Academia de Arbitragem -12º Dia

Depois de um teste sobre a matéria dada, começou um novo ciclo. E a formação teórico-prática dos Cursos teve um dia… modelo.

Com efeito, nas aulas da manhã, dedicadas aos temas da Nutrição e da Traumatologia, o Dr. Henrique Jones cativou mais uma vez a atenção dos formandos, justamente pela sua maneira atrativa de conciliar teoria e prática: a luz da ciência abstrata projetada na atividade desportiva no concreto.

Teoria e Prática, também, nas Técnicas de Arbitragem orientadas pelo Presidente Vítor Pereira na parte da tarde, que partilhou uma estrutura concetual que sistematiza as técnicas de arbitragem, enriquecida com exemplos concretos narrados ou ilustrados com imagens de vídeo.

Abrindo caminho do Topo à Base para servir da Base ao Topo

A realização deste primeiro Curso de Formação de Elite que promove a Academia de Arbitragem está a contribuir para o desenho de um caminho maximamente interessante e promissor. Motivado pelo desejo de melhorar a arbitragem, o seleto grupo dos 12 candidatos à elite da arbitragem portuguesa foi desafiado a olhar para trás, ao caminho que os levou ao topo, para identificar os pontos de apoio que os impulsionaram e os obstáculos que os retardaram. Com essa retrospetiva (do topo à base) foi possível identificar fatores que poderão dotar de maior eficácia a formação inicial dos novos árbitros (da base ao topo).

Testemunhos

É um orgulho estar neste grupo de trabalho, encaro com um grande sentido de oportunidade esta participação. Estou convicto e tudo farei para poder dizer amanhã que sou melhor árbitro e desportista do que era quando aqui entrei. (Hélder Malheiro, AF Lisboa).

Será um passo importante para o desenvolvimento da arbitragem. (João Mendes, Santarem)


Sabia que

- Em 1909 a Liga de Futebol da Grã-Bretanha (“The Football League”) regulamenta que os guarda-redes devem usar camisolas de cores diferentes.

- Em 1910 foi formada na capital portuguesa a Associação de Futebol de Lisboa, que se tornou na primeira Associação de Futebol Regional a ter existência legal.

- Em 1911, pela primeira vez em Portugal, são cobradas entradas (bilhetes) num campo de futebol em Portugal.

FONTE: FPF

Sem comentários: