APAF admite parar campeonatos

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) admitiu, indiretamente, parar os campeonatos nacionais se não forem garantidas as condições de segurança nos estádios em que decorrem as competições amadoras, como o CM já tinha noticiado no passado dia 5 de abril.

A APAF definiu mesmo um prazo de 15 dias para que Federação Portuguesa de Futebol e Governo cheguem a um compromisso quanto à segurança dos árbitros nas competições não profissionais. Se isso não acontecer, podem chegar as consequências, admitiu José Fontelas Gomes presidente da APAF, quando questionado sobre a possibilidade de os árbitros se recusarem a apitar as partidas das diferentes competições e assim pararem os respetivos campeonatos. "Os árbitros estão dispostos a todas as ações que possamos vir a tomar para conseguir que haja segurança para todos. Não é o caminho que queremos, nem tão-pouco, se calhar, o idealizamos. No entanto, as coisas têm ‘timings’, e o final do campeonato está à porta. É tempo de haver uma resposta para esta situação". Se o boicote da APAF avançar mesmo, o FC Porto-Benfica da 29ª jornada (penúltima), previsto para 12 de maio, estará em risco.

O líder da APAF assegurou ainda que esta posição "conta com o apoio e a solidariedade de de todos os árbitros" e rejeitou estar a exercer qualquer tipo de pressão sobre a nova tutela do Desporto.

FONTE: Correio da Manhã