Academia de Arbitragem - Futsal

No período da manhã, depois de Carlos Carvalho, em nome do presidente Vítor Pereira, ter saudado os participantes, João Rocha fez a apresentação do curso aos árbitros de categoria C1 e ministrou a sessão “Preparação do Jogo”. O teste escrito realizou-se após o almoço, seguindo-se as sessões “Táticas e o seu impacto na arbitragem” e “Alterações às leis do jogo”.
Os árbitros de categoria C2 iniciaram os trabalhos depois do almoço. Ferreira Nunes deu as boas vindas aos árbitros e João Rocha fez a apresentação do curso. Seguiu-se a realização do teste escrito e as sessões “Atuação técnica e disciplinar” e “Alterações às leis do jogo”, que decorreu em simultâneo com os colegas de categoria C1.
Na apresentação do curso de Observadores, que chegaram ao Hotel após o jantar, Ferreira Nunes apresentou a CAR de futsal, que este ano foi reforçada com dois novos elementos e que é composta por Carlos Guerra (coordenador), Paulo Fragata, Artur Fernandes, Florentino Mendonça e Manuel Silva, e Vítor Tomás fez a apresentação do curso.
“O grande objetivo é que esta época seja melhor do que a do ano passado”, refere Vítor Pereira
O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira, em sessão plenária que decorreu após o jantar, saudou os participantes e sublinhou o facto de toda a estrutura do futsal Nacional estar presente nesta ação. Na sua intervenção, mostrou-se preocupado com o número insuficiente de observadores e com o acompanhamento dos jovens árbitros. Por isso, referiu: “Contamos convosco para ajudarem os árbitros mais jovens. Somos todos necessários para termos uma arbitragem melhor”.
No ano em que a Federação Portuguesa de Futebol festeja o seu 100.º aniversário, Vítor Pereira recordou a juventude do Futsal. No entanto, mostrou-se convicto que a evolução da modalidade que a Federação deseja que se torne a primeira modalidade de pavilhão em Portugal, aconteceu mais rapidamente do que a do Futebol e que os árbitros têm acompanhado esta evolução.
O Presidente dos árbitros convidou os participantes a questionarem-se sobre o que podem fazer pela arbitragem, incentivando-os a fazer de cada dificuldade uma oportunidade de aprendizagem. A concluir, convidou a “família do futsal” a cumprir o objetivo de realizar uma época melhor do que a do ano passado.

FONTE: FPF

Proença no Derbi, Tiago e Fábio em estreia

O Conselho de Arbitragem nomeou o Internacional Lisboeta Pedro Proença para arbitrar o 1º derbi da época 2014/2015 e que opõe Benfica e Sporting, e que marca o regresso á Luz 10 anos depois para um encontro entre estas equipas de Pedro Proença.

Este será o 3º jogo dirigido por Pedro Proença, entre Benfica e Sporting, em jogos a contar para o principal campeonato Português, e o 14º jogo envolvendo duas das três principais equipas do panorama futebolístico do nosso Pais.



Este fim de semana, marca a estreia dos dois Árbitros promovidos à1ª Categoria Nacional, Tiago Martins e Fábio Veríssimo.

O Lisboeta, Tiago Martins, fará o seu jogo de estreia na Madeira, no Estádio da Choupana na partida entre Nacional da Madeira e Arouca, tendo como "padrinho" nessa estreia o Internacional Marco Ferreira que será o 4º Árbitro desse encontro.

Já o Leiriense, Fábio Veríssimo, vai-se estrear num, palco mítico do futebol Português, o Estádio do Restelo, na partida entre Belenense e Guimarães.

Trio de observadores na Europa

Vítor Pereira, Nuno Castro e Carlos Matos vão exercer as funções de observadores das equipas de arbitragem em três jogos das competições europeias da UEFA.


O presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, estará, hoje, quinta-feira no Estádio Giuseppe Meazza para o encontro entre o Inter de Milão (Itália) e o Stjarnan (Islândia), referente à segunda mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa.
Já Nuno Castro, diretor do Departamento de Arbitragem da FPF, desempenhou as funções de observador, na terça-feira, no jogo do play-off da Liga dos Campeões Celtic (Escócia) - Maribor (Eslovénia), que se disputa em Glasgow.
Carlos Matos viajará até à Ucrânia, onde, também hoje, terá lugar em Kiev o jogo entre o Metalist Kharkiv (Ucrânia) e o Ruch Chorzów (Polónia), a contar para a Liga Europa.

FONTE: FPF

Jorge Sousa dirige jogo da Liga Europa

Jorge Sousa, Árbitro Internacional Português foi escolhido pela UEFA para arbitrar a partida referente à 2ª Mão do Playoff de acesso à Liga Europa entre as equipas do Sheriff da Moldávia e o Rijeka da Croácia.
Na Choupana para dirigir a partida entre Nacional da Madeira e Dínamo Minsk a UEFA nomeou o Belga Sebastien Delferiere. Na recepção do Rio Ave ao Elfsborg a UEFA escolheu o Holandês Kevin Blom.



Lista de Nomeações

Lokomotiv Moscovo - Apollo, Stefan Johanneson da Suécia
Omonia - Dinamo Moscovo, Alexandru Tudor da Roménia
Neftçi - Partizan, Robert Schorgenhofer da Áustria
Metalist - Ruch Chorzow, Tony Chapron da França
Krasnodar - Real Sociedade, Szymon Marciniak da Polónia
Paok - Zimbru, Serhiy Boiko da Ucrânia
Astra - Lyon, Sergei Karasev da Rússia
Rostov - Trabzonspor, Felix Zwayer da Alemanha
Sheriff - Rijeka, Jorge Sousa de Portugal
Shaktyor - PSV, Lee Evans de Pias de Gales
Hajduk Split - Dnipro, Huseyin Goçek da Turquia
Twentw - Qarabag, Paolo Mazzoleni de Itália
M. Tel Aviv - Asteras, Deniz Aytekin da Alemanha
Midtyiland - Panatinhaikos, Dannie Makkelie da Holanda
Feyenoord - Zorya, Ken Hansen da Dinamarca
St. Etienne - Karabukspor, Yevhen Aranovski da Ucrânia
Rapid Viena - HJK, Stéphane Lannoy de França
Torino - Split, Tasos Sidiropoulos da Grécia
Debrecen - Young Boys, David Fernandez Borbalán de Espanha
Sparta Praga - Zwolle, Ivan Bebek da Croácia
Zurique - Sparta Trnava, Bobby Madden da Escócia
Totenham - AEL, Miroslav Zelinka da República Checa
Nacional - Dinamo Minsk, Sebastien Delferiere da Bélgica
Villarreal - Astana, Liran Liany de Israel
Monchengladbach - Sarajevo, Vladislav Bezborodov da Rússia
Hull - Lokeren, Ovidiu Hategan da Roménia
Inter Milao - Stjarnan, Harald Lechner da Áustria
Club Brugge - Grasshoppers, Luca Banti de Itália
Legia - Aktobe, Mattias Gestranius da Finlândia
Dinamo Zagreb - Petrolul, Ivan Kruzliak da Eslovénia
Rio Ave - Elfsborg, Kevin Blom da Holanda


FONTE: UEFA

Árbitros Lusos na Europa

A UEFA, organismo que superintende o futebol europeu, resolveu nomear o português Pedro Proença para arbitrar o jogo entre os ingleses do Arsenal e os turcos do Besiktas, a contar para a segunda-mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus. Proença vai ter como árbitros auxiliares Bertino Miranda e Paulo Soares, os árbitros assistentes adicionais serão Hugo Miguel e João Capela, enquanto as funções de quarto árbitro serão assumidas por António Godinho.


A UEFA escolheu ainda mais uma equipa de arbitragem portuguesa que será liderada pelo Portuense Jorge Sousa para dirigir a partida Liga Europa entre aos Moldavos do Sheriff e os Croatas do Rijeka.


No Futsal, Miguel Castilho foi um dos árbitros escolhidos para os jogos do grupo F da fase de qualificação da da UEFA Futsal Cup, que vai decorrer em Zagreb (Croácia) entre os dias 27 e 29 de agosto.


No que diz respeito ao futebol de praia, a BSWW escolheu Sérgio Soares para o elenco de juízes que vão fazer respeitar as leis de jogo na Euro Beach Soccer Cup, que vai ter lugar em Baku, capital do Azerbaijão, entre os dias 28 e 31 de agosto.

FONTE: FPF e UEFA

Proença na Liga dos Campeões

O Árbitro Lisboeta Pedro Proença foi escolhido pela UEFA, para dirigir uma partida da 2ª mão do Playoff de acesso á Liga dos Campeões.
Proença irá dirigir a partida entre os Ingleses do Arsenal e os Turcos do Besiktas. O Árbitro Português será auxiliado por Bertino Miranda e Paulo Soares, sendo os Árbitros Assistentes Adicionais Hugo Miguel e João Capela, enquanto o 4º Árbitro será António Godinho.



Lista de Nomeações:

Ludogorets - Steaua Bucareste, Undiano Mallenco de Espanha
Bayer Leverkusen - Copenhaga, Mark Clattenburg de Inglaterra
Arsenal - Besiktas, Pedro Proença de Portugal
Malmo - Red Bull Sazburgo, Damir Skomina da Eslovénia
Atletico Bilbao - Napoles, Cuneyt Çakir da Turquia

FONTE. UEFA

Norueguês no Dragão

A UEFA escolheu o Árbitro Internacional Norueguês Svein Ossvar Moen para dirigir o jogo refernte à 2ª mão do Playoof de acesso à Liga dos Campeões entre os Portugueses do Porto e os Franceses do Lille, cuja partida se realiza na próxima terça feira dia 26 de Agosto.




Depois da presença no Mundial 2014, onde realizou alguns jogos na qualidade 4º árbitro, Moen estreia-se assim nas competições europeias desta época.

Svein Moen terá como Árbitros Assistentes, Kim Thomas Haglund e Frank Andas enquanto Ken Henry Johnsen e Svei-Erik Edvartsen serão os Árbitros Assistentes Adicionais e 4º Árbitro Sven Erik Midthjell.


Lista de Nomeações

Zenit - St. Liege, Gianluca Rocci de Itália
Bate Borisov - Slovan Brastilava, Wolfgang Stark da Alemanha
Porto - Lille, Svein Oddvar Moen da Noruega
Celtic - Maribor, Viktor Kassai da Hungria
Apoel - Alborg, William Collum da Escócia.



FONTE: UEFA


Jorge Sousa na Liga Europa

A UEFA nomeou o Árbitro Internacional Português, Jorge Sousa para uma partida do playoff da Liga Europa, que ira opor as equipas do AEL Limassol e do Tottenham.

Para o jogo do Rio Ave na Suécia frente ao Efsborg a UEFA escolheu o Esloveno Slavko Vincic. Já para a deslocação do Nacional à Bielorrússia para jogar frente ao Dínamo Minsk, a UEFA nomeou o Grego Michael Koukoulakis.

Jorge Sousa terá como Árbitros Assistentes Ricardo Santos e Tiago Rocha, enquanto Hugo Miguel será o 4º Árbitro.

Lista de nomeações:

Dnipro - Hajduk Split, Aleksei Kulbakov da Bielorrússia
Stjarnan - Inter Milao, Marijo Strahonja da Croácia
Aktobe - Légia, Sergei Karasev da Rússia
Asatana - Villarreal, Bas Nijhuis da Holanda
Dinamo Moscovo - Omonia, Stephan Studer da Suiça
AEL - Tottenham, Jorge Sousa de Portugal
Qarabag - Twente, Manuel Grafe da Alemanha
HJK - Rapid Viena, Halis Ozkahya da Turquia
Ruch Chorzow - Metalist, Alon Yefet de Israel
PSV - Shaktyor, Cristian Balaj da Roménia
Karabukpsor - St. Etienne, Marcins Borski da Polonia
Elfsborg - Rio Ave, Slavko Vincic da Eslovénia
Dinamo Minsk - Nacional, Michael Koukoulakis da Grecia
Petrolul - Dinamo Zagreb, Daniele Orsato de Itália
Apollon - Lokomotiv Moscovo, Ivan Bebek da Croácia
Young Boys - Debrecen, Tom Harald Hagen da Noruega
Zorya - Feyenord, Pael Gil da Polonia
Panathinaikos - Midtjyland, Istavn Vad da Hungria
Zwolle - Sparta Praga, Michael Oliver de Inglaterra
Trabzonspor - Rostov, Gediminas Mazeika da Lituânia
Zimbru - PAOK, Libor Kovarik da República Checa
Spartak Trnava - Zurich, Leontios Trattou de Chipre
Asteras - M.Tel-Aviv, Paolo Tagliavento de Itália
Grasshoppers - Club Brugge, Clemente Turpin da França
Partizan - Nefçti, Huseyin Goçek da Turquia
Real Sociedade - Krasnodar, Ruddy Buquet de França
Lyon - Astra, Carlos Gomez de Espanha
Lokeren - Hull, Matej Jug da Eslovénia
Split - Torino, Steven Mclean da Escócia
Sarajevo - B. Monchengladbach, Antonio Mateu Lahoz de Espanha
Rijeka - Sheriff, Serge Gumienny da Bélgica

FONTE: UEFA


Benquerença na Champions

A Arbitragem Portuguesa vai estar novamente representada nas competições europeias, depois de Olegario Benquerença ter sido escolhido pela UEFA para dirigir a partida do playoff da Liga dos Campeões entre o Slovan Bratislava e o Bate Borisov.

Olegario Benquerença terá como auxiliares Bertino Miranda e Paulo Soares, como árbitros de baliza, Carlos Xistra e Artur Soares Dias, sendo Nuno Pereira o 4º Árbitro.

Para o jogo do Porto em França contra o Lille a UEFA nomeou o Holandês Bjorn Kuipers.


Lista de Nomeações

Lille - Porto, Bjorn Kuipers da Holanda

Standard Liege - Zenit, Craig Thomson da Escócia

Slovan Bratislava - Bate Borisov, Olegário Benquerença de Portugal

Alborg - Apoel, Martin Atkinson da Inglaterra

Maribor - Celtic, Pavel Kravolec da República Checa

FONTE: UEFA


Informática facilita formação de Árbitros

Informática ao serviço do Saber. É esta a premissa encontrada pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para estimular a formação contínua dos juízes portugueses e uniformizar a aquisição de conhecimentos sobre as leis do jogo.

A plataforma "Saber+Arbitragem" foi integrada no projeto da Academia de Arbitragem e está a ser disponibilizada às diversas Associações Distritais e Regionais (ADR's) espalhadas por todo o país. Através das respetivas ADR's, todos os árbitros portugueses vão ter acesso a esta ferramenta de formação inovadora, que vai permitir uma atualização rápida e eficaz de conhecimentos através dos questionários sobre os mais diversos temas, que serão disponibilizados online. Os árbitros poderão escolher os questionários correspondentes à sua categoria e sistematizar, desta forma, os conhecimentos adquiridos através da Academia de Arbitragem.

O Conselho de Arbitragem da FPF procura, desta forma, uniformizar as formas de atualização de conhecimentos de todos os árbitros e instrutores portugueses, que ficarão, com a ajuda da "Saber+Arbitragem", em perfeita igualdade de circunstâncias.

João Pina, Diretor Técnico da Academia de Arbitragem e coordenador do projeto "Saber+Arbitragem" mostra-se entusiasmado com os benefícios que esta plataforma pode trazer ao setor da Arbitragem: "Tanto quanto sabemos, nos moldes em que está a funcionar, não conhecemos outro modelo assim. Na perspetiva do árbitro-utilizador, esta é uma ferramenta que permite - em qualquer lugar ou momento do seu dia - testar os seus conhecimentos sobre as leis do jogo, respondendo a questões elaboradas e validadas pelo Conselho de Arbitragem. Através do seu 'tablet' ou do seu telemóvel, os juízes podem estudar qualquer temática. Por outro lado, este passo significa massificar o acesso à informação. Qualquer árbitro do país poderá dispor do mesmo conhecimento, o que coloca todos em igualdade de circunstâncias. Tudo isto significa uma transparência ainda maior em relação às avaliações que o CA realiza porque o que se preconiza é que a avaliação dos árbitros passe a ser feita a partir desta base de dados de perguntas e respostas."

João Pina frisa que todos os árbitros portugueses vão ter acesso a esta inovação, e não apenas os de futebol: "Muito em breve [n.d.r durante o mês de setembro] os árbitros de futsal vão ter acesso a esta plataforma. Todos os árbitros de todas as categorias têm acesso, desde os mais categorizados aos estagiários que estão neste momento a fazer o seu processo de acesso à Federação. É óbvio que esta é uma forma de o CA ajudar as Associações que têm menos recursos. Nesse sentido, vamos estar mais próximos dos diversos Conselhos de Arbitragem e resolvemos uma questão que há muito se impunha: desenvolver um sistema de formação para os árbitros. Há perguntas de graus de dificuldade diferentes, questões em inglês, muito em breve serão disponibilizados vídeos...há um conjunto de novas oportunidades que se criaram com esta plataforma."

Neste momento, a "Saber+Arbitragem" tem já 384 utilizadores e o número total de perguntas respondidas ascende a 152534.

FONTE: FPF

Árbitros da Champions

A UEFA já anunciou os nomes dos árbitros para os jogos da 1ª mão do Play off de acesso à liga dos campeões, para os jogos de terça feira, dia 19 de Agoisto, não sendo assim conhecido, ainda, o nome do árbitro para o jogo do Porto em França, frente ao Lille.


Eis a lista de nomeações:


Salzburgo - Malmo, Nicola Rizzolli de Itália

Steaua - Ludogorets, Felix Byrch da Alemanha

Besiktas - Arsenal, Milorad Mazic da Sérvia

Copenhaga - Bayer Leverkusen, Velasco Carballo de Espanha

Nápoles - Atlético Bilbau, Jonas Eriksson da Suécia

FONTE: UEFA



Sérgio Soares na Superfinal Europeia de Futebol Praia

A representação portuguesa na Superfinal da Liga Europeia de futebol de praia não se vai resumir à Seleção Nacional. O árbitro português Sérgio Soares também vai estar em Torredembarra (Espanha) entre os dias 14 e 17 de agosto, já que foi um dos escolhidos pela Beach Soccer Worldwide para dirigir os jogos da mais importante competição europeia de seleções nacionais de futebol de praia.



NOTA: Sérgio Soares é o 1º do lado esquerdo na foto

FONTE : FPF

Árbitros ainda sem Spray

Apesar de ter a bênção da FIFA desde a Copa América de 2011, disputada na Argentina, o spray utilizado pelos árbitros de futebol para marcar o local exato da bola e da barreira na marcação de livres só ganhou verdadeira dimensão global com o último Mundial, realizado no Brasil.



A UEFA seguiu o exemplo e nesta época os jogadores envolvidos na Liga Europa e Liga dos Campeões terão de respeitar a distância na formação da barreira. Já em Portugal, vai continuar a ser tudo feito “a olhómetro”.

O Conselho de Arbitragem da FPF está aberto à possibilidade de introduzir o recurso ao spray nos relvados portugueses, mas a indefinição diretiva na Liga está a inviabilizar que tal medida avance no imediato.

No fundo, Vítor Pereira não tem interlocutor na entidade liderada por Mário Figueiredo de forma a debater questões como quem paga. Por isso, lá terão os árbitros da 1.ª e 2.ª Ligas que continuar a contar os passos, com os jogadores a avançar em direção à bola.

Rivalidade histórica

Argentinos e brasileiros são rivais ancestrais, sendo que disputam até a paternidade do spray no futebol. Os primeiros dizem que a ideia foi do jornalista Pablo Silva, que não se conformou com a derrota num jogo entre amigos por ter desperdiçado um livre perigoso devido ao adiantamento da barreira.

Vai daí, em 2007 apresentou o projeto a Julio Grondona, chefe do futebol argentino, e no ano seguinte o spray já era utilizado em torneios regionais. Em 2009 chegou ao Torneio Clausura e espalhou-se pela América do Sul.

Ora, os brasileiros têm outra versão. Heine Allemagne, engenheiro industrial, reclama a invenção para si e garante que o produto está patenteado por si desde 2004.

Espuma ao início era a de barbear

O spray utilizado pelos árbitros teve uma origem simples: espuma de barbear. A partir daí evoluiu-se para o atual 9.15 Fairplay, uma espuma que desaparece após um minuto sem danificar o relvado. O spray é composto de butano, isobutano, gás propano, um agente de formação de espuma, água e outros químicos. No site oficial do produto é dito que já foram vendidas 150 mil latas.

Colina: «Controlo é mais fácil»

Se há alguém com conhecimento de causa para comentar os benefícios da utilização do spray nos relvados é, sem dúvida, o italiano Pierluigi Collina. O atual chefe da arbitragem da UEFA não tem dúvidas em elogiar a inovação. “Permite aos árbitros controlar de forma mais fácil a barreira nos livres diretos, já que os jogadores deixam de poder usar a tática de dar uns pequenos passos de forma a encurtar a distância”, refere aquele que foi considerado um dos melhores árbitros do Mundo.

Após uma experiência bem-sucedida noEuropeu sub-17 deste ano, em Malta, a UEFA decidiu avançar para a utilização do spray em todas as competições. Já foi assim na Supertaça europeia conquistada anteontem pelo Real Madrid, em Cardiff, será assim nesta edição da Liga dos Campeões e da Liga Europa, bem como na fase de qualificação para o Europeu 2016.

Vários estudos demonstram que nos campeonatos do Brasil e Argentina o número de golos apontados em lances de bola parada aumentou e as faltas cometidas nos últimos metros diminuíram desde que os árbitros usam o spray.

FONTE: Jornal Record

Howard Webb abandona arbitragem

Ao fim de 25 anos de carreira, o inglês Howard Webb despediu-se da arbitragem mas já tem um novo cargo. Vai ser diretor técnico da Professional Game Match Oficials Limited (PGMOL), um novo organismo que vai supervisionar jogos oficiais.

«Estou motivado para começar este novo capítulo da carreira após de 25 gratificantes anos nos relvados. Na última década, tive acesso ao melhor lugar nos estádios da Premier League, tive a sorte de estar em nove torneios da UEFA (Europeus) e da FIFA (Mundiais) e ainda apitar uma final da Liga dos Campeões e uma final do Campeonato do Mundo», disse em declarações ao site da Premier League.

Nas novas funções, Webb, 43 anos, vai supervisionar a atuação dos árbitros e manter contacto com o público sobre assuntos relacionados com a arbitragem.

FONTE: A Bola

Soares Dias na Liga Europa

Artur Soares Dias é o represente da arbitragem Portuguesa, esta semana, na Liga Europa.
O juiz Portuense fará o seu segundo jogo nas competições europeias desta época, depois de já ter arbitrado um jogo da 2ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões entre as equipas do Cliftonville e do Debrecen.
O internacional da A.F. Porto vai dirigir o jogo entre os Austríacos do St. Polten e os Holandeses do PSV Eindhoven e terá como Assistentes Rui Licínio e Bruno Rodrigues, sendo Paulo Baptista o 4º Árbitro.
no jogo do Rio-Ave frente ao IFK de Gotemburgo a UEFA nomeou o Italiano Paolo Valeri. Este será também a segunda partida europeia do árbitro internacional Italiano que já dirigiu uma partida da pré-eliminatória da Liga Europa entre o Ferencvaros e o Rijeka.

Lista completa de nomeações:

Ermis - Young Boys, Kevin Clancy da Escócia
Chornomorets - Split, Gil Manzano de Espanha
Krasnodar - Diosgyor, Christian Dingert da Alemanha
Molde - Zorya, Steven Mclean da Escócia
Liberec - Astra, Artyom Kuchin do Cazaquistão
Esbjerg - Ruch, Kristo Tohver da Estónia
Kiryat Shmona - Din. Moscovo, Richard Liesveld da Holanda
AIK - Astana, Michael Koukoulakis da Grécia
Shaktyor - Zulte Waregem, Leontios Trattou de Chipre
St. Polten - PSV, Artur Soares Dias de Portugal
Lech - Stjarnan, Pavle Radovanovic de Montenegro
Chikura - Neftçi, Tamás Bognar da Hungria
Rosenborg - Karabukspor, Istvan Kovacs da Roménia
Cluj - Dinamo Minsk, Antony Gautier da França
Hajduk Split - Shakter, Tony Chapron da França
Spartak Trnava - St. Johnstonne, Javier Estrada de Espanha
Atromitos - Sarajevo, Arnold Hunter da Irlanda do Norte
Brondby - Club Brugge, Alon Yefet de Israel
Plzen - Petrolul, Benoit Millot de França
Asteras - Mainz, Serge Gumienny da Bélgica
Torino - Brommapojkarna, Pawel Raczkowski da Polonia
Lyon - Mladá Boleslav, Stephan Klossner da Suiça
Hull - Trencin, Bas Nijhuis da Holanda
FH - Elfsborg, Robert Schorgenhofer da Áustria 
Metalurg - Omonia, Padraig Sutton da Republica da Irlanda
Aberdeen - Real Sociedade, Eitan Shemeulevitch de Israel
Rio Ave - Gotemburgo, Paolo Valeri de Itália
Zimbru - Grodig, Antti Munukka da Finlândia
Rijeka - Vikingur, Vitali Meshkov da Rússia

FONTE: UEFA

"Arbitrar supertaça tem significado especial" - Duarte Gomes

Nomeado para dirigir a final da Supertaça, que no próximo domingo opõe o Benfica ao Rio Ave, em Aveiro, Duarte Gomes não escondeu, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol, a sua satisfação por ir arbitrar este encontro.

«Obviamente que estamos muito satisfeitos, pois a minha equipa recebe todas as nomeações com agrado. Arbitrar uma Supertaça tem um significado especial, a motivação aumenta, e por isso estamos felizes e preparados», referiu o árbitro madeirense, que espera que ambas as equipas proporcionem um grande espectáculo.

«Esperamos duas equipas a jogar com profissionalismo, com entrega e dedicação, a honrar as suas camisolas, e acima de tudo respeito mútuo e que proporcionem aos adeptos do futebol um grande espetáculo».

FONTE: Jornal Record

Duarte Gomes na Liga dos Campeões

A UEFA escolheu o Português Duarte Gomes para dirigir uma partida da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, cujo jogo se realiza hoje, dia 06 de Agosto.
O Árbitro de Lisboa irá dirigir o encontro entre os Noruegueses do Copenhaga e os Ucranianos do Dnipro.
Duarte Gomes terá como Árbitros Assistentes Ricardo Santos e André Campos sendo Carlos Xistra o 4º Árbitro.

Lista completa de nomeações
BATE - Debrecen, Stephan Johannesson da Suécia
M.Tel-Aviv - Maribor, Martim Strombergsson da Suécia
Panathinaikos - St. Liege, Michael Oliver da Inglaterra
Lille - Grasshopeprs, Tasoso Sidiropoulos da Grécia
Zenit - AEL, Alexandru Tudor da Roménia
APOEL - HJK, Liran Lyany de Israel
Malmo - Sparta Praga, Ruddy Buquet da França
Sheriff - Slovan Brastilava Istvan Vad da Hungria
Steaua - Aktobe, Miroslav Zelinka da Republica Checa
Besiktas - Feyenord, Feliz Zwayer da Alemanha
Copenhaga - Dnipro, Duarte Gomes de Portugal
Salzburgo - Qarabag, Bobbgy Madden da Escócia
Diamo Zagreb - Aalborg, Yevhen Aranovskiy da Ucrânia
Celtic - Legia, Paolo Mazzoleni de Itália
Partizan - Ludogorets, Aleksei Kulbakov da Bielorrússia

FONTE: UEFA

Academia de Arbitragem - Árbitros C2

A primeira Ação Regulamentar de Atualização e Avaliação para árbitros C2 iniciou-se dia 01 de Agosto, em Tomar.

Na abertura, depois de Carlos Carvalho, vice-presidente da secção não-profissional, ter dados as boas-vindas e desejado que os trabalhos decorressem da melhor forma, Paulo Costa, diretor do curso, convidou os novos árbitros a fazerem uma breve apresentação individual e, seguidamente, recordou os principais detalhes do programa da ação.

A tarde iniciou-se com a realização do teste escrito, a que se seguiu uma intervenção do departamento de arbitragem e outra da secção de classificações. Sobre questões de âmbito técnico, realizou-se uma sessão sobre a gravidade das faltas, que incluiu trabalhos de grupo e apresentação de conclusões em sessão plenária.

FONTE: FPF

FPF apoia Associações Distritais e Regionais

A Federação Portuguesa de Futebol alargou, este sábado, ao setor da arbitragem, o apoio que tem prestado às associações distritais e regionais do País.

Numa cerimónia que teve lugar em Tomar, à margem da primeira ação de formação e avaliação para árbitros C2, que decorre naquela cidade, a FPF – representada pelo seu vice-presidente, Elísio Carneiro, – juntou, por intermédio do Conselho de Arbitragem, diversos responsáveis pelas associações e pelos conselhos distritais e regionais de arbitragem para lhes oferecer células fotoelétricas, que constituirão um precioso auxílio aquando dos testes e provas físicas que aqueles órgãos vão ministrar.


Centros de treino de árbitros alargados

Além do vice-presidente da Federação, também o presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF, Vítor Pereira, marcou presença no evento, cabendo-lhe, num outro âmbito, a apresentação do relatório do Plano Nacional de Recrutamento e Retenção.


Através deste documento, foi possível ao CA da FPF fazer um “raio x” e diagnóstico ao que se passa em termos de arbitragem nas 22 associações distritais e regionais de futebol. “Sabemos em cada uma das associações quais as suas dificuldades e quais as boas práticas que são seguidas. Isto permitir-nos-á avançar, durante as duas próximas épocas, com um conjunto de iniciativas e medidas que visam o grande objetivo deste plano que é o de chamar mais árbitros para a causa e impedir o abandono precoce”, explicou Vítor Pereira ao fpf.pt.

O dirigente máximo da arbitragem nacional congratulou-se, por outro lado, com a implementação do Plano Integrado de Aperfeiçoamento Técnico (PINAT), uma aspiração antiga das associações distritais e regionais de futebol, através do qual é possível, no arranque desta época, que cada associação tenha o seu próprio centro de treinos. Assim, e além dos oito centros já existentes – promovidos pela LPFP – serão agora criadas as condições para o surgimento de mais 14 centros de arbitragem de futebol (a que se juntam dois dedicados ao futsal, todos “patrocinados” pela FPF), naquele que é um “espaço de qualidade e privilegiado para o treino dos árbitros”. “Esta medida é um passo muito grande para a melhoria da arbitragem e das condições que os árbitros terão para melhor se prepararem”, conclui Vítor Pereira.

FONTE: FPF


Academia de Arbitragem-Observadores reunidos

A 1º Ação Regulamentar de Atualização e Avaliação para Observadores de Futebol iniciou-se dia 26 de Julho, em Tomar. Na abertura, o Presidente Vítor Pereira aspirou a que cada sessão fosse o mais útil possível e que contribuísse para o desenvolvimento pessoal e para a prática uniforme de atuações. No final da intervenção, o líder dos árbitros portugueses desejou felicidades a todos, fazendo votos de que a presente época decorra da melhor forma possível para que o futebol português seja cada vez melhor.

Ferreira Nunes, Vice-Presidente da Secção de Classificações, enquanto diretor do curso, apresentou o programa da ação, apelou ao rigoroso cumprimento dos horários e recordou a forte aposta que o Conselho de Arbitragem está a fazer na formação dos Observadores.

Testes Escritos iniciam trabalhos

O dia iniciou-se com a realização do teste de aferição de conhecimentos teóricos. Ainda no período da manhã, realizaram-se as sessões Gestão de Jogo e Gravidade de Faltas. Após o almoço, os Observadores assistiram às sessões Leitura de Jogo, Movimentação e Posicionamento, Diretivas e Preenchimento de Relatório e à Intervenção da Secção de Classificações.

O 2º e último dia da 1ª Ação Regulamentar de Atualização e Avaliação para Observadores de Futebol iniciou-se com a realização da prova de Aferição de Conhecimentos Práticos, a que se seguiu, ainda no período da manhã, a intervenção de José Gomes, Presidente da APAF.
A parte da tarde foi dedicada à análise da prova realizada, além de se discutirem temáticas relacionadas com as Técnicas de Observação e com a Uniformização de Critérios de Análise.

No encerramento da ação, Carlos Carvalho, Vice-Presidente da Secção Não-Profissional elogiou o comportamento exemplar de todos os participantes, e Ferreira Nunes, Vice-Presidente da Secção de Classificações, agradeceu o empenho e dedicação dos formadores, dos colaboradores e dos colegas de direção para que a Ação decorresse da melhor forma e deixou um uma palavra especial aos Observadores, a quem recordou o objetivo do Conselho de Arbitragem que é melhorar as respetivas condições de trabalho e apostar de forma determinada na formação.

Ações em Agenda

De 1 a 3 de Agosto, os árbitros de categoria C2 vão reunir-se em Tomar para realizarem a 1ª Ação Regulamentar de Atualização e Avaliação

FONTE: FPF