Manuel Oliveira absolvido no caso Jesus

O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deu esta quarta-feira provimento ao recurso do árbitro Manuel Oliveira, absolvendo-o da omissão em relatório das agressões de Jorge Jesus a um polícia, em Guimarães, em jogo que remonta à 5.ª jornada da Primeira Liga.

Segundo o acórdão do CJ, a que a Lusa teve acesso, foi revogada a decisão do Conselho de Disciplina (CD) de 05 de março, que puniu com um jogo de suspensão o quarto árbitro da partida da quinta jornada da Primeira Liga, tal como fez aos restantes árbitros e delegados ao jogo. Manuel Oliveira é, assim, absolvido das infrações que lhe foram imputadas, isto é, falta de informações a que se encontram obrigados, segundo o artigo 196.º do Regulamento Disciplinar, sob o qual foram punidos o árbitro Bruno Esteves, os seus assistentes, assim como os delegados da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Paulino Carvalho e Carlos Santos.

O recurso do "juiz" da Associação de Futebol do Porto assenta no facto de não se encontrar no terreno de jogo aquando o incidente com o treinador do Benfica, ao que junta a inexistência de "responsabilidade solidária da equipa de arbitragem" no que diz respeito ao relatório final, que é distinto para o quarto árbitro, segundo os regulamentos da FPF. O acórdão do CJ, na discriminação dos seus fundamentos para absolver Manuel Mota e revogar a decisão do CD sobre o mesmo, lamenta que a Comissão de Instrução e Inquéritos, da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), "(...) nada tenha feito para conseguir as imagens do interior do túnel que o Vitória de Guimarães facilitou à polícia".

"Imagens em que o aqui recorrente ficaria excluído em definitivo dos factos pelos quais foi punido, pois as mesmas iriam provar que esteve no túnel após o término do jogo e iria precisar a que minuto se deslocou para o relvado", refere o documento com a decisão do CJ.

FONTE: Record

Clattenburg no Juventus - Benfica

A UEFA designou o Inglês Mark Clattenburg para dirigir o jogo da 2ª mão das meias finais da Liga Europa entre a Juventus e o Benfica, na próxima quinta feira, dia 01 de Maio.

O Inglês já este ano dirigiu uma partida equipa Lusa, ainda na Liga dos Campeões contra os Franceses do PSG.


Mark Clattenburg, é um dos mais renomeados árbitros Ingleses, participando com regularidade em jogos referentes à Liga dos Campeões, prova de que a UEFA acredita e confia no seu valor.

Para este jogo Mark Clattenburg, terá como árbitros assistentes Simon Beck e Stuart Burt, sendo os árbitros assistentes adicionais Michael Oliver e Anthony Taylor, enquanto o 4º árbitro será Darren England.

Na outra partida desta meia final, que coloca frente a frente duas equipas espanholas, o Valência e o Sevilha a UEFA nomeou o Sérvio Milorad Mazic, que terá Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic como árbitros assistentes, enquanto os árbitros assistentes adicionais serão Danilo Grujic e Dejan Filipovic, enquanto o4º árbitro será Dejan Petrovic.

FONTE: UEFA


Paraty não acredita em arbitragem "à Inglesa"

O antigo árbitro internacional português Paulo Paraty, comentou a nomeação de Mark Clattenburg para o Juventus-Benfica, da Liga Europa, destacando a diferença entre o tipo de futebol a que este está habituado e aquele que é praticado pela equipa da Serie A e o seu adversário da 1.ª Liga.


Por outro lado, Paraty adiantou que a personalidade tipicamente britânica do juiz o ajudará a não se deixar influenciar pelo ambiente mais crispado entre os dois clubes, por via da queixa dos italianos contra Enzo Pérez.

"As nomeações são como os melões. É óbvio que quem nomeia procura escolher o melão ideal e não há razões para crer que a escolha de Clattenburg seja má. No final é que as coisas poderão correr melhor ou pior… mas esperemos que corram bem", começou por dizer Paraty em declarações à Antena 1.

"Há a curiosidade de ter sido escolhido um árbitro oriundo de um país com um futebol muito diferente do das equipas que vão estar em campo. É mais tranquilo, tem uma abordagem diferente e uma abertura maior no julgamento dos lances. Não se pode é crer que ele, enquanto inglês, vá arbitrar da mesma forma que faz em Inglaterra. Será mais defensivo", destacou.

"O ambiente poderá ser tenso e ele terá uma atitude mais dura se perceber que isso pode interferir no jogo. Todavia, estes processos passam ao lado do árbitro", encerrou Paraty, referindo-se ao "caso Enzo Pérez", ocorrido no jogo da primeira mão das meias-finais.

FONTE: Record

Proença no Bayern -Real Madrid

A UEFA já divulgou que  o árbitro Internacional Português Pedro Proença vai dirigir a segunda mão da meia final da Liga dos Campeões entre Bayern Munique e Real Madrid.
Ficam assim defraudadas as expectativas de alguns  Portugueses que tinham a esperança de ter uma equipa Lusa na Final dos Campeões, pois com esta nomeação para a meia final, Proença fica fora da final.
Pedro Proença estará como (quase) sempre acompanhado pelos árbitros assistentes, Bertino Miranda e Tiago Trigo, sendo Duarte Gomes e João Capelo os árbitros assistentes adicionais e  Paulo Soares o 4º árbitro.
Na outra partida das meias finais, entre Chelsea e Atlético de Madrid a UEFA nomeou o Italiano Nicola Rizzoli.
O árbitro Italiano terá como assistentes Renato Faverani e Elenito Di Liberatore, sendo os árbitros assistentes adicionais Luca Banti e Antonio Damato, sendo o 4º árbitro Andrea Stefani.

FONTE: UEFA

Portalegre acolhe arbitragem

Cumprindo o desejo de manter uma política de proximidade com os Conselhos de Arbitragem das Associações Distritais e Regionais, o 6.º Fórum da Arbitragem teve como público-alvo principal os presidentes dos Conselhos de Arbitragem das Associações de Futebol, além do presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e dos representantes da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol.

Durante a presente edição, que contou com um total de 50 participantes, entre os quais se encontravam os presidentes de 20 Associações de Futebol, a avaliação do Plano Nacional de Formação, a apresentação e discussão do Plano Nacional de Recrutamento e Retenção, bem como o balanço de um ano da Academia de Arbitragem dominaram os temas discutidos.

Na cerimónia de abertura, destaque para a presença do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso, além dos presidentes da Câmara Municipal de Ponte Sôr, Hugo Hilário, da AF Portalegre, Nuno Silva, e da Junta de Freguesia de Montargil, António Correia Cosntantino.

Relativamente à importância da ação, eis os depoimentos de alguns dos intervenientes de mais uma edição do Fórum da Arbitragem: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mwmb2buCUUg

FONTE: FPF

Eduardo Coelho apita final da Uefa

O árbitro de futsal, Eduardo Coelho, foi nomeado pela UEFA para estar presente no jogo decisivo do Final Four da Taça UEFA de Futsal, a disputar, este sábado, no Azerbaijão, entre o FC Dínamo e Barcelona.

Depois de ter dirigido a final da competição no ano passado, o árbitro luso volta a estar presente no jogo decisivo da mais importante prova de clubes europeia.

Eduardo Coelho já marcou presença em duas fases finais de campeonatos da Europa (foi o quarto árbitro da final do Euro 2012) e no Mundial 2012.

FONTE: FPF

Nomeações Europeias

A UEFA escolheu o árbitro Turco Cuneyt Çakir para o jogo referente à 1ª mão da meia final da Liga Europa entre Benfica e Juventus.
Este jogo realiza-se no dia 25 de Abril às 20h05 no Estádio da Luz.
Foram igualmente divulgados os árbitros referentes às meias finais da Liga dos Campeões, com destaque para a nomeação de um dos melhores árbitros da actualidade, para aquele que é considerado uma final antecipada e que opões Real Madrid a Bayern Munique que será arbitrado por Howard Webb.

Eis o quadro de nomeações, da Champions e Liga Europa:

LIGA DOS CAMPEÕES

Atlético de Madrid - Chelsea
Jonas Eriksson da Suécia
Mathias Klasenius e Daniel Warnmark da Suécia
Stefan Johannesson e Markus Strombergssom da Suécia
Daniel Gustavsson da Suécia

Real Madrid - Bayern Munique
Howard Webb da Inglaterra
Michal Mullarkey e Darren Cann da Inglaterra
Martin Atkinson e Anthony Taylor de Inglaterra
Stephen Child de Inglaterra

LIGA EUROPA

Sevilha - Valência
Damir Skomina da Eslovénia
Bojan Ui da Eslovénia e Gianluca Cariolato de Itália
Slacko Vincic e Roberto Ponis da Eslovénia
Jure Prapotnik da Eslovénia

Benfica - Juventus
Cuneyt Çakir da Turquia
Bahattin Duran e Tarik Ongun da Turquia
Huseyin Gosçek e Baris Simsek da Turquia
Muystafa Eyisoy da Turquia

Torneio APAF

A APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol), vai realizar o XII Torneio Inter Nucleos de Futsal.

Este ano o patrono do Torneio é o José Filipe. José Filipe foi Árbitro da 1ª categoria nacional de futebol, observador de Futebol11, fundador e presidente do NAF Barlavento Algarve, presidente do Conselho de 
Arbitragem da AF Algarve e desempenhou ainda outras funções na hierarquia da arbitragem e do futebol algarvio. Actualmente é membro da Comissão de Análise e Recurso do CA FPF e associado da APAF número 259, sendo sócio desde 21 de Abril de 1982. 

Este Torneio tem como principal objectivo "promover o franco convívio entre todos aqueles que servem a causa da arbitragem nos Núcleos, através de uma competição que se quer sã e repleta de Fair-Play. O espírito e a letra deste regulamento devem nortear todos os participantes nesse sentido."

Champions Feminina

A UEFA já nomeou as Árbitras para os jogos referentes à 1ª e 2ª mão das meias finais da Liga dos Campeões feminina, cujos jogos se realizam a 19 e 26 de Abril.


Quadro de nomeações

Dia 19 de Abril

Potsadm - Wolfsburgo
Efhtalia Mitsi da Grécia

Birmingham - Tyreso
Teodora Albon da Roménia


Dia 26 de Abril

Tyreso - Birmingham
Carina Vitulano de Itália

Wolfsburgo - Potsdam
Esther Staubi da Suiça

Petrescu dirige Benfica

A UEFA nomeou o Árbitro Romeno  Radu Petrescu para dirigir o jogo da meia final entre Real Madrid e Benfica, referente à UEFA Youth League, cujo jogo se realiza no próximo dia 11 de Abril em Nyon.
Petrescu terá como Árbitros Assistentes os também Romenos Radu Ghinguelac e Ovidiu Artene, sendo o 4º Árbitro o Suiço Alain Bieri.
Para a outra partida de acesso à final, que também se realiza na cidade Suiça de Nyon, e que opõe as equipas do Scalke 04 e do Barcelona, a UEFA designou o Árbitro Polaco Pawel Raczkowski.
o Polaco terá como Árbitros Assistentes Marcin Borkowski e Pawel Sokolnicki também da Polóni e o 4º Árbitro será o Suiço Adrien Jaccottet.

Checo e Italiano para Benfica e Porto

Pavel Kravolec, foi o Árbitro escolhido pela UEFA para dirigir o jogo do Benfica para a Liga Europa frente ao Az Alkmar.
o Árbitro Checo esteve recentemente no jogo entre Porto e Nápoles que terminou com a vitória da equipa Portuguesa por 1-0.
Para o jogo de Sevilha entre a equipa local e o Porto a UEFA escolheu o Italiano Gianluca Rocci.
Portugal estará ainda representado por Nuno Castro que estará presente em Valência como observador do árbitro Húngaro Viktor Kassai.

Eis o quadro de nomeações

Benfica - Az Alkmar
Pavel Kravolec da Republica Checa
Roman Slysko e Martin Wilczek da República Checa
Radek Prihoda e Michal Patak da República Checa
Antonin Kordula da República Checa

Juventus - Lyon
Alberto Undiano Mallenco de Espanha
Raul Cabanero Martinez e Juan Yuste de Espanha
Fernando Teixeira e Javier Estrada de Espanha
José Miranda de Espanha

Valência - Basileia
Viktor Kassai da Hungria
Gyorgy Ring e Venmcel Toth da Hungria
Tamas Bognar e Sandor Szabo da Hungria
Robert Kispal da Hungria

Sevilha - Porto
Gianluca Rocci de Itália
Elenito di Liberatore e Mauro Tonolini de Itália
Daniele Orsato e Paolo Valeri de Itália
Riccardo di Fiore de Itália


Proença na Champions

O Árbitro Internacional da A.F. Lisboa, Pedro Proença, foi novamente escolhido pela UEFA para dirigir um jogo da Champions.
Depois na semana passada ter dirigido um dos mais importantes jogos da Liga Europa, entre Lyon e Juventus, regressa agora à Liga dos Campeões para o jogo entre Chelsea e Paris Saint Germain.
Proença terá como Árbitros Assistentes, Bertino Miranda e Tiago Trigo, sendo João Capela e Duarte Gomes os Árbitros Assistentes Adicionais e Paulo Soares o 4º Árbitro.

Eis o quadro de nomeações:

Borússia Dortmund - Real Madrid
Damir Skomina, da Eslovénia
Bojan Ui da Eslovénia e Gianluca Cariolato de Itália
Slavko Vincic e Roberto Ponis da Eslovénia
Jure Praprotnik da Eslovénia

Chelsea - Paris Saint Germain
Pedro Proença de Portugal
Bertino Miranda e Tiago Trigo de Portugal
João Capela e Duarte Gomes de Portugal
Paulo Soares de Portugal

Bayern Munique - Manchester United
Jonas Eriksson da Suécia
Mathias Klasenius e DAaniel Warnmark da Suécia
Stefan Johannesson e Markus Strombergssom da Suécia
Daniel Gustavsson da Suécia

Atlético de Madrid - Barcelona
Howard Webb de Inglaterra
Michael Mullarkey e Darren Cann de Inglaterra
Michael Oliver e Anthony Taylor de Inglaterra
Jake Collin de Inglaterra


Sandra Bastos em jogo de apuramento para o Mundial

A Árbitra Internacional da A.F.Aveiro Sandra Bastos, foi escolhida pela UEFA, para dirigir no próximo dia 10 de Abril, o encontro de apuramento para o Mundial Feminino, entre as selecções da Alemanha e da Eslovénia.
Sandra Bastos terá como assistentes as também Portuguesas Maria João Freire da A.F..Lisboa e Olga Almeida da A.F.Viseu.
Os jogos desta fase decorrem nos dias 4, 5, 9 e 10 de Abril. disputando a selecção Portuguesa também uma partida frente à congénere da Grécia, num jogo que se realizará na Sertã e que será dirigido pela Árbitra Russa Anastasia Pustovoitova.


Eis o quadro de nomeações

Dia 04 de Abril
Turquia - Pais de Gales, Aneliya Sinabova da Bulgária

Dia 05 de Abril
Inglaterra - Montenegro, Elia Martinez de Espanha
Ucrânia - Bielorrússia, Sharon Sluyts da Bélgica
Rússia - Eslovénia, Olga Zadinova da República Checa
Bulgária - Áustria, Knarik Grigoryan da Arménia
Hungria - Finlândia, Riem Husseim da Alemanha
Itália - Espanha, Esther Staubi da Suiça
Suíça - Malta, Vesna Budimir, da Croácia
Albânia - Bélgica, Lilach Asulin  de Israel
Republica da Irlanda - Alemanha, Carina Citualano de Italia
Grécia - Holanda, Petra Chudá da Eslováquia
Escócia - Polónia, Zuzana Kovacova da Eslováquia
Israel - Islândia, Monika Mularczyk da Polónia
Ilhas Faroé - Bósnia Herzegovina, Simona Ghisletta da Suíça
França - Cazaquistão, Hilal Tuba Tosun da Turquia

Dia 09 de Abril
Russia - Croácia, Sofia Karagiorgi de Chipre
Portugal - Grécia, Anastasia Pustovoitova da Russia
França - Austria, Rhona Daly da Irlanda
Pais de Gales - Ucrania, Severine Zinck da França

Dia 10 de Abril
Macedónia - Espanha, Katerina Zora da Ucrania
Malta - Islândia, Sjoukje de Jong da Holanda
Bósnia Herzegovina - Escócia, Stephanie Frap´part da França
Montenegro - Bielorrussia, Marte Sors da Noruega
Roménia - Itália, Morag Pirie da Escócia
Finlândia - Hungria, Amy Rayner da Inglaterra
Alemanha - Eslovénia, Sandra Bastos de Portugal
Holanda - Albânia, Yuliya Medvedeva-Keldyusheva do Cazaquistão
Suíça - Dinamarca, Cristina Dorcioman da Roménia
Bélgica - Noruega, Bibiana Steinhaus da Alemanha
Ilhas Faroé - Irlanda do Norte, Gordana Kuzmanovic da Sérvia

Norueguês e Alemão apitam jogos de Benfica e Porto

A UEFA nomeou para o jogo do Benfica referente à 1ª mão dos quartos de final da Liga Europa o Árbitro Norueguês Svein Oddvar Moen.

Moen é um dos mais prestigiados árbitros no seu país, sendo internacional desde 2005. O jogo entre Az Alkmar e Benfica será o 1º do Norueguês nesta competição, mas esta época já arbitrou 4 jogos referentes à Liga dos Campeões, tendo estado recentemente no jogo entre Bayern de Munique e Arsenal que terminou com o empate 1-1.

Para o encontro do Estádio do Dragão entre Porto e Sevilha a UEFA nomeou o Alemão de 44 anos Wolfgang Stark.

Stark é presença assídua em jogos da Liga dos Campeões, tendo já esta época dirigido um jogo da Liga Europa, precisamente de uma equipa Portuguesa,o Benfica, aquando da visita ao PAOK e que a equipa Portuguesa venceu por 1-0.

Eis o quadro de nomeações:

AZ Alkmar - Benfica
Svein Oddvar Moen, da Noruega
Kim Thomas Haglund e Frank Andas, da Noruega
Ken Henry Johnsen e Svein-Erik Edvartsen, da Noruega
Sven Erik Midthjell da Noruega

Lyon -Juventus
William Collum da Escócia
Martins Cryans e William Conquer da Escócia
Bobby Maden e John Beaton da Escócia
Gavin Harris da Escócia

Basileia - Valência
Martin Atkinsson da Inglaterra
Stephen Child e Darren England, de Inglaterra
Anthony Taylor e Craig Pawson, de Inglaterra
Jack Colin, de Inglaterra

Porto - Sevilha
Wolfgang Stark, da Alemanha
Jan-Hendrik Salver e Mike Pickel, daAlemanha
Marco Fritz e Robert Hartmann, da Alemanha
Christoph Bornhorst, da Alemanha