Academia de Arbitragem - Dia 11

Os árbitros que podem chegar à 1.ª Categoria desenvolvem competências para melhor compreenderem e lidarem com a Comunicação Social.

Artur Soares Dias voltou à Academia para conversar com os seus futuros colegas sobre Sociologia, realçando a importância do desporto enquanto instrumento de desenvolvimento humano.

O Professor João Dias, na unidade Metodologia do Treino Aplicada às Competições Profissionais, abordou, em sala, aspetos determinantes do rendimento desportivo de alto nível e de como os potenciar. Em campo, os árbitros aplicaram os conhecimentos adquiridos em sala e, seguidamente, fizeram um treino na piscina.

Da Academia para a Maternidade

Diário da Academia (11)

Bruno Jesus, árbitro de Lisboa, no último dia do curso e depois de fazer o 3.º teste, recebeu um telefonema da esposa a anunciar as primeiras contrações. Preocupado, solicitou autorização para poder ter o seu telemóvel ligado na sessão… e, de facto, a sua intuição estava certa. Pouco tempo depois, informou o Presidente que a esposa já tinha seguido para o Hospital. Claro que Vítor Pereira “ordenou” imediatamente que “corresse”, mas com cuidado, para junto da sua esposa. E… como se vê, nem teve tempo para trocar de roupa!
A Academia de Arbitragem deseja muitas felicidades ao Bruno e à sua família!


João Capela convidado da Academia

O árbitro internacional de Lisboa aceitou o convite da direção da Academia de Arbitragem para acompanhar de perto o 1.º curso de formação Elite Nível 3. João Capela, enquanto árbitro em atividade, que passou pelas etapas, experiências e vivências dos colegas que participam no curso, assistirá a toda a ação e analisará, segundo a perspetiva de um árbitro em atividade, o interesse, a pertinência e a aplicabilidade dos conteúdos propostos. 


Num ambiente propício para o treino, antes de as aulas teóricas começarem, João Capela aproveita para fazer o seu primeiro treino do dia!

"A Academia é uma oportunidade de crescimento"

Palavras de Artur Soares Dias, que pela segunda vez se deslocou a Rio Maior para ministrar formação. Veja o vídeo:



Testemunhos

"É um grande privilégio poder participar na 1.ª Ação da Academia, fazendo assim parte de um restrito lote. É uma grande honra para mim!" (Pedro Ferreira, AF Braga).

"É um prazer fazer parte de uma ação pioneira, única e que ficará para a historia da arbitragem portuguesa" (Ricardo Moreira, Vila Real).

"Estar cá significa a materialização de um dos muitos objetivos definidos no início da presente época, em conjunto com a minha equipa. É um privilégio, uma honra, mas também uma responsabilidade enorme participar na 1.ª edição deste curso" (Daniel Cardoso, Aveiro).


Sabia que…

- Em 21 de Maio de 1904, na cidade de Paris, foi formada a FIFA (Fedération Internationale de Football Association) pelas Associações Nacionais (Federações) dos seguintes países: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha (representada pelo clube “Madrid FC”), Suécia e Suíça. E que a Associação Nacional Alemã enviou nesse mesmo dia, por telegrama, a sua filiação no organismo?

- O 1.º Presidente da FIFA foi o francês Robert Guérin?

FONTE: Fpf

Sem comentários: