FIFA encerra curso no Sudão do Sul


Dezoito meses após se tornar o 209º membro da FIFA, o Sudão do Sul recebeu um curso de arbitragem de elite encerrado nesta quinta-feira na capital Juba. Esse foi o primeiro seminário de desenvolvimento da entidade máxima do futebol a ser organizado no país africano.
Trinta participantes (28 homens e duas mulheres) provenientes de todas as regiões do Sudão do Sul reuniram-se na maior cidade do país para o evento de cinco dias, cujo objetivo era aprimorar os conhecimentos práticos e teóricos de árbitros e assistentes acerca da interpretação das regras do jogo. O curso foi aberto pelo presidente da Federação Sul-Sudanesa de Futebol, Chabur Goc Alei, e despertou grande atenção junto à imprensa local.
"A importância desse programa vai muito além do curso de cinco dias", comentou o instrutor da FIFA responsável pela atividade, Ahmed El Shenawi. "O fato de ser a primeira vez que a FIFA organiza um seminário de desenvolvimento no Sudão do Sul é visto como um grande marco, o que se confirma pela presença de autoridades da federação e pela impressionante cobertura dos meios de comunicação."
Outra iniciativa de desenvolvimento da FIFA dedicada à nação africana é o projeto Goal que será utilizado para a construção da sede da federação sul-sudanesa, com um investimento de 500 mil dólares. A quantia será complementada por um bônus adicional de 500 mil dólares por meio dos programas voltados às federações filiadas menos privilegiadas, conferindo bases sólidas à nova entidade.
Além disso, um seminário da FIFA voltado para técnicos de futebol está marcado para acontecer em Juba nos próximos dias 2 e 5 de dezembro de 2013.
Entre 1999 e 2012, a FIFA investiu  426.517.856,00 dólares em prol do desenvolvimento do desporto na África, principalmente através do Programa de Assistência Financeira (259,9 milhões) e do Programa Goal ( 67,6 milhões).
O Sudão do Sul foi admitido oficialmente como a 209ª federação afiliada à FIFA por ocasião do 62º Congresso da entidade, realizado em Budapeste em maio de 2012. A Assembleia Geral das Nações Unidas confirmou a adesão do país em julho de 2011.

Sem comentários: