Academia de Arbitragem - 3º Dia

Os dias são intensos, trabalhosos, duros, até, mas ninguém desarma. Os trabalhos iniciam-se, diariamente, às 8h00 e terminam pelas 20h00, com sessões teóricas, técnicas e práticas. Mas o dia não termina aí, pois os participantes ainda têm que estudar para os dois testes escritos que realizarão sobre as matérias aprendidas. Ainda assim, o ânimo observa-se no olhar e reflete-se no empenho e na determinação.

A unidade curricular de Psicologia Desportiva concluiu-se no final da manhã e permitiu “reconhecer a importância do treino mental”, “Encontrar estratégias para aumentar a autoconfiança”, “Controlar os pensamentos negativos” entre muitos outros aspetos.

Da Teoria à Prática, por Vítor Pereira
As Técnicas de Arbitragem, ministradas pelo Presidente Vítor Pereira, permitiram refletir sobre conceitos novos, abordagens diferentes e perspetivas de futuro, rumo a uma arbitragem com procedimentos mais homogéneos. As questões analisadas em sala, muitas das quais nunca tinham sido objeto de consideração, foram treinadas em campo.

Da FIFA/UEFA para Rio Maior… Uma Metodologia de Prevenção de Lesões Inovadora
O dia terminou com a sessão de Metodologia do Treino onde foram abordadas questões relacionadas com as componentes do treino do árbitro de futebol. João Dias, deu a conhecer um sistema de prevenção de lesões, o “Injury Prevention Screening – UEFA20”, que foi apresentado no último curso RAP, organizado pela FIFA/UEFA, há cerca de dois meses, no Chipre.



Testemunhos

Sinto um grande orgulho, motivação e sentido de responsabilidade por estar nesta ação. Sinto-me realizado, com vontade de aprender e com a convicção de que sairei daqui melhor árbitro e melhor pessoa. O espírito que sinto traduz-se na frase “por mais alta que seja a montanha, ela jamais poderá tapar o sol.” (Luís Máximo, Castelo Branco)

Um grande orgulho ver a arbitragem a desenvolver-se e a dar passos largos para o futuro. A aposta na formação dos árbitros dotando-os de outras faculdades e capacidades é importante para a melhoria constante que se pretende. Enquanto árbitro sinto-me privilegiado por ter esta oportunidade. (Pedro Sancho, Algarve)

Sabia que?

- Em 1314, o alcaide de Londres foi obrigado a proibir o denominado jogo de futebol, dentro da cidade, sob pena de prisão para os prevaricadores, devido ao barulho (como se dizia na época) que provocava?

- Também em 1314, o édito do Rei Eduardo II de Inglaterra, proibiu o jogo de futebol porque se sobrepunha ao tiro com arco?

- A Federação Portuguesa de Futebol foi fundada a 31 de Março de 1914, pelas então existentes 3 (três) Associações Regionais: Lisboa, Portalegre e Porto?

FONTE: Fpf

Sem comentários: