Árbitros ganham experiência

O Campeoanto da Europa de Sub-19 oferece aos árbitros presentes na Lituânia, na fase final da prova, uma oportunidade única de desenvolverem as suas capacidades.

Para além de potenciar o futuro dos jovens futebolistas europeus presentes no evento, o Campeonato da Europa de Sub-19 oferece também aos árbitros do torneio uma importante oportunidade para desenvolverem as suas capacidades.

Jozef Marko, membro do Comité de Arbitragem da UEFA designado para acompanhar o desenrolar da competição, afirmou-se bastante impressionado com o nível de qualidade que os árbitros têm apresentado neste que é o primeiro Europeu de Sub-19 albergado pela Lituânia.

"Os árbitros já tinham dado provas da sua qualidade e foi com base nelas que foram seleccionados para este torneio; trata-se de um processo muito simples", salientou. "Os árbitros aqui presentes não são principiantes. A maioria deles fazem parte da lista de árbitros da FIFA há quatro ou cinco anos e provaram o seu valor durante esse período de tempo."

Os "juízes" encontram-se em permanente contacto na sua base de operações, em Kaunas, com reuniões diárias levadas a cabo pelo Comité de Arbitragem e programas de treino físico que constituem uma parte significativa do seu processo de aprendizagem. "Realizamos vários seminários para eles e exibimos DVDs com informação metodológica", prosseguiu Marko. "Observamos o seu desenvolvimento. É um processo que se desenvolve passo a passo. Alguns árbitros dirigiram já, antes, encontros de Europeus de Sub-17 e outros torneios jovens, bem como jogos das competições de clubes da UEFA. O objectivo final é melhorar a sua qualidade."

"A ideia central aqui na Lituânia passa por ensinar os árbitros a atingirem um nível ainda mais elevado de interpretação das Leis de Jogo", explicou Marko. "Proteger a saúde dos jogadores e a imagem do futebol é igualmente importante neste percurso para atingir o nível exigido pela UEFA."

Numa das poucas pausas de que dispõem num muito apertado calendário, dois dos árbitros, o israelita Orel Grinfeeld e o sueco Martin Strömbergsson afirmaram ao UEFA.com que a experiência vivida até ao momento na Lituânia tem sido, ao mesmo tempo, muito agradável e extremamente produtiva. "Estar aqui representa uma enorme oportunidade e constitui um grande passo na minha carreira", referiu Grinfeeld. "Estive na Sérvia há um mês, na Ronda de Elite, mas esta é a minha estreia em fases finais de um Campeonato da Europa de Sub-19. Para nós é extremamente importante poder aprender num torneio de tão elevado nível, onde se aprende algo de novo a cada dia que passa."

Strömbergsson concordou, acrescentando: "Estamos constantemente a falar de respeito aqui, seja em relação a treinadores, jogadores ou árbitros. Têm-se verificado excelentes relações jogador-árbitro. O meu primeiro jogo na fase final foi o encontro entre a anfitriã Lituânia e a Holanda e fiquei com a sensação de que houve um enorme 'fair play' entre as duas equipas."

Articulado com o permanente afinar das qualidades dos árbitros dentro e fora das quatro linhas, encontra-se o desejo de cada um deles em progredir na sua carreira, sendo este torneio um excelente exemplo daquilo que os pode esperar num futuro próximo. "O meu sonho é dar o próximo passo em frente e arbitrar um jogo da UEFA Champions League", revelou Strömbergsson. "Adoro futebol e sigo essa competição a par e passo."

Uma presença no UEFA EURO, entretanto, tem lugar de destaque na lista de desejos de Grinfeeld. Para já, porém, os dois seguem com entusiasmo neste seu processo de arbitragem no 12º Campeonato da Europa de Sub-19.

FONTE: UEFA

Sem comentários: