Academia de Arbitragem - 19º Dia

O último dia de Técnicas de Arbitragem compreendeu uma sessão em sala e outra no campo. “Os exercícios técnicos realizados no treino permitiram-me desenvolver metodologias e técnicas para a tomada de decisão. Irei aplicar, ao longo da época, as técnicas assimiladas no treino, para desta forma aperfeiçoar as minhas movimentações em terreno de jogo. Um outro aspeto importante será antecipar e ler o jogo.”, diz Fernando Cunha.

“Aula de campo/treino físico, nomeadamente o exercício no centro do terreno de jogo, onde tinha de tomar decisões tanto a nível disciplinar como a nível técnico em situações de 1 x 1, assim como a movimentação respeitando os seus princípios elementares e a ocupação na elipse estratégica.”, recorda Valdemar Maia.

António Nobre, de Leiria, acredita que esta Unidade permite “continuar à procura do modelo do árbitro português, focando-nos em alguns aspetos antes do jogo, como a saudação, mas essencialmente nas incidências durante o jogo e com especial evidência na posse de bola, lei da vantagem e terreno de jogo.”

No que concerne à Unidade Leis e Regulamentos, alguns pontos abordados foram, segundo Hugo Geraldes, da Guarda, “Os deveres do árbitro e árbitros assistentes a importância da partilha de responsabilidades entre o árbitro e assistentes e bom trabalho de equipa como forma de sucesso para o desenrolar do jogo. A importância do preenchimento correto do relatório.”

“Estou impressionado com a forma como o curso está estruturado”, refere Mike Riley, da FIFA


Testemunhos

“É uma oportunidade de amadurecer a minha arbitragem, e de criar uma carreira que faz parte do meu sonho, e para a qual tenho voltado todo o meu foco. Tenho expectativas bastante altas, porque compreendo a seriedade do programa em questão. Será uma semana para absorver os conteúdos propostos, e trabalhar para me tornar melhor árbitro.” (João Sousa, Porto)

“Ainda é difícil assimilar tantas emoções juntas. É uma alegria enorme poder fazer parte deste grupo pois é o concretizar de uma etapa desejada para esta época desportiva. Sinto que é o início de um novo caminho na arbitragem portuguesa e eu vou estar presente, o que é fantástico! É um prazer enorme poder evoluir juntos de pessoas que tanto dão á arbitragem!

As expectativas são enormes e ainda maiores depois de ouvida a opinião de árbitros que participaram no curso piloto da primeira semana do presente mês. Vejo esta formação como um passo importante a dar para todos nós, adquirir conhecimentos com uma estrutura que tanto dá a arbitragem, vai ser fantástico..” (Diogo Pinto, Viana do Castelo)

FONTE: FPF

Sem comentários: