2000, organizado em conjunto pela Bélgica e Holanda, para voltarmos a ter um árbitro Português ao mais alto nível. Desta vez o escolhido pela UEFA foi Vítor Pereira da A.F. Lisboa e graças ao seu bom desempenho dirigiu três jogos nesse mesmo Europeu. Na 1ª fase arbitrou a Jugoslávia vs Eslovénia e o Itália vs Suécia, tendo recebido o “prémio” de dirigir um encontro dos quartos de final, neste caso, entre a Itália e a Roménia.

No Europeu 2004 que se realizou em Portugal tivemos a representar a Arbitragem Lusa Lucilio Batista da A.F. Setúbal, que dirigiu dois encontros: o Suíça vs Croácia e Bulgária vs Dinamarca., para voltarmos a ter um árbitro Português ao mais alto nível. Desta vez o escolhido pela UEFA foi Vítor Pereira da A.F. Lisboa e graças ao seu bom desempenho dirigiu três jogos nesse mesmo Europeu. Na 1ª fase arbitrou a Jugoslávia vs Eslovénia e o Itália vs Suécia, tendo recebido o “prémio” de dirigir um encontro dos q
uartos de final, neste caso, entre a Itália e Roménia.

No Euro 2008 não houve qualquer representante da Arbitragem Portuguesa e eis que em 2012 vamos ter Pedro Proença que a avaliar pelo seu actual estado de forma tem tudo para fazer um bom Europeu.

Proença - 5º Árbitro Português num Europeu


Pedro Proença, nomeado para o Euro2012, é o quinto árbitro do futebol português a participar na fase final de um campeonato da Europa, algo que já não acontece desde 2004, na edição que decorreu em Portugal.

O juiz de Lisboa faz parte da lista de 12 árbitros principais nomeados pela UEFA para a prova que vai decorrer na Polónia e Ucrânia e, oito anos depois, vai suceder a Lucílio Baptista, que tinha sido o último representante português.

Proença junta-se assim a uma restrita lista de árbitros portugueses que participaram numa competição desta importância e que inclui os nomes de Vítor Pereira, Rosa Santos e António Garrido, além de Lucílio Baptista.

A estreia de um árbitro principal português num Europeu ocorreu no ano de 1980, em Roma, quando António Garrido ajuizou o Itália-Bélgica, na fase de grupos, naquele que foi o seu único jogo no torneio.

Oito anos depois, foi a vez de Rosa Santos participar no Euro88, na Alemanha, onde também só arbitrou um encontro, o Inglaterra-Rússia, igualmente na fase de grupos.

O árbitro de Beja, o único até agora que participou em duas fases finais, regressou no Euro92, que decorreu na Suécia, para apitar o encontro entre a seleção anfitriã e a Inglaterra.

Só no Euro2000 (Bélgica e Holanda) é que Portugal voltou a ter representação na elite europeia da arbitragem, desta vez com Vítor Pereira a defender as cores nacionais e a tornar-se no primeiro a apitar mais do que um encontro na competição.

O atual presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol esteve em dois jogos da fase de grupos (Sérvia e Montenegro-Eslovénia e Itália-Suécia). O português passou no "teste" e foi nomeado pela UEFA para arbitrar o Itália-Roménia, dos quartos de final.

No Euro2004, foi a vez de Lucílio Baptista inscrever o seu nome na história do futebol português em Europeus, com dois jogos na fase de grupos (Suíça-Croácia e Bulgária-Dinamarca).

(In Record, 20 de Dezembro de 2011)

Nomeações da Liga Zon e Orangina


Nomeações para a 13ª Jornada da Liga Zon Sagres:

Benfica vs Rio Ave : Bruno Esteves da A.F. Setúbal. Esta época Bruno Esteves já dirigiu quatro jogos da principal Liga Portuguesa, entre eles a derrota do Rio Ave nos Barreiros contra o Marítimo e a vitória do Benfica na Luz com o Paços de Ferreira;

Guimarães vs Gil Vicente: André Gralha da A.F. Santarém, dirigiu esta época 3 partidas da Liga Zon Sagres , entre eles o empate do Gil Vicente em Barcelos contra o Beira Mar. Ainda não dirigiu qualquer jogo do Vitória Guimarães.

Porto vs Marítimo: Duarte Gomes da A.F. Lisboa, que já participou em quatro jogos da Liga, mas é a 1ª vez que dirige jogos em que participam qualquer das duas equipas;

Feirense vs U. Leiria: Paulo Baptista da A.F. Portalegre, que se estreia em jogos de ambas equipas , apesar de já ter quatro jogos na presente edição da Liga Zon Sagres;

Nacional vs Setúbal: Hugo Pacheco, da A.F. Porto, que apenas realizou dois jogos na presente edição da Liga e ainda sem se ter cruzado com nenhuma das equipas intervenientes neste encontro;

P. Ferreira vs Beira-Mar: Hélder Malheiro, da A.F.Lisboa, que já dirigiu três encontros da Liga Zon Sagres, mas que pela primeira vez dirige um encontro envolvendo estas equipas;

Académica vs Sporting: Rui Costa, da A.F. Porto que já dirigiu quatro jogos no presente campeonato, ainda sem se ter cruzado com Académica ou Sporting.

Olhanense vs Braga: João Ferreira da A.F.Setúbal que já dirigiu cinco jogos da principal Liga, entre eles a derrota do Olhanense em casa com o Feirense, e a vitória do Braga na pedreira também contra o Feirense.

Nomeações da 12ª jornada da Liga Orangina

Estoril vs Moreirense: Carlos Xistra da A.F. Castelo Branco, que se estreia em jogos destas equipas, apesar de já ter dirigido três jogos da Liga Orangina;

Aves vs Atlético: Jorge Sousa, da A.F. Porto, que já dirigiu dois jogos, mas ainda não se cruzou com estas equipas. Faz portanto a sua estreia;

Freamunde vs Portimonense; Rui Patrício, da A.F. Aveiro, na sua 1ª época na 1ª categoria, vai dirigir o seu quinto jogo na presente edição da Liga Orangina, estreando-se em jogos destas equipas;

Oliveirense vs Leixões: João Capela, da A.F. Lisboa, que vai dirigir o seu quarto jogo, sendo que esta época já esteve presente na vitória do Leixões no Estádio do Mar contra o Moreirense;

Trofense vs Arouca: Marco Ferreira da A.F. Madeira, que vai dirigir o seu terceiro jogo na referente edição da Liga Orangina;

Belenenses vs Santa Clara:Bruno Paixão da A.F. Setúbal, vai participar no quarto encontro da Liga Orangina. Esta época já dirigiu o Belenenses contra o Penafiel no Estádio do Restelo que terminou com um empate.

Penafiel vs Covilhã: Jorge Ferreira da A.F. Braga, já dirigiu esta época três encontros da Liga Orangina, onde ainda não se cruzou com nenhuma destas equipas. No entanto para Taça da Liga já dirigiu o empate do Penafiel no Estádio do Mar contra o Leixões:

União Madeira vs Naval: Manuel Mota da A.F. Braga, que vai dirigir o seu quinto encontro na Liga Orangina, sendo que encontra estas equipas pela primeira vez.

Em resumo para esta jornada foram nomeados tres árbitros da A.F. Setúbal, AF.Porto e A.F.Lisboa; Da AF. Braga foram nomeados dois árbitros, enquanto A.F. Santarém, A.F.Portalegre, AF. Castelo Branco, A.F. Aveiro e A.F. Madeira têm um representante cada.


A estreia de João Capela e o vandalismo nas bancadas

O 1º Derby da época, da Capital Portuguesa, colocou no relvado do Estádio da Luz, três equipas de Lisboa, a saber: Benfica, Sporting, e a de arbitragem liderada por João Capela, auxiliado por Ricardo Santos, Tiago Rocha e Hugo Miguel como 4º árbitro.
João Capela estreava-se num dérby, e muitos colocavam em causa as suas capacidades. Para quem o conhece este era um prémio merecido, e o reconhecimento das capacidades de alguém que recebeu as insígnias da FIFA no inicio do ano de 2011.
Aqueles que eventualmente duvidavam das suas capacidades, certamente no final do jogo ficaram esclarecidos, quanto ao seu enorme valor, bem como dos elementos que o acompanharam.
Também o jogo foi um bom espectáculo entre as duas equipas intervenientes, em que os jogadores não se envolveram em quezílias desnecessárias, nem em simulações, com o intuito de ludibriar o árbitro. Também os adeptos durante toda a partida tiveram um comportamento minimamente responsavel, pese embora o facto da polémica em torno da zona de conforto ou caixa de segurança.
No entanto depois do jogo já ter terminado há a registar os factos mais graves que poderiam ter causado outras consequências. Refiro-me pois claro, ao atear de fogo ás cadeiras do Estádio da Luz, por parte dos adeptos do Sporting.
Estes acontecimentos, sejam eles praticados por adeptos de que clube for, são actos de vandalismo condenáveis. Os seus autores devem ser identificados e severamente punidos, eventualmente proibidos de ir a Estádios de Futebol.
Os Estádios modernos, tal como o da Luz, estão munidos de câmaras e espero que as filmagens consigam mostrar os autores. Depois espero que a Policia os localize e em colaboração com o Ministério Publico venham a ser julgados e condenados.
Enquanto as pessoas não encararem o desporto, como uma forma de lazer, mas sim como uma forma de extravasar frustrações, complexos e rivalidades teremos actos semelhantes a estes em outros locais deste Pais.
E não me digam que a culpa é da crise....
Para terminar dar os Parabéns a Benfica, Sporting e Equipa de Arbitragem pelo bom espectáculo.


Proatividade

Proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e acções frente às situações impostas pelo meio, in Wikipédia.
No nosso dia-a-dia, quer pessoal, como profissional, temos de tomar certas decisões. Decisões estas que, devem ser o mais acertadas possíveis. Por vezes a rapidez não é sinónimo de qualidade ou de uma escolha acertada.
na nossa vida profissional uma escolha errada pode por vezes levar, em casos extremos ao despedimento do funcionário. Ter a capacidade de poder antecipar o resultado de determinada acção pode muitas vezes significar a diferença entre o sucesso e o insucesso.
Na arbitragem como na vida pessoal/profissional, temos que tomar muitas decisões e em poucos segundos.
Por vezes as decisões geram contestação de uma ou mesmo de ambas as equipas, o que poderá levar a conflitos entre os jogadores intervenientes.
Segundo Meiry Kamia, o comportamento proativo é definido como sendo um conjunto de comportamentos em que o trabalhador procura soluções, antecipando-se aos problemas.
Então durante um jogo de futebol, como fazer para evitar, ou tentar evitar estas situações de conflito?
- Em primeiro estar bem colocado para analisar o lance correctamente e tomar a decisão acertada;
- Depois ser PROATIVO, ou seja antecipar aquilo que poderá acontecer.
Se conseguirmos estar bem colocados para ajuizar correctamente o lance e ainda antecipar qualquer conflito e conseguir sana-lo, mesmo antes de acontecer, temos meio caminho andado para que o jogo seja um espectáculo de futebol e não um campo de "confrontos".
Bem sabemos que ser árbitro não é tarefa fácil, por isso não é para todos também. Mas podemos tornar os nossos mais fáceis se conseguirmos ser proativos e se os jogadores quiserem. Porque podemos usar todas as técnicas possíveis e imaginárias para levar o jogo a bom porto, se assim se pode dizer, mas se os jogadores decidirem complicar, não há nada a fazer.
E porque não começar já amanha a ser proativos nos nossos jogos?.....
Bons jogos....