Academia de Arbitragem - Futsal C2

A cidade de Tomar acolheu o curso de aperfeiçoamento, reciclagem e avaliação de árbitros de categoria C2 de futsal, que conta com 118 participantes, e dois árbitros de categoria C1.
Na abertura do curso, que decorreu ao início da tarde desta sexta-feira, Carlos Carvalho, em nome do presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Pereira, saudou os participantes e fez votos de que a ação constituísse um momento de confraternização e de aprendizagem. De seguida, João Rocha, diretor do Curso, mostrou um vídeo de divulgação da Academia de Arbitragem, recordando que no 3.º ano da Academia mais de metade dos 180 árbitros de futsal a atuar já cumpriram os cursos de nível 2 e de nível 3 que foram instituídos pelo Plano Nacional de Formação. Seguidamente, fez a apresentação do curso aos árbitros de categoria C2 e terminou com um vídeo promocional da arbitragem.

Após um breve descanso, os árbitros realizaram o teste escrito, e, em grupos separados, assistiram às sessões “Uniformidade e consistência na atuação” e “Análise de situações de jogo”. Um treino ligeiro precedeu o jantar e o merecido descanso pois o segundo dia de formação será, como sempre, exigente.
O segundo dia do curso de aperfeiçoamento, reciclagem e avaliação de árbitros de categoria C2 de futsal iniciou-se bem cedo com a análise da composição corporal dos árbitros, seguindo-se as sessões “Movimentação e colocação”, “Análise de situações de jogo”. Depois do almoço, os árbitros assistiram às sessões “Tutoria” e “Uniformidade e consistência nas atuações”.
As provas físicas realizaram-se no final do dia, em dois pavilhões distintos, pois o elevado número de participantes assim o exigiu. No cumprimento do exigente protocolo de avaliação da condição física, os árbitros demonstraram um ótimo desempenho. 
No terceiro e último dia da 1ª Ação Regulamentar de Atualização e Avaliação para árbitros C2 de Futsal, o período da manhã destinou-se à “Análise e discussão de dúvidas colocadas pelos árbitro” e às sessões “Novos procedimentos” e “Metodologia do treino”. O período da tarde iniciou-se com uma apresentação do Departamento de Tecnologia, a que se seguiu uma intervenção da APAF, ministrada por Luís Ferreira.
No encerramento do curso, Ferreira Nunes, Vice-Presidente da Secção de Classificações, felicitou os participantes pelos resultados atingidos nas provas realizadas e agradeceu aos diferentes colaboradores o apoio prestado. Em particular, ao dirigente Alberto Monteiro, responsável pela organização das provas físicas, que se destinaram a 120 árbitros.
Alberto Monteiro, também da Secção de Classificações, prestou diversas informações aos participantes sobre as provas realizadas e sobre as observações que se realizarão na presente época.
Carlos Carvalho, em representação do Presidente Vítor Pereira, felicitou os participantes pelo comportamento social e desportivo e pelo progresso que têm vindo a revelar.
FONTE: FPF

Sem comentários: