Academia de Arbitragem - Futsal

O 39º dia na Academia foi consagrado a duas unidades curriculares: Autoscopias e Metodologia do Treino Aplicada às Competições Profissionais.

Na primeira sessão do 39º dia da Academia, os participantes ficaram a conhecer a definição de Tutoria e respetivo modo de funcionamento, as funções e as qualidades e características dos Tutores. A metodologia proposta surpreendeu, pela positiva, os formandos que não pensavam que se tratasse de um processo tão formal e organizado. Filipe Duarte refere que “Foi explicado o funcionamento do programa de Tutoria, onde poderemos vir a desempenhar o desafiante papel de Tutor e Tutorando, podendo assim orientar um colega menos experiente, transmitindo-lhe os nossos conhecimentos, experiências e em conjunto desenvolver competências para os dois, através de um processo contínuo e individualizado.” Wilson Soares diz tratar-se de “um processo ambicioso e diferente para a arbitragem nacional.”

Metodologia do Treino Aplicada às Competições Profissionais encerrou o dia de trabalhos e compreendeu uma fase no auditório, onde se abordaram diferentes conceitos teóricos, e outra fase no pavilhão, onde os árbitros realizaram o famoso teste Yo-Yo provando, mais uma vez, a sua ótima condição física.

Sabia que…
Os árbitros de Futsal vão passar a ter um mínimo de 510 horas de formação formal, em vez das 40 horas que tinham antes da implementação do Plano Nacional de Formação? Os cursos de árbitros de futsal passam a compreender 150 horas de formação em sala e 360 horas de estágio.

Sem comentários: