Academia de Arbitragem - Observadores - Ultimo Dia

As seis horas de formação do último dia do Curso de Observadores de Árbitros de Futebol foram dedicadas principalmente às Técnicas de Arbitragem e à análise dos Objetos de Avaliação e Relatório. Respetivamente o Presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, e o Vice-presidente da Secção de Classificações, Nuno Castro, enquanto formadores daquelas duas Unidades Curriculares, ocuparam a manhã num estudo aprofundado de conhecimentos e práticas diretamente relacionadas com o exercício da função dos observadores de árbitros.

Da parte da tarde, antes de se realizarem os últimos testes de avaliação, houve ainda tempo para estudar Técnicas de Observação e Relatório. Transcendendo as fronteiras da observação de árbitros, os formandos tiveram oportunidade para diferenciar atitudes e estratégias que auxiliam a missão de quem é chamado a observar (muito além do simples ver) e relatar.

No final da tarde, após as últimas provas de avaliação, foi dado por encerrado o Curso em cerimónia presidida pelos membros do Conselho de Arbitragem presentes.

Instituto Português do Desporto e Juventude monitoriza Academia.

O Professor Mário Moreira, Diretor do Departamento de Formação e Qualificação do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, esteve presente no Curso de Formação de Observadores. No âmbito do processo de monitorização que o Conselho de Arbitragem solicitou à Secretaria de Estado do Desporto, o Dr. Mário Moreira foi acompanhando a par e passo todo o percurso da Academia de Arbitragem, desde a sua conceção até à elaboração do Plano Nacional de Formação e à programação dos Cursos e Seminários em curso.

“Agradeço ao Conselho de Arbitragem o convite ao Instituto Português do Desporto e da Juventude para supervisionar o Plano Nacional de Formação de Árbitro. Foi com muito prazer que acompanhamos o elevado nível de exigência que houve sempre desde a conceção até se chegar ao produto final da sua concretização.

Não tivemos oportunidade de estar nas primeiras ações, mas fomos assistindo à distancia e tivemos conhecimento do enorme sucesso das três primeiras semanas que aconteceram aqui em Rio Maior, com elogios rasgados por parte de pessoas externas à própria organização, o que para nós é extremamente satisfatório, pois confirma que o que foi planeado e colocado no papel no plano nacional de árbitros, começa a ter os seus frutos depois quando implementado aqui neste espaço de excelentes condições para o fazer que existe em Rio Maior.

Continuaremos disponíveis para apoiar o Conselho de Arbitragem naquilo em que for preciso, nomeadamente neste seu grande projeto que é a Academia de Arbitragem, de que esperamos e desejamos o maior sucesso possível, que será certo graças às pessoas que estão por trás deste projeto, pessoas de reconhecida competência e de reconhecido valor. Por isso, não temos dúvidas de que estamos perante um programa de futuro e que irá dar muitos frutos e muito bons resultados na arbitragem do futebol em Portugal”

FONTE: FPF

Sem comentários: