Academia de Arbitragem - Futsal 7ºDia

Enquanto em Rio Maior se vivem os derradeiros momentos da formação orientada para árbitros de Futsal, na Covilhã arrancou o segundo dia da formação para árbitros e árbitros assistentes de primeira categoria

A grande constatação que mais uma vez se verifica nestes novos Cursos que o Conselho de Arbitragem tem promovido, através da sua Academia, é que os participantes chegam ao final cansados, mas muito animados, com a satisfação de quem deu o tempo e o esforço por bem empregues.

No penúltimo dia do Curso de Formação Avançada Nível 2 de Futsal, em Rio Maior, iniciou-se a Unidade Curricular de Pedagogia Desportiva diretamente relacionada com a necessidade do árbitro corresponder às exigências que lhes são feitas de ser, não poucas vezes, a principal referência (para jogadores e treinadores, para o público em geral e para árbitros menos experientes) no conhecimento e interpretação das leis do jogo e na promoção do espírito desportivo.

Expetativas

Entretanto, o curso de árbitros de futsal de elite Nível 3, iniciar-se-á na sexta-feira. André Costa, participante do Porto, refere: “As expectativas são enormes. Desde logo ter o privilégio de fazer parte deste restrito número de "privilegiados" que vai inaugurar a Academia de Arbitragem. Depois tentar concluir com sucesso o objetivo traçado no início da última época. E por fim tentar absorver ao máximo a quantidade de informação que vai ser ministrada durante o curso com a certeza que no final fará de mim com certeza um "melhor" árbitro.” Nuno Oliveira, de Braga, defende que vai “poder melhorar o modus operandi, a eficácia das ações e, futuramente, realizar um trabalho cada vez mais qualificado, com o máximo de rigor. No fundo, melhorar o rendimento desportivo para atingir níveis bastante superiores.”

Na Covilhã…
No 2º dia da Ação Regulamentar de Atualização e Avaliação de Árbitros e Árbitros Assistentes C1 e Estagiários N3 continuaram a participar na investigação “O olho em ação: da perceção ao treino de decisão”, que identificará habilidades que poderão a vir ser treinadas de forma específica.

Em sala, Lucílio Batista assegurou uma sessão teórica sobre Colocação e Movimentação, que precedeu o treino da tarde.

À noite, chegaram os árbitros assistentes C1, que integrarão os trabalhos

Sem comentários: