Os Jogos dirigidos, pelos Árbitros Portugueses em Europeus

Em 1980, António Garrido da A.F. Leiria foi o 1º Português a dirigir um encontro de selecções num campeonato Europeu. Seria aliás o seu único jogo num campeonato Europeu. António Garrido dirigiu o jogo Itália vs Bélgica.


Em 1988 no Europeu da Alemanha, Rosa Santos da A.F. Beja foi o representante Luso e dirigiu o Inglaterra vs Rússia. Quatro anos mais tarde o mesmo Rosa Santos foi ao Europeu da Suécia onde dirigiu o jogo entre a equipa da casa, a Suécia e a Inglaterra

Foi preciso esperar pelo Euro 2000, organizado em conjunto pela Bélgica e Holanda, para voltarmos a ter um árbitro Português ao mais alto nível. Desta vez o escolhido pela UEFA foi Vítor Pereira da A.F. Lisboa e graças ao seu bom desempenho dirigiu três jogos nesse mesmo Europeu. Na 1ª fase arbitrou a Jugoslávia vs Eslovénia e o Itália vs Suécia, tendo recebido o “prémio” de dirigir um encontro dos quartos de final, neste caso, entre a Itália e a Roménia.

No Europeu 2004 que se realizou em Portugal tivemos a representar a Arbitragem Lusa Lucilio Batista da A.F. Setúbal, que dirigiu dois encontros: o Suíça vs Croácia e Bulgária vs Dinamarca., para voltarmos a ter um árbitro Português ao mais alto nível. Desta vez o escolhido pela UEFA foi Vítor Pereira da A.F. Lisboa e graças ao seu bom desempenho dirigiu três jogos nesse mesmo Europeu. Na 1ª fase arbitrou a Jugoslávia vs Eslovénia e o Itália vs Suécia, tendo recebido o “prémio” de dirigir um encontro dos q
uartos de final, neste caso, entre a Itália e Roménia.

No Euro 2008 não houve qualquer representante da Arbitragem Portuguesa e eis que em 2012 vamos ter Pedro Proença que a avaliar pelo seu actual estado de forma tem tudo para fazer um bom Europeu.

Sem comentários: