Academia de Arbitragem - 17º Dia

Os árbitros já começaram o Curso de Formação Avançada. Este domingo foi, por isso, marcado por testes físicos e escritos.

A Academia de Arbitragem realizará em Julho os Cursos de Observadores e de Árbitros de Futsal. Mas agora, nesta última semana de Junho, o Curso de Formação Avançada, começado ontem, é o derradeiro curso de formação curricular para os Árbitros de Futebol. É por isso que faz sentido dizer que este curso anuncia o início do fim, do fim do primeiro ciclo de formação da Academia.

Já sabemos que o primeiro dia do curso é sempre intenso pois os participantes têm que realizar o teste escrito (8h15), assistir a sessões teóricas e, no final do dia, efetuar as provas físicas (18h00).

A primeira sessão disse respeito à História da Organização e das Competições, ministrada por Vítor Reis. “Foram abordados temas como a história do futebol em Portugal, as Associações e os seus primórdios e a constituição da FPF e dos seus Órgãos. Foi também falado da carreira de árbitro e dos observadores e observações.”, resume David Rodrigues, de Angra do Heroísmo.

No que diz respeito à unidade curricular de Psicologia Desportiva 1, César Andrade, de Ponta Delgada, destaca “algumas das principais características psicológicas, como a motivação, atenção, concentração, confiança e rendimento. Nomeadamente na motivação, onde nos deparamos com a motivação intrínseca e extrínseca; a 1ª mais ligada aos objetivos de rendimento e a 2ª aos objetivos de resultado.

Relativamente à atenção, o nosso foco atencional movimenta-se em duas dimensões, a direção e a amplitude.

Por fim devemos manter a nossa confiança a meio do "U" invertido, pois nem carência de confiança nem excesso nos vai ajudar no nosso objetivo que é terminar o jogo com a consciência de que demos o máximo e de que cumprimos o nosso dever.”

Testemunhos

“As expectativas são as melhores. A vontade em querer participar nesta ação é imensa e creio que no final o saldo será bastante positivo e enriquecedor tanto a nível pessoal como profissional.” (Henrique Rodrigues, Bragança)

“Expectativas: Julgo que será uma experiência extremamente interessante e enriquecedora para todos os envolvidos. Tendo em conta o programa que me foi concedido, as expectativas são elevadas!” (Pedro Correia, Évora)

“Somos centenas no país a lutar por este lugar. Poder participar nesta 1ª edição é um prazer e com certeza irei aproveitar ao máximo todos os momentos desta nova escola e dar o meu melhor, em termos técnicos e físicos, para honrar a oportunidade que me foi dada e com trabalho pude conquistar.

Tenho elevadas expectativas, sem dúvida. Espero poder abordar temas que neste momento ainda não tivemos possibilidade de debater em núcleos de arbitragem, ter uma perspetiva maior e melhor do que é a arbitragem ao nível nacional e, nessa medida, alargar horizontes.”


Solidariedade competitiva: um valor do desporto para a vida

O balanço geral dos cursos fica para depois, mas há experiências que vale a pena registar já, para não esquecer.

Os factos. Ontem, no final do Curso de Elite. Cerimónia de Encerramento e, de seguida, consulta das Pautas com as Classificações alcançadas pelos formandos. Já se sabia: os Regulamentos determinam que, dos 12 candidatos ao Estágio de Elite na Liga, apenas 10 seriam admitidos. Dois dos formandos teriam que sofrer o dissabor de voltarem às suas casas com um sonho gorado. Irremediavelmente, a emoção iria humedecer os 24 olhos fixos no placard das notas, mas 20 seria por indizível felicidade e 4 por inconsolável amargura.

A experiência irá repetir-se necessariamente no final dos próximos Cursos. E como na final da Liga dos Campeões, o «jogo» começa com um final anunciado: a felicidade de uns irá cruzar-se com a tristeza dos outros. E é nesses momentos em que aparece a solidariedade competitiva. E foi o que se viveu no final do Curso de ontem: o comovente e denso silêncio dos que continham e adiavam o júbilo para confortarem os «derrotados» e dos que combatiam o choro para felicitar os «vencedores». «Derrotados» e «vencedores» entre aspas, porque aqueles que sabem perder não são derrotados. Apenas adiam a vitória.

FONTE: FPF

Sem comentários: