Árbitros Lusos mantêm-se na Elite


Entre os 68 árbitros do primeiro grupo, logo abaixo do grupo de elite - onde constam Benquerença, que esteve no Mundial2010, e de Proença, que dirigiu as finais da Liga dos Campeões e do Europeu de 2012 -, estão o portuense Jorge Sousa e o lisboeta Duarte Gomes.
Hugo Miguel foi promovido ao segundo grupo, juntando-se a Artur Soares Dias e Carlos Xistra, enquanto João Capela e Marco Ferreira permanecem no terceiro.

A promoção do espanhol David Fernández Borbalán é a única alteração no grupo de elite.

Plano Recrutamento em Vila Real e Viseu


Vítor Pereira e Domingos Gomes, Presidente e Vogal do Conselho de Arbitragem, dedicaram Sábado 14 de dezembro a reunir com a Direção da Associação e, posteriormente, com o Conselho de Arbitragem das Associações de Vila Real (da parte da manhã) e Viseu (da parte da tarde).

Em Vila Real, o Sr. Presidente da Direção, Dr. Costa Pereira, fez-se acompanhar dos senhores Adolfo Salgueiro (Vogal), Bruno Azevedo (Tesoureiro) e Felisberto Rodrigues (Secretário Geral). Por sua vez, o Sr. Presidente do Conselho de Arbitragem, Dr. José Varela, esteve acompanhado pelos seus coordenadores de apoio técnico Nuno Bento (futebol) e  Celso Magalhães (futsal).

Em Viseu, o Sr. Presidente da Direção, Dr. José Alberto, fez-se acompanhar dos seus colaboradores Paulo ribeiro, José Carlos Henrique e Rui Faria. A reunião com o Conselho de Arbitragem associativo contou com a presença do seu Presidente Eng. Caiado Rodrigues e do Vice-presidente Ilídio Goncalves, acompanhados do colaborador Paulo Macedo.

FIFA encerra curso no Sudão do Sul


Dezoito meses após se tornar o 209º membro da FIFA, o Sudão do Sul recebeu um curso de arbitragem de elite encerrado nesta quinta-feira na capital Juba. Esse foi o primeiro seminário de desenvolvimento da entidade máxima do futebol a ser organizado no país africano.
Trinta participantes (28 homens e duas mulheres) provenientes de todas as regiões do Sudão do Sul reuniram-se na maior cidade do país para o evento de cinco dias, cujo objetivo era aprimorar os conhecimentos práticos e teóricos de árbitros e assistentes acerca da interpretação das regras do jogo. O curso foi aberto pelo presidente da Federação Sul-Sudanesa de Futebol, Chabur Goc Alei, e despertou grande atenção junto à imprensa local.
"A importância desse programa vai muito além do curso de cinco dias", comentou o instrutor da FIFA responsável pela atividade, Ahmed El Shenawi. "O fato de ser a primeira vez que a FIFA organiza um seminário de desenvolvimento no Sudão do Sul é visto como um grande marco, o que se confirma pela presença de autoridades da federação e pela impressionante cobertura dos meios de comunicação."
Outra iniciativa de desenvolvimento da FIFA dedicada à nação africana é o projeto Goal que será utilizado para a construção da sede da federação sul-sudanesa, com um investimento de 500 mil dólares. A quantia será complementada por um bônus adicional de 500 mil dólares por meio dos programas voltados às federações filiadas menos privilegiadas, conferindo bases sólidas à nova entidade.
Além disso, um seminário da FIFA voltado para técnicos de futebol está marcado para acontecer em Juba nos próximos dias 2 e 5 de dezembro de 2013.
Entre 1999 e 2012, a FIFA investiu  426.517.856,00 dólares em prol do desenvolvimento do desporto na África, principalmente através do Programa de Assistência Financeira (259,9 milhões) e do Programa Goal ( 67,6 milhões).
O Sudão do Sul foi admitido oficialmente como a 209ª federação afiliada à FIFA por ocasião do 62º Congresso da entidade, realizado em Budapeste em maio de 2012. A Assembleia Geral das Nações Unidas confirmou a adesão do país em julho de 2011.

Elogios para o uso de Spray em competições da FIFA


Após um bem-sucedido teste durante a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA disputada em julho na Turquia e as excelentes avaliações recebidas dos árbitros participantes no Mundial Sub-17 da FIFA Emirados Árabes Unidos 2013, a entidade máxima do futebol decidiu adotar o spray de sinalização também para a última competição do ano, o Mundial de Clubes, que será realizado em dezembro no Marrocos.
A International Football Association Board (IFAB) aprovou o uso do produto na sua 126ª Assembleia, em Surrey, na Grã-Bretanha, no dia 3 de março de 2012, e determinou que qualquer confederação, federação filiada ou liga poderia usá-lo no futuro, se assim desejar. 
Produzido pela empresa argentina 9.15 Fair Play Limit, o spray foi criado para dar aos árbitros a possibilidade de demarcar a linha sobre a qual a equipa de defesa deverá alinhar a barreira para uma cobrança de falta. O juiz mede os 9,15 metros regulamentares entre a bola e o defensor mais próximo e traça uma linha branca no relvado para indicar o posicionamento correto da barreira. A linha desaparece em um minuto.
Para o chefe do Departamento de Arbitragem da FIFA, Massimo Busacca, o spray é uma ferramenta importante para os profissionais, que elogiaram a sua utilização. "A grande maioria dos árbitros considerou o spray um instrumento útil e proveitoso", explicou Busacca. "Ele possui um efeito preventivo evidente, já que a distância é sempre respeitada, portanto nenhum cartão amarelo por violação dessa distância precisou ser mostrado nos dois torneios disputado até agora. Depois do Mundial de Clubes em Marrocos, serão feitas mais avaliações. Analisaremos os resultados e discutiremos se o spray será utilizado nas competições da FIFA futuramente."

Proença e Soares Dias na UEFA

Esta semana as competições europeias têm a presença de duas equipas de arbitragem Lusas. Uma chefiada pelo Lisboeta Pedro Proença na Liga dos Campeões e a outra chefiada pelo Portuense Soares dias na Liga Europa.

Pedro Proença (AF Lisboa) foi escolhido pelo organismo que superintende o futebol europeu para dirigir o encontro entre os italianos da Juventus e os turcos do Galatasaray, a contar para a sexta jornada do grupo B da Liga dos Campeões Europeus.

A acompanhar o juiz lisboeta vão estar os árbitros assistentes Bertino Miranda e Tiago Trigo, os árbitros assistentes adicionais João Capela e Duarte Gomes e o quarto árbitro Venâncio Tomé.



Artur Soares Dias foi nomeado  para arbitrar a partida desta quinta-feira entre os italianos da Fiorentina e os ucranianos do Dnipro, referente à ultima jornada da Liga Europa.

A acompanhar Soares Dias vão estar os árbitros assistentes Rui Licínio e Ricardo Santos, os árbitros assistentes adicionais Jorge Sousa e Hugo Miguel e o quarto árbitro Nuno Pereira.

O Fiorentina-Dnipro vai ser disputado no Estádio Artemio Franchi, em Florença, pelas 18h00.

Plano Nacional Recrutamento na Horta e em Setúbal

Na última quarta-feira (11 de dezembro), durante todo o dia, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, representado pelo Vogal Jorge Nunes, deu continuidade aos trabalhos de diagnóstico sobre o processo de recrutamento e retenção de árbitros. A Associação Regional da Horta foi o palco das reuniões com o Dr. Eduardo Pereira, Presidente da Direção da Associação e, a seguir, com o Sr. Março Silva, Presidente do Conselho de Arbitragem local.  


Aproveitando esta oportunidade, o Conselho de Arbitragem da Horta convocou todos os seus árbitros para uma sessão de formação e esclarecimentos orientada pelo Sr. Jorge Nunes. 

Em Setúbal, por sua vez, Vítor Pereira, Humberto Viegas e João Pina foram recebidos por Joaquim Sousa Marques, Presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal e por Aníbal Guerreiro, Cabrita Silvestre, Rui Macau, José Esteves e Fernando Jorge, do Conselho de Arbitragem local e das Comissões de Apoio Técnico do Futebol e do Futsal. 

Plano Nacional de Recrutamento de Árbitros em Castelo Branco

O Grupo de Estudos do Conselho de Arbitragem da Federação, que está a elaborar o Plano Nacional de Recrutamento e Retenção (PNRR) de árbitros, reuniu-se esta quarta-feira em Castelo Branco com Manuel Candeias e Ricardo Alexandre, presidentes, respetivamente, da Direção e do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol local.

A reunião seguiu o protocolo de entrevista que o Grupo de Estudos fez chegar a todas as Associações Distritais e foi sumamente profícua pelo cuidado que tiveram os responsáveis associativos em elaborar e distribuir documentos muito enriquecedores nesta fase de diagnóstico da realidade da arbitragem distrital em Portugal.

Participaram também na reunião Vitor Fernandes, António Quelhas e João Conceição (respetivamente, Vice-Presidente, Tesoureiro e Vogal da Direção) e Daniel Santos, Rogério São Miguel e Luis Marchão (Vice-Presidente e Vogais do Conselho de Arbitragem).

O Grupo de Trabalho federativo esteve representado por Jorge Nunes, Vogal do Conselho de Arbitragem, acompanhado por António Luís Montiel, Coordenador Pedagógico da Academia de Arbitragem.