APAF solidária com árbitro agredido

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) emitiu esta quarta-feira um comunicado a manifestar total solidariedade para com Hélder Lamas, árbitro que foi vítima de agressão no passado fim de semana durante o intervalo do jogo entre Famalicão e Ribeirão, para a 10.ª jornada do Campeonato Nacional de Seniores.

«Quando se encaminhava para o túnel de acesso aos balneários, Hélder foi surpreendido por um adepto afecto ao FC Famalicão, que o alcançou e materializou a agressão. A segurança no recinto desportivo esteve a cabo duma empresa de segurança privada que, apesar dos esforços encetados, não conseguiu evitar este acto de cobardia. Estes comportamentos não podem fazer parte do futebol português e tardam a ser banidos da nossa sociedade e do desporto em particular», refere o comunicado.

«Às instâncias disciplinares pedimos uma resposta firme, célere e adequada à gravidade que um acontecimento deste género requer. Temos batalhado ao longo dos tempos para que acontecimentos desta natureza desapareçam, acreditando que chegou a hora de, uma vez por todas, actuar exemplarmente contra tal cobardia, que em nada contribui para o engrandecer do futebol português», lê-se ainda.

FONTE: A Bola

Plano Nacional de Recrutamento reúne com A.F. Santarém


Francisco Jerónimo, Presidente da Direção da Associação de Futebol de Santarém, que se fez acompanhar pelo vice-presidente Daniel Santos, agradeceu a visita e reforçou a disponibilidade da Associação para colaborar com o Conselho de Arbitragem da FPF em tudo o que possa beneficiar a arbitragem. Foram abordados diversos assuntos relacionados com a arbitragem e, especialmente, com o recrutamento e retenção, sendo reconhecido por Francisco Jerónimo que a Direção da FPF está perto do futebol não profissional e que o CA da FPF está igualmente próximo da arbitragem distrital.

Finda a proveitosa reunião com a Direção da Associação, o Presidente do Conselho de Arbitragem de Santarém, que decorreu na segunda-feira, Fernando Silva – que se fez acompanhar por Pedro Portugal, Jesuíno dias, Jorge Santos e Alexandre Jorge – fez notar que o recrutamento e retenção de jovens árbitros tem sido preocupação do órgão que lidera. “A política de recrutamento e retenção tem de ser nacional e não setorial. Por isso apoiamos todas as medidas que a FPF está a tomar no sentido aumentar a retenção dos jovens valores”, referiu Fernando Silva.   
As reuniões mantidas pelo CA da FPF começam a revelar-se fundamentais para se conhecer efetivamente a realidade do País, para se registar as boas práticas e se identificar aspetos que, em conjunto, possam ser melhorados.
Esta quarta-feira, o grupo de estudos reunirá com o CA de Lisboa e na sexta-feira feira rumará ao Algarve. O fim-de-semana de trabalho ficará completo no sábado quando se realizarem as reuniões em Beja, no período da manhã, e em Évora, à tarde.

Duarte Gomes na Liga Europa

O Português Duarte Gomes foi nomeado para o jogo da Liga Europa entre as equipas do Genk da Bélgica e Dinamo Kiev da Ucrânia, cujo encontro se realiza hoje, dia 28 de Novembro às 19horas locais.

Duarte Gomes da Associação de Futebol de Lisboa, será auxiliado por António Godinho e Venâncio Tomé, ambos da AF. Setúbal , enquanto os Árbitro Assistentes Adicionais serão João Capela e Hugo Miguel da A.F.Lisboa e o quarto Árbitro Pedro Garcia da A.F. Lisboa. 

Confira todas as nomeações

Shakter - PAOK, Serge Gumienny da Bélgica

Anzi - Sheriff, Libor Kovařik da Republica Checa

Kuban St. Gallen, Anastassios Kakos da Grécia

Rubin - Maribor, Ivan Kružliak da Eslováquia

Genk - Dinamo Kiev, Duarte Gomes de Portugal

Rapid Viena - Thun, Pawel Gil da Polónia

Liberec - Friburgo, Martin Hansson da Suécia

Sevilha - Estoril, Tasos Sidiropoulos da Grécia

Lyon - Bétis, Andre Marriner de Inglaterra

Rijeka - Guimarães, Kristinn Jakobsson da Islândia

Trabzonspor - Apollon, Manuel Grafe da Alemanha

Legia - Lazio, Kevin Bloom da Holanda

Tromso - Totenham, Yevhen Aranovskiy da Ucrania

Az Alkmar - M. Haifa, Aleksei Kulbakov da Bielorrussia

Swansea - Valencia, Luca Banti de Itália

Dnipro - Panduri, Leontios Trattou de Chipre

Bordeus - Eintracht Frankfurt, Alberto Undiano Mallenco de Espanha

Apoel -M. Tel- Aviv, István Vad da Hungria

Paços Ferreira - Fiorentina, Eitan Shemeulevitch de Israel

Chornomorets - Dinamo Zagreb, Felix Zwayer da Alemanha

Ludogorets - PSV, Nicola Rizzolli de Itália

Elfsborg - Salzburgo, Kristo Tohver da Estónia

Esbjerg - Standard Liege, Cristian Balaj da Roménia

Wigan - Zulte, Ruddy Buquet da França

Árbitras do Europeu Sub-17 feminino

A UEFA escolheu seis árbitras, sete árbitras assistentes e duas quartas-árbitras para os jogos do Europeu feminino de Sub-17 que decorre na Inglaterra entre os dias 26 de Novembro e 8 de Dezembro, não havendo nenhuma árbitra Lusa entre as eleitas.


Fique a conhecer as escolhidas da UEFA:

ÁRBITRAS

Vesna Budimir da Croácia
Lina Lehotavaara da Finlândia
Ana Miniic da Sérvia
Sara Persson da Suécia

Zuzana Štrpková da  Eslováquia

Irina Turovskaya da Bielorrussia


ÁRBITRAS ASSISTENTES


Mathilde Abildgaard da Dinamarca

Yelena Alistratova do Kazaquistão
Anna Darowska da Polónia
Susanne Küng da Suiça
Ekatinera Marinova da Bulgária
Yana Saschyna da Ucrânia
Katalin Török da Hungria



QUARTAS ÁRBITRAS

Virginie Derouaux da Bélgica
Tania Fernandes Morais do Luxemburgo

FONTE: UEFA

Benquerença na Champions

O Português Olegário Benquerença foi nomeado para o jogo da Liga dos Campeões entre as equipas do Shaktar Donetsk da Ucrânia e a Real Sociedade de Espanha, cujo encontro se realiza hoje, dia 27 de Novembro.

Olegário Benquerença da Associação de Futebol de Leiria, será auxiliado por Ricardo Santos da AF.Lisboa e Rui Licinio da A.FPorto, enquanto os Árbitro Assisntes Adicionais serão Jorge Sousa da AF.Porto e Carlos Xistra da A.F.Castelo Branco e o quarto Árbitro João Santos da A.F. Porto.


Será esta a única equipa de arbitragem Lusa esta semana em jogos da prova mais importante da Uefa.

Eis as restantes nomeações:

Zenit - Atletico, Martin Atkinson da Inglaterra

Celtic - Milan, Cuynet Çakir da Turquia

Ajax - Barcelona, Pavel Kravolec da República Checa

Steaua - Schalce 04, Bs Nijhuis da Holanda

Basileia - Chelsea, Stephane Lannoy da França

Arsenal - Marselha, Antonio Mateu Lahoz de Espanha

B. Drtmund - Napoles, Carlos Velasco Carballo de Espanha

Porto - Austria Viena, Ovidiu Hategan da Roménia

CSKA Moscovo - Bayern, Antony Gautier da França

Man. City - Plzen, Firat Aydinusda Turquia

B. Leverkusen - Man United, Svein Oddvar Moen da Noruega

Shaktar Donetsk - Real Sociedade, Olegário Benquerença de Portugal

Real Madrid - Galatassaray, William Collum da Escócia

Juventus - Copenhaga, Jonas Erikson da Suécia

Anderlecht - Benfica, Daniele Orsato de Itália

PSG - Olimpiacos, Craig Thompson da Escócia

Plano Nacional de Recrutamento arranca em Leiria

Na sequência dos trabalhos realizados no V Fórum de Arbitragem, que se realizou em Alcobaça, no passado dia 12 de outubro, iniciou-se a fase de diagnóstico do Plano Nacional de Recrutamento e Retenção (PNR&R), que envolve todas as Associações Distritais do País e respetivos Conselhos de Arbitragem (CA). Foi solicitado o preenchimento de um inquérito preparatório e preparou-se uma agenda de visitas aos conselhos de arbitragem, a quem se enviou um guião da entrevista a realizar.

Na primeira reunião que se realizou na sede da Associação de Futebol de Leiria, o Presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira,  acompanhado por Jorge Nunes e João Pina, dois dos elementos que compõem o grupo de estudos deste PNR&R, foram recebidos pelos dirigentes do Conselho de Arbitragem. 

Durante os 90 minutos previstos, trocaram-se diversas opiniões sobre os processos de recrutamento, formação e retenção praticados pelo CA de Leiria. O Presidente da Arbitragem de Leiria, Carlos Brites, considerou a reunião pertinente e o seu conteúdo relevante. 

Foi assim dado o pontapé de saída de um Plano Nacional de Recrutamento e Retenção que se pretende que venha a ser um importante contributo para melhor fidelizar os árbitros existentes e para aumentar o número de árbitros de cada Conselho de Arbitragem Distrital.

Fonte: Fpf

"Cada vez que entro em campo sei que vou errar", Soares Dias

Artur Soares Dias, um dos árbitros internacionais portugueses, deu segunda-feira uma palestra no Núcleo de Árbitros Fernando Guerra, no Porto. Perante um auditório cheio, com a presença de uma centena de árbitros e outros técnicos relacionados com o sector, o árbitro do Porto falou sobre "gestão do jogo", tendo revelado a forma como aborda com a sua equipa cada partida.
Para o promissor árbitro que tem sido aposta da UEFA, gerir um jogo "é gerir os homens". Artur Soares defendeu que nos jogos grandes é importante "um árbitro aparecer cedo", de forma a mostrar aos jogadores "que está ali". Soares Dias definiu quatro momentos cruciais de cada jogo para a gestão de um árbitro: a importância do primeiro apito; os últimos cinco minutos da 1.ª parte; os primeiros cinco minutos da 2.ª parte; e inteligência.
Questionado por Record sobre se é possível desculpar um erro grave de um árbitro comparando-o com os erros dos treinadores e dos jogadores, Soares Dias disse ainda: "Não é a melhor maneira de valorizar o espetáculo e a mim não me interessa focar os erros mas sim o espetáculo". Para ainda confessar: "Antes de entrar em campo digo sempre à minha equipa que já sei que vou errar e estou preparado para isso".
A propósito de erros, Soares Dias falou ainda de um célebre Sp. Braga-V.Guimarães de que resultaram muitas queixas dos vitorianas: "Foi o melhor jogo da minha carreira pois foi também uma lição para mim e nunca mais aconteceu uma situação daquelas".
Soares Dias abordou também várias situações relativas ao último FC Porto-Sporting que apitou, jogo no qual, revelou, teve uma nota superior a 3.4.

FONTE: Record

Pedido de desculpa aos leitores

Por problemas técnicos, não nos foi permitido publicar os artigos "Hugo Miguel no apuramento Sub-21" e " Árbitros do Playoff", em tempo oportuno, sendo apenas hoje possível publicar essa informação.

Uma vez que alguns jogos referidos nesses dois artigos já decorreram pedimos desculpa aos nossos leitores por esses facto, e esperamos poder continuar a contar com as vossas leituras....

Árbitros do Playoff

São já conhecidos todos os Árbitros do Playoff de acesso ao Mundial.
Já aqui havíamos deixado os árbitros do Playoff europeu, agora pode consultar os eleitos para as restantes partidas decisivas de acesso ao Mundial do Brasil, cujos jogos se realizam entre os dias 13 e 20 de Novembro.

Eis a lista completa de nomeações:



Dia 13 de Novembro 


Jordânia - Uruguai, Svein Oddvar Moen da Noruega
México - Nova Zelkândia, Viktor Kassai da Hungria


Dia 16 de Novembro de 2013


Nigéria - Etiópia, Gassama Bakari da Gambia
Senegal - Costa Marfim, Haimoudi Djamel da Argélia


Dia 17 de Novembro de 2013


Camarões - Tunisia, Seechurn Rajindraparsad, das Ilhas Mauricias


Dia 19 de Novembro de 2013


Egito - Gana, Doue Noumandiez, da Costa do Marfim
Argélia - Burkina Faso, Diatta Badara do Senegal


Dia 20 de Novembro de 2013


Nova Zelândia - México, Felix Byrch da Alemanha
Uruguai - Jordânia, Jonas Eriksson da Suécia

Hugo Miguel no apuramento Europeu Sub-21

O Árbitro Português Hugo Miguel foi escolhido para dirigir uma partida da fase de apuramento para o Europeu de Sub-21.

O árbitro da A.F.Lisboa foi nomeado para o jogo entre as selecções da Bulgária e da Dinamarca que se realiza no dia 15 Novembro de 2013. Hugo Miguel será auxiliado por Pedro Garcia (A.F.Lisboa) e Paulo Soares (A.F.Coimbra) enquanto o 4º árbitro será o Setubalense Bruno Esteves.

Eis a lista de nomeados:

Dia 14 Novembro de 2013

Hungria - Albania, Rahim Hasanov do Azerbeijão

Croácia - Suiça, Serdar Gözübüyük da Holanda

Eslováquia - Holanda, Ken Henry Johnsen da Noruega

Escócia - Geórgia, Alain Bieri da Suiça

Bósnia - Espanha, Jakob Kehlet da Dinamarca

Inglaterra - Finlândia, Paolo Valeri de Itália

França - Arménia, Yaroslav Kozyk da Ucrânia

Itália - Irlanda Norte, Mitja Žganec da Eslovénia


Dia 15 de Novembro de 2013

Israel - Noruega, Neil Doyle da Irlanda

Eslovénia - Rússia, Marius Avram da Roménia

Andorra - Estónia, Sergiu Derenov da Republica Moldava

Grécia - Suécia, Ruddy Buquet da França

República Irlanda - Ilhas Feroé, Alexandr Aliyev do Cazaquistão

Montenegro - Alemanha, Kevin Clancy da Escócia

Bulgária - Dinamarca, Hugo Miguel de Portugal

Sérvia - Bélgica, Ilias Spathas da Grécia

Macedónia - Azerbeijão, Petr Ardeleanu da República Checa

Malta - Polónia, Jari Järvinen da Finlândia

Republica Moldava - São Marino, Ádám Németh da Hungria

Liechtenstein - Letónia, Laurent Kopriwa do Luxemburgo

Árbitros Portugueses nomeados


FIFA nomeia portugueses
Esta quarta-feira ficaram a conhecer-se as quatro equipas de arbitragem portuguesas nomeadas pela FIFA para conduzir jogos desta ronda de Seleções Nacionais.

Tal como já aqui escrevemos, Pedro Proença (AF Lisboa) vai ser o juiz do encontro entre Roménia e Grécia, no dia 15 de novembro, a contar para o play-off de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014. Os árbitros auxiliares vão ser Bertino Miranda e Tiago Trigo, enquanto o quarto árbitro será Duarte Gomes.

Também a 15 de novembro, Hugo Miguel (AF Lisboa) foi nomeado para dirigir o encontro entre as seleções de sub-21 de Bulgária e Dinamarca, referente à fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2015. Pedro Garcia e Paulo Soares vão ser os árbitros auxiliares e o quarto árbitro será Bruno Esteves.

Hugo Miguel vai, também, apitar o encontro particular entre Gibraltar e Eslováquia, tendo Pedro Garcia e António Godinho como árbitros auxiliares e João Capela como quarto árbitro. Esta partida vai ter lugar a 19 de novembro.

O encontro particular entre Alemanha e Itália, que também se vai realizar no dia 15 de novembro, terá o leiriense Olegário Benquerença como árbitro principal, com João Santos e Venâncio Tomé a assumirem a função de árbitros auxiliares.

Fonte: Fpf

FIFA anuncia árbitros do Mundial de Clubes

A FIFA já divulgou as 5 equipas de arbitragem para o Mundial de Clubes que pela primeira vez na história se realiza no continente Africano, em Marrocos e que decorre entre os dias 11 e 21 de Dezembro de 2013.

São 5 as equipas de arbitragem escolhidas pela FIFA, mais uma equipa de arbitragem de reserva em representação de 5 confederações, AFC, CAF, CONCACAF, CONMEBOL e UEFA.


Eis a lista dos árbitros e respectivos árbitros assistentes:

AFC: Arb: Ali Hamad Albadwawi, dos EAU
         A.A: Saleh Al Marzouqui, dos EAU
         A.A: Mohamed Al Mehairi, dos EAU


CAF: Arb: Bakary Pap Gassama, da Gambia
          A.A: Angesom Ogbamariam, da Eritreia
         A.A: Felicien Kabanda, do Ruanda


CONCACAF: Arb: Mark W.Geiger, dos EUA
                        A.A: Mark Hurd, dos EUA
                        A.A: Joe Fletcher, do Canadá


CONMEBOL: Arb: Sandro Ricci, do Brasil
                        A.A: Emerson de Carvalho, do Brasil
                        A.A: Marcel Van Gasse, do Brasil


UEFA: Arb: Carlos Velasco Carballo, de Espanha
             A.A: Roberto Alonso Fernandez, de Espanha
             A.A: Juan Carlos Yuste Jimenez, de Espanha

Equipa de Reserva: Arb: Nean Alioum, dos Camarões
                                 A.A: Evaris Menkouande, dos Camarões
                                A.A: Peter Edibi, da Nigéria

Carlos Esteves "Daria nota positiva a Duarte Gomes"



As críticas do Sporting à arbitragem de Duarte Gomes no derby com o Benfica não entram na cabeça de Carlos Esteves.


Para o presidente dos árbitros da AF de Lisboa e antigo presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, os ‘leões’ "querem crucificar um homem que fez uma boa arbitragem", que, no seu entender", "só tem possivelmente um erro porque não viu o lance como os demais na televisão".

"Vemos jogos no estrangeiro e erros muito piores do que no Benfica-Sporting. Toda a gente quer ganhar seja como for. Para a jarra? Eu não queria falar no Rui Patrício, porque qualquer um tem um azar. Quando um jogador falha uma grande penalidade só com o guarda-redes pela frente, isso não é azar?", questionou o dirigente, em declarações à Antena 1.

Carlos Esteves disse mesmo que nunca daria "uma nota inferior a 3" a Duarte Gomes pelo desempenho no derby. "Teve sempre bem colocado, acompanhou bem os lances, apitou e advertiu bem os jogadores quando foi preciso fazê-lo. Para mim a única falha foi por não ter visto o braço na bola", indicou, ressalvado, porém, que "não foi por aí que o Sporting não ganhou ou foi eliminado"

"A verdade é que o Benfica marcou 4 golos e o Sporting 3. O resto sucede como muitas vezes acontece ao contrário. São falhas naturais", acrescentou o presidente dos árbitros da AF Lisboa, antes de analisar as eventuais falhas do juiz. "O fora-de-jogo só mesmo na televisão e mesmo assim... na suposta grande penalidade de Luisão o futebolista não vê o jogador do Sporting que vem de trás dele... o braço de André Almeida admito que o árbitro não está bem colocado e por essa razão não vê o movimento do braço", sustentou.

Proença: "Duarte Gomes fez excelente arbitragem"

Pedro Proença veio a público defender a arbitragem de Duarte Gomes no dérbi entre Benfica e Sporting, no passado sábado, que terminou com a vitória das águias.

«Sei que o que vou dizer pode parecer polémico, mas o Duarte Gomes fez uma excelente arbitragem», começou por dizer Proença, esta terça-feira, à margem do arranque do primeiro treino dos árbitros que usufruem de estatuto profissional.

«Teve de tomar perto de 150 decisões naquele jogo e se errou numa ou noutra não é isso que fará uma arbitragem negativa. Está no lote dos melhores árbitros portugueses e assim continuará. Algum conselho? Não, Duarte Gomes tem muita experiência e não precisará que o aconselhe.»

Após o dérbi entre Benfica e Sporting, no sábado, a arbitragem de Duarte Gomes sofreu reparos por parte do clube de Alvalade.

Árbitras da Champions Feminina

A UEFA divulgou as equipas de arbitragem para os 1/8 de final da Liga dos Campeões Feminina, não havendo nenhuma equipa Lusa.

Os jogos da 2ª eliminatória dos 1/8 de final realizam-se nos dias 13 e 14 de Novembro.

Confira aqui as Árbitras nomeadas


Dia 13 de Novembro

Zurich - Barcelona, Anastasia Pustovoitova da Rússia

Wolfsburgo - Malmo, Cristina Dorcioman da Roménia

Galsgow City - Arsenal, Pernilla Larsson da Suécia

Birminghan - Zorky, Carina Vitulano de Itália

Dia 14 de Novembro

Torres - Rossiyanka, Esther Staubli da Suiça

Neulengbach - Konak, Bibiana Steinhaus da Alemanha

Tyreso - Fortuna, Amy Rayner da Inglaterra

Lyon - Potsdam, Kateryna Monzul da Uccrânia

APAF defende Duarte Gomes

O presidente da APAF, José Gomes, não consegue compreender as críticas de Bruno de Carvalho após o dérbi de sábado, que o Benfica venceu. “Em primeiro lugar, é indiscutível que foi um grande jogo de futebol, como deviam ser todos em Portugal. Depois, considero que não se pode culpar o árbitro pela derrota porque toda a gente viu como é que o Sporting perdeu: a equipa é que errou no jogo”, começou por explicar.

Mas José Gomes prossegue: “Depois do que aconteceu, parece ser bem mais fácil vir dizer que a culpa foi do árbitro do que assumir que perderam devido a erros que eles próprios cometeram.”

O dirigente concorda, no entanto, que “num jogo tão intenso, é natural que o árbitro tenha cometido erros, mas em termos gerais houve uma boa exibição da parte das três equipas”; assegura no entanto que, ao contrário do afirma Bruno de Carvalho, os erros não acontecem sempre para o mesmo lado: “Provavelmente o Sporting até já ganhou alguns jogos devido a erros das equipas de arbitragem. A questão é que quando são beneficiados não falam. Os árbitros não erram contra ninguém; aliás, um dos grandes objetivos é cometer o mínimo possível de erros.”

Ainda sobre o presidente do Sporting, José Gomes fez um outro comentário. “Já estávamos à espera que viesse a acontecer uma coisa destas mais tarde ou mais cedo. Os dirigentes não conseguem conter as críticas ao árbitro, mesmo quando perdem por erros próprios, como foi o caso deste dérbi”, revelou.

Instado a deixar uma palavra ao presidente do Sporting, o representante dos árbitros não quis alongar-se: “Acho que os dirigentes deviam olhar mais para os erros das suas equipas e menos para os erros dos outros. Todos queremos que o futebol português seja cada vez melhor.”


Desafio

Num tom quase de brincadeira, José Gomes deixou no ar uma ideia a implementar pelo organismo a que preside nos próximos tempos. “Se os dirigentes continuam a apontar erros aos árbitros, qualquer dia vamos nós começar também a apontar os erros cometidos pelas equipas. Eem vez de valorizarmos o futebol, vamos andar neste tipo de discussões que não levam a lado nenhum”, concluiu.

FONTE: Record

Duarte Gomes no Benfica-Sporting

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou hoje o árbitro escolhido para o derbi da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting, e o escolhido foi o árbitro da Associação de Futebol de Lisboa Duarte Gomes.

O árbitro internacional desde 1991/92, de 40 anos, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da FPF, repetindo a presença em jogos entre os "grandes" de Lisboa, tal como ocorreu em 2001/02, 2004/05 e 2008/09.

Duarte Gomes estreou-se nos dérbis com o empate 2-2 da 15.ª jornada da edição 2001/02 do campeonato. 

Em 2004/05, o lisboeta dirigiu, desta feita no Estádio José Alvalade, o triunfo do Sporting por 2-1, em jogo da 16.ª ronda.
A última presença de Duarte Gomes nos dérbis lisboetas remonta a 27 de setembro de 2008 que terminou com a vitoria do Benfica por 2-0.

Pedro Proença no Playoff

Já sao conhecidos os árbitros de todos os jogos do Playoff europeu de acesso ao Campeonato do Mundo do Brasil.
Já aqui haviamos feito referencia para os árbitros dos jogos de Portugal, Nicola Rizzoli e Howard Webb respectivamente.
Salientamos hoje a nomeaçao de uma equiopa de arbitragem Lusa nomeada para o jogo da 1ª mão desse Playoff , entre as selecções da Grécia e da Roménia no próximo dia 15 de Novembro e que será liderado por Pedro Proença. 
O Árbitro da Associação de Futebol de Lisboa será auxiliado por Bertino Miranda e Tiago Trigo enquanto o 4º árbitro será Duarte Gomes.

Confira agora as restantes nomeações do Playoff

Dia 15 Novembro

Islândia-Croácia, Alberto Undiano Malenco de Espanha

Portugal-Suécia, Nicola Rizzoli de Itália

Ucrania-França, Cuneyt CAKIR DA Turquia

Grécia-Roménia, Pedro Proença de Portugal


Dia 19 de Novembro

Croácia-Islandia, Bjorn Kuipers da Holanda

Suécia-Portugal, Howard Webb de Inglaterra

França-Ucrania, Damir Skomina da Eslovénia

Roménia-Grécia, Milorad Mazic da Sérvia

Escocês dirige Final do Mundial Sub-17

A FIFA nomeou o árbitro Escocês Craig Thomson para dirigir o jogo da Final do Campeonato do Mundo de Sub-17 que decorre em Abu Dhabi e que hoje termina.
Esta final colocará frente a frente as selecções da Nigéria e do México e será dirigida pelo Escocês Craig Thomson que terá como auxiliares os também escoceses Derek Rose e Allan Mulvanny, enquanto o quarto árbitro é o Thaiti Norbert Hauata.
Neste campeonato mundial o juiz Escocês dirigiu duas partidas, sendo uma referente à fase de grupos e a outra referente aos 1/8 de final, sendo que em nenhum deles dirigiu qualquer das equipas que hoje se defrontam.
Para o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar entre a Suécia e a Argentina, a FIFA nomeou uma equipa de arbitragem Senegalesa chefiada por Badara Diatta coadjuvado por Djibril Camara e El Hadji Samba, enquanto o 4º árbitro é o Checo Pavel Kravolec.
Badara Diatta dirigiu também ele dois jogos, sendo um referente à fase de grupos e o outro referente aos 1/8 de final, sendo que se estreia em jogos com qualquer uma das equipas.

Duarte Gomes e a profissionalização

Duarte Gomes é um dos nove árbitros que passaram a ser profissionais nos últimos dias. O internacional português explica, numa entrevista concedida ao zerozero.pt, as mudanças e vantagens deste passo para a arbitragem portuguesa.

Está tudo no início mas há, desde logo, uma série de conclusões que se podem tirar. A profissionalização dos árbitros arrancou há poucos dias, teve o seu «passo zero» na última terça-feira e ganhará, passo a passo, uma seriedade que será sinónimo de melhoria para a classe em particular e, consequentemente, para o futebol em geral. Olegário Benquerença, Pedro Proença, Duarte Gomes, Jorge Sousa, Carlos Xistra, Artur Soares Dias, João Capela, Hugo Miguel e Marco Ferreira são os pioneiros.

Numa conversa franca e aberta Duarte Gomes sublinha, desde logo, que este projeto «não é de exclusividade mas de disponibilidade para a arbitragem». O que significa que os nove árbitros envolvidos nesta primeira fase tiveram que optar: ou manter as respetivas ocupações profissionais, desde que as mesmas permitissem total disponibilidade para a arbitragem, ou abdicar.
«Cada qual pode, de acordo com a sua gestão pessoal, familiar e profissional, fazer da sua vida o que quiser, desde que, quando a arbitragem solicitar, esteja disponível», sublinha Duarte Gomes, referindo-se, naturalmente, a três solicitações concretas: jogos, cursos ou estágios e as tardes de terça e quinta-feiras, sendo esta última o grande destaque deste processo.

«A novidade é passarmos de um registo de treino ao final do dia, onde à terça e quinta-feiras já havia uma orientação de treino físico, para termos quatro horas de trabalho sistematizado, duas das quais se aplicam a trabalho em sala, visionamento de vídeos, análise de casos de jogo, briefings dos jogos que fizemos e de outros de interesse, scouting para as equipas que vamos arbitrar... Um tipo de preparação que já fazíamos de forma amadora mas que agora passa a ser feita de uma forma mais coordenada, com apoio de audiovisuais e de técnicos de arbitragem, para fazermos um trabalho muito mais assertivo e teórico de preparação e análise de jogos». 


"O melhor dos jogadores falha penáltis e se calhar no treino marca 50. Não há milagres e não vamos desculpar a questão com erro humano porque esse é um lugar-comum."


«É feito num grupo muito mais pequeno, o que permite trabalhar muito melhor, com um preparador físico a fazer um tipo de treino muito mais personalizado, de acordo com as características de cada um, quem teve jogo na véspera, quem vai ter jogo... Consegue-se preparar o treino físico muito melhor porque são menos elementos», explicou, algo que se consegue porque, para já, os tais nove profissionais se dividem em dois grupos de trabalho, cujas atividades serão desenvolvidas em Lisboa e no Porto.Além desta parte teórica há depois duas horas de trabalho físico, algo que o árbitro da Associação de Futebol de Lisboa também considera muito relevante: 

Paralelamente, sublinha Duarte Gomes, este grupo de árbitros contará com apoio médico, o que «permite ganhar muito tempo na recuperação de uma lesão» pelo que a disponibilidade física e mental para o jogo é muito maior.

Aumento da pressão não assusta

Não há como fugir à questão. A profissionalização tratá mais pressão ao setor. Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol falou num «aumento de competência» quando apresentou o projeto. Duarte Gomes concorda e rejeita qualquer receio acrescido com a pressão que, inevitavelmente, aumentará sobre os profissionais nos próximos tempos.

«É claramente isso [aumento de competência]. É nós conseguirmos trabalhar essas competências de forma a que pelo menos essas sejam claramente corrigidas e diminuídas. A pressão pode e vai aumentar e é bom que assim seja. O aumento de responsabilidade não é nada que nos assuste. Nós já trabalhamos com pressão há tanto tempo. Agora, vamos ter a responsabilidade de responder melhor», simplificou, confiante e certo de que a perfeição é uma miragem.

«Há dois tipos de erros, os de interpretação, que vão acontecer sempre, e os que têm a ver com a nossa desconcentração momentânea, erros de posicionamento, coisas tão básicas que podem ser melhoradas porque a concentração máxima tem que ser permanente. Podemos melhorar a concentração, o posicionamento em lances padrão, a forma pedagógica como abordamos os jogadores, o tipo de linguagem que usamos para os jogadores quando eles estão em stress ou mais calmos... Há coisas que são de sensibilidade e quase psicologia e tudo isso pode-se trabalhar em sala e em campo», explicou, acreditando que «a repetição faz a perfeição», o que significa que um trabalho «sistematizado» como o que vai passar a ser desenvolvido semanalmente, trará os seus frutos, «tal como os jogadores fazem nos treinos». 
Duarte Gomes sublinha, no entanto, que «não há milagres», ciente de que nos próximos tempos os olhos estarão ainda mais atentos sobre o trabalho dos profissionais.

«Acho que vai haver barulho, mais ruído para os que são profissionais nesta primeira fase. Nos primeiros meses, cada vez que tenhamos o azar de cometer um erro, porque vamos cometê-los, vamos ter aquele estigma do ´És profissional porque erras?´. Vamos ter que saber viver com essa pressão. Estou convencido que será uma coisa diluída aos poucos, primeiro porque será falado enquanto for novidade, segundo porque esperamos, realmente, melhorar. É uma responsabilidade que sabemos que vamos ter mas estamos habituados a isso. Nós não vamos fazer milagres. Estou de consciência tranquila, certo de que o que vou fazer nos treinos, em sala e em campo, é o meu melhor para aprender, para me disponibilizar para mudar as coisas que estão erradas, para refocar uma série de aspetos que são importantes para a decisão final. O melhor dos jogadores falha penáltis e se calhar no treino marca 50. Não há milagres e não vamos desculpar a questão com erro humano porque esse é um lugar-comum. A verdade é que o futebol é isto mesmo, imediatismo, instinto, sorte. O [Pierluigi] Collina dizia uma coisa muito verdadeira que é ´don´t be lucky, be ready´ [Não esperes pela sorte, prepara-te para o que vier]. Temos que estar sempre à espera, sempre preparados».

E a reforma?

Este é, nas palavras do nosso entrevistado, «um processo faseado de inclusão» uma vez que neste início são nove os profissionais mas este número aumentará no próximo ano e, em última instância, pretende abranger todos os árbitros da primeira liga.

O pós-arbitragem é dos temas mais abordados, desde logo pela questão da carreira ser curta, como é a dos futebolistas. Sublinhando que «ninguém teve que deixar o seu trabalho», apenas «fez uma opção», Duarte Gomes considera que a partir do momento em que tudo estiver esclarecido e definido ao nível contratual e fiscal os árbitros, como qualquer outro profissional, entrarão «no mercado de trabalho normal».
«Assim, a questão de acabar a carreira aos 45 anos deixa de fazer sentido. Desde que eu prove que estou apto quer a nível mental, quer a nível físico, para apitar jogos, desde que a entidade organizadora, Liga ou Federação mostre interesse nos meus serviços, o que me impede de apitar até aos 50, como acontece na Inglaterra ou na Holanda?»

Além disso, lembra, «também há saídas profissionais para os árbitros», como existem para os jogadores: 

«Alguém tem que assegurar a continuidade dos novos árbitros, alguém tem que dar formação, alguém tem que ser dirigente, observador, preparador físico... Claro que poderá haver alguma perda de qualidade de vida na remuneração mas também acontece com os jogadores. É uma escolha que tem riscos», simplificou, sublinhando, e sem se alongar muito no tema, que «o estigma de se associar profissionalização a dinheiro tem que ser desmistificado. São 300 milhões de euros por ano que o futebol português profissional movimenta. Este projeto tem um orçamento de 150 mil euros», lembra. 

Em jeito de remate, e já abordando mais a questão pessoal, Duarte Gomes assume, à semelhança da equipa das quinas, o desejo de marcar presença no Mundial 2014. Há, no entanto, muito poucas probabilidades de isso acontecer. Desde logo porque a FIFA define números mínimos de árbitros por continente, e por regra, salvo exceções raríssimas, é selecionado apenas um árbitro por país, o que significa que Pedro Proença é o primeiro da lista portuguesa por pertencer ao grupo de elite. As decisões só serão conhecidas em dezembro e a principal hipótese do árbitro natural do Funchal fazer parte dos eleitos é integrando a equipa do companheiro de profissionalização.

FONTE: Zerozero.pt

Rizzoli e Webb nos jogos do Play-Off de Portugal

O transalpino Nicola Rizzoli será auxiliado por Renato Faverani e Andrea Setfani, enquanto que Luca Banti será o quarto árbitro do encontro da primeira mão do play-off de qualificação para o Campeonato do Mundo Brasil 2014, entre Portugal e Suécia, agendado para o dia 15 de novembro, pelas 19h45, no Estádio da Luz.

A partida da segunda mão, na Friends Arena, em Estocolmo, no dia 19 de novembro, será dirigida por Howard Webb que contará com o auxílio de Michael Mullarkey, Darren Cann (árbitros assistentes) e Andre Marriner (quarto árbitro). 

Rizzoli em dois jogos da Seleção em sete de clubes portugueses 

Internacional desde 2007, Nicola Rizzoli, de 42 anos, já dirigiu por diversas vezes jogos da Selecção Nacional e de clubes portugueses. Na fase final do Euro-2012, arbitrou o encontro entre Portugal e a Holanda que a formação orientada por Paulo Bento venceu, por 2-1, e na qualificação para a mesma competição, em 2011, foi o árbitro do jogo entre a Dinamarca e Portugal que os escandinavos venceram por 2-1. 

Recentemente, a 2 de Outubro, dirigiu o Paris Saint Germain 3-0 Benfica da fase de grupos da Liga dos Campeões; Em 2012 dirigiu o Celtic 0-0 Benfica, o Sporting Braga 1-2 Galatasaray e o Málaga 2-0 FC Porto, todos a contar para a Liga dos Campeões; em 2010 foi o árbitro do Sevilha 3-4 Sporting de Braga do play-off da “Champions”; em 2009 arbitrou o FC Porto 2-0 Atlético de Madrid para a mais importante prova de clubes da UEFA; em 2008 marcou presença em Alvalade para o Sporting 2-0 Basileia também da Liga dos Campeões. 

Como pontos altos da sua carreira destaca-se a presença na Final da Liga dos Campeões em 2013 (Borússia Dortmund 1-2 Bayern Munique) e na Final da Liga Europa em 2010 (Atlético de Madrid 2-1 Fulham). 


Webb dirigiu cinco jogos de Portugal e oito de clubes lusos 


Howard Webb, de 42 anos, também já dirigiu vários jogos da Equipa das Quinas e de formações lusas. 

O árbitro inglês dirigiu o República Checa 0-1 Portugal dos quartos-de-final do Euro-2012 e o Bósnia Herzegovina 0-0 Portugal do play-off para de qualificação para o Campeonato da Europa da Polónia e Ucrânia. Webb dirigiu pela primeira vez um encontro da Equipa das Quinas em 2008, na partida em que Portugal perdeu, 2-3 em Alvalade, na qualificação para o Mundial de 2010. Em 2006, esteve presente no Europeu de Sub-21 organizado por Portugal e dirigiu o encontro inaugural em que a formação lusa perdeu, 0-1, diante da França. Em 2007, no Mundial de sub-20 disputado no Canadá, arbitrou o México 2-1 Portugal. 

No último mês de Outubro dirigiu o FC Porto 1-2 Atlético de Madrid da Liga dos Campeões; na temporada transacta, em 2012, esteve no FC Porto 2-1 Paris Saint Germain da mesma competição; Em Outubro de 2012 foi árbitro do Benfica 2-0 Zenit dos oitavos-de-final da “Champions”; Em 2010 esteve no Estádio da Luz para arbitrar o Benfica 1-2 Schalke 04; No play-off para a Liga dos Campeões de 2009 esteve presente no Fiorentina 1-1 Sporting; Ainda em 2009 arbitrou o Atlético de Madrid 2-2 FC Porto da “Champions”; Em 2008 esteve no FC Porto-Schalke 04 para a mesma prova; Em 2005, arbitrou o Sampdoria 1-0 Vitória de Setúbal para a Taça UEFA. 

Internacional desde 2005, Webb teve um ano fantástico em 2010, ano em que dirigiu a Final da Liga dos Campeões (Inter 2-0 Bayern de Munique) e do Campeonato do Mundo África do Sul 2010 (Espanha 1-0 Holanda).

Finlandês, Polaco e Italiano nos jogos das equipas Portuguesas na Liga Europa

A UEFA nomeou um Finlandês, um Polaco e um Italiano para os jogos das três equipas Lusas na Liga Europa, numa ronda para onde não foi nomeada qualquer equipa de arbitragem Lusa.
Assim no jogo entre Dnipro e Paços de Ferreira estará o árbitro Finlandês Antti Munukka. 
No jogo da Amoreira, entre Estoril e Friburgo estará presente o árbitro Polaco Marcin Borski.
Em Guimarães para dirigir a partida entre o Vitória local e o Betis, a UEFA nomeou o Italiano Paolo Mazzoleni.

Confira agora todas as nomeações da 4ª jornada da Liga Europa:


Rubin-Wigan, Hüseyin Göçek da Turquia
Kuban-Swansea, Robert Schörgenhofer da Áustria
St. Gallen-Valencia, Aleksei Kulbakov da Bielorrussia
Ludoforets-Chornomorets, Stefan Johannesson da Suécia
PSV-Dinamo Zagreb, Cristian Balj da Roménia
Esbjerg-Efsborg, Serhiy Boiko da Ucrânia
Standard Liege-Salzburgo, Aleksei Nikolaev da Rússia
Maribor-Zult Waregem, Libor Kovařik da República Checa
Dnipro-Paços Ferreira, Antti Munukka da Finlândia
Panduri-Fiorentina, Tasos Sidiropoulos da Grécia
Apoel-Bordeus, Sébastien Delferiere da Bélgica
M.Tel-Aviv.Eintracht Frankfurt, Serge Gumienny 
Rapi Viena-Genk, Fırat Aydınus da Turquia
Thun-Dinamo Kiev, Clément Turpin da França
Sevilha-Liberec, Szymon Marciniak da Polonia
Estoril-Friburgo, Marcin Borsk da Polonia
Rijeka-Lyon, Alon Yefet de Israel
Guimarães-Betis, Paolo Mazzoleni de Itália
Legia-Trabzonspor, Ruddy Buquet de França
Lazio-Apollon, Bobby Madden da Escócia
Tromso-Anzi, Danny Makkelie da Holanda
Totenham-Sheriff, Kenn Hansen da Dinamarca
AZ-Shakter, Martin Hansson da Suécia
Macabi Haifa-PAOK, Felix Zwayer da Alemanha

Marco Ferreira no Barcelona-Milan

O árbitro Português Marco Ferreira da A.F. Madeira foi nomeado pela para dirigir o jogo entre as equipas do Barcelona e Milan em Sub-19, em jogo referente á 4ª Jornada da Uefa Youth Legaue.

Marco Ferreira será auxiliado pelos Árbitros Assistentes Pedro Garcia da A.F. Lisboa e João Godinho da A.F.Setubal, enquanto o 4º árbitro será o Espanhol David Jimenez.

Relativamente ao Benfica que defronta o Olimpiacos em Atenas, a partida será dirigida pelo Árbitro Cipriota Ioannis Anastasiou.

O Porto que joga na Rússia com o Zenit terá como árbitro da sua partida o Eslovaco Vladimir Vnuk.

Esloveno no jogo do Benfica, Noruegues no jogo do Porto e Benquerença em jogo da Champions

A arbitragem Lusa estará mais uma vez representada na alta roda do futebol europeu, com Olegário Benquerença nomeado para um jogo da quarta jornada da Liga dos Campeões.
Benquerença terá como árbitros assistentes Ricardo Santos e Rui Licinio, enquanto os árbitros de baliza serão Jorge Sousa e Soares Dias, sendo João Santos o 4º árbitro.
A equipa de arbitragem Lusa estará presente no jogo Basileia - Steua Bucareste.
Nos jogo do Benfica na Grécia com o Olimpiacos estará presente o Esloveno Damir Skomina, enquanto que na Rússia, para o Zenit-Porto a Uefa escolheu o Noruegues Tom Harald Hagen.

Eis as restantes nomeações:

Shaktar-B. Leverkusen, William Colum  da Escócia
R. Sociedade-Manchester United, Nicolla Rizolli de Itália
Juventus-R. Madrid, Howard Webb, de Inglaterra
Copenhaga-Galatassaray, Martin Atkinson da Inglaterra
PSG-Anderlecht, Marijo Strahonja da Croácia
Olimpiacos-Benfica, Damir Skomina da Eslovénia
Man. City-CSKA Moscovo, Carlos Velasco Carballo de Espanha
Plzen-Bayern Munique, Antonio Mateu Lahoz de Espanha
Zenit-Porto, Tom Harald Hagen da Noruega
Atletico-Austria Viena, Istvan Vad da Hungria
Ajax-Celtic, Deniz Aytekin da Alemanha
Barcelona-Milan, Milorad Mazic da Sérvia
Basileia-Steaua, Olegário Benquerença de Portugal
Chelsea-Schalke04, Svein Oddvar Moen da Noruega
Dortmund-Arsenal, Bjorn Kuipers da Holanda
Napoles-Marselha, Sergei Karasev da Rússia