Árbitros Lusos na Europa

Três equipas de arbitragem lusa foram nomeadas para actuarem nas competições da UEFA, em jogos que decorrerão durante o próximo mês de Outubro.

Os primeiros árbitros a entrar em acção serão os nomeados para os jogos da segunda jornada da Fase de Grupos da Liga Europa, agendados para o dia 4 de Outubro. Uma das equipas é constituída por Jorge Sousa, Bertino Miranda e Ricardo Santos, enquanto árbitros assistentes, Venâncio Tomé, na condição de quarto-árbitro, Duarte Gomes e Bruno Paixão como árbitros assistentes adicionais, já a outra será liderada por Artur Soares Dias, coadjuvado por Rui Licínio Tavares e João Santos, o quarto árbitro António Godinho, João Capela e Carlos Xistra, enquanto árbitros assistentes adicionais.

Entre os dias 13 e 19 de Outubro, será a vez de João Capela e Nuno Filipe Pereira (árbitro assistente) darem o seu contributo aos encontros da segunda pré-eliminatória da Taça das Regiões 2012/13, referentes ao Grupo 5, em Malta, onde se encontram as representações de Gozo, Ialoveni, Olimp e Rinuzi/Strong.

Árbitros da AFL nomeados

Conheça os Árbitros da Associação Futebol Lisboa nomeados para os jogos dos vários campeonatos Nacionais deste fim  de semana:

Liga Zon/Sagres

Setúbal - Olhanense: Duarte Gomes, Ricardo Santos, André Campos e José Quitério Almeida como 4º Árbitro ;
Nacional - P. Ferreira: João Capela, Tiago Rocha e Pedro Felisberto;
Estoril - Maritimo: 4º árbitro - Rui Rodrigues;

Segunda Liga

Atlético - Maritimo B: 4º Árbitro - Pedro Garcia
Sporting B - Trofense: Hugo Miguel, Hernâni Fernandes e 4º Árbitro, Emanuel Franco;

Segunda Divisão

Lusitânia - Tocha - Hélder Malheiro
Casa Pia - Mafra: Rui Rodrigues
Fut. Benfica - Quarteirense: Tiago Martins
Oeiras - Torreense: João Pinto

Terceira Divisão

T. Novas - Sourense:  Bruno Jesus
Pêro Pinheiro - Sacavenense : Quitério Almeida

Juniores - Segunda Divisão

Oeiras - Barreirense: António Franco
Casa Pia - Mafra: Ricardo Luz
Alverca - Torrense: Frederico Martins
Carregado - C.A.C: José Carlos Rodrigues

Iniciados

Sacavenense - Marinhense:  Ricardo Oliveira
Linda-a-Velha - Olímpico Montijo: José Figueiredo
Cascais - Estoril: Hugo Silva
Sporting - Barreirense: Pedro Silva


Futebol Feminino - Taça de Portugal

Arsenal 72 - Ponte Frielas: Maria João Freire


Reuniões com Técnicos

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol promove reuniões técnicas com treinadores das competições não profissionais.

O CA da FPF, a exemplo do que realizou com os treinadores das competições profissionais, vai levar a efeito em vários locais do País, seis encontros com os treinadores das equipas das competições não profissionais de Futebol e Futsal.

Estes encontros têm por objectivo informar os responsáveis técnicos das alterações às leis do jogo, bem assim como os objectivos desportivos que foram transmitidos aos árbitros para esta época desportiva.

Os encontros referidos terão lugar nos locais e dias seguintes:

Para treinadores de Futebol
. Dia 10 de Setembro, em Beja, na sede da AF Beja, sita na Rua Pablo Neruda, 1-A/B, Beja
. Dia 11 de Setembro, em Lisboa, na sede da AF Lisboa, sita na Travessa da Trindade, Nº 25, Lisboa
. Dia 12 de Setembro, em Coimbra, (em local a indicar oportunamente)
. Dia 13 de Setembro, em Porto, na sede da AF Porto, sita na Rua António Pinto Machado, Nº 96, Porto

Para treinadores de Futsal
. Dia 17 de Setembro, em Porto, na sede da AF Porto, sita na Rua António Pinto Machado, Nº 96, Porto
. Dia 18 de Setembro, em Lisboa, na sede da AF Lisboa, sita na Travessa da Trindade, Nº 25, Lisboa

Todas as sessões decorrerão entre as 21h00 e as 23h00.
A partida de qualificação para o Campeonato do Mundo Brasil 2014, entre o Luxembugo e Portugal, agendada para o dia 7 de Setembro, pelas 20h45 (hora local), no Estádio Josy Barthel, no Luxemburgo será dirigida por uma equipa de arbitragem da Estónia. O árbitro, Kristo Thover, será auxiliado por Sten Klaasen e Hannes Reinvald, enquanto que Hannes Kaasik será o quarto árbitro da partida.

A equipa de arbitragem da partida entre Portugal e Azerbaijão agendado para o dia 11 de Setembro, pelas 20h15, no Estádio Municipal de Braga, viajará da Polónia. Szymon Marciniak será o árbitro da partida, enquanto que Pawel Sokolnicki e Radoslaw Siejka serão os árbitros assistentes. Robert Malek desempenhará as funções de quarto árbitro.

Melhorar a formação

O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol ministrou, este sábado, em Tomar, a primeira Acção de Formação para Coordenadores Técnicos de Formação dos Conselhos de Arbitragem Distritais.

“Um dos aspectos mais positivos que gostaria de destacar foi a adesão da totalidade dos representantes dos Conselhos de Arbitragem Distritais, quer de Futebol, quer de Futsal, bem como a forma muito participada como todos os formadores estiveram nesta acção”, referiu o Presidente do CA da FPF, Vítor Pereira, em declarações ao fpf.pt.

“Os objectivos da acção foram amplamente atingidos e visavam ir ao encontro das necessidades que os Conselhos de Arbitragem Distritais sentem, nomeadamente ao nível da qualidade da formação, do abandono precoce dos árbitros e do aumento da retenção”, explicou, lembrando que “quanto maior for o apoio e o acompanhamento pedagógico do quadro de árbitros, maior é a taxa de retenção” dos juízes.

Esta primeira acção, que teve um cariz mais técnico e didáctico de actualização dos formadores, será complementada pela elaboração de um diagnóstico de necessidade de formação a nível distrital e com a prossecução de um Plano Nacional de Formação para os diferentes agentes da arbitragem distrital, árbitros, observadores e formadores.

A sessão, que decorreu entre as 10h30 e as 19h00, teve como finalidade enriquecer a formação de recursos humanos ligados à arbitragem, procurando actuar sobre cinco eixos considerados prioritários: Melhorar a qualidade da formação dos formadores e normalizar os processos de formação para cada variante do Futebol, por nível de intervenção dos respetivos agentes; Apoiar directamente as Associações Distritais e Regionais (ADR) que, pela sua dimensão, não têm recursos para realizar, exclusivamente por si, a formação; Optimizar a eficiência do investimento financeiro que é efetuado pela FPF, LPFP e pelas ADR; Normalizar procedimentos inerentes às condições de rendibilização dos processos de ensino-aprendizagem; Certificar os formadores que exercem a sua atividade coordenando a formação distrital de Futebol e Futsal.

Esta acção de formação destinou-se aos 44 Coordenadores de Formação de Futebol e Futsal dos Conselhos de Arbitragem das ADR e representou mais um momento de reforço da ligação da FPF às ADR, na sequência, aliás, do anúncio da criação do Gabinete de Apoio às Associações

Metodologia Inovadora

Concluiu-se, no passado domingo, a primeira acção de formação para Observadores de Árbitros de Futsal da primeira categoria, que decorreu em Tomar, desde a passada sexta-feira.

Além dos testes previstos regulamentarmente e da forte componente formativa, o grande enfoque desta sessão vai para o novo relatório de observação de Futsal. “No novo relatório não é o observador que atribui a nota aos árbitros, mas antes o próprio programa informático onde os dados são inseridos e em função dos detalhes que o observador nele registar. É um programa absolutamente inovador e pioneiro”, explicou o Vogal da Secção de Classificações do Conselho de Arbitragem com o pelouro do Futsal, Vítor Tomás, em declarações ao fpf.pt.

Para este responsável, “os objectivos gerais desta formação foram amplamente atingidos, em termos programáticos, mas só no decorrer da época se saberá se os novos conteúdos e práticas foram bem apreendidos pelos observadores”.

Vítor Tomás referiu, ainda, que um das grandes metas para esta temporada é a “uniformização de critérios de observação, tendo em conta as directrizes que foram transmitidas pelo Conselho de Arbitragem aquando da última acção de formação para o quadro de árbitros de Futsal, que decorreu em Braga”.
Os árbitros internacionais portugueses, Duarte Gomes e Pedro Proença, vão dirigir as equipas de arbitragem lusas que vão apitar dois jogos da fase europeia de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014, no próximo dia 11 de Setembro, o Sérvia - País de Gales e o Hungria - Holanda, respectivamente.

Sérvia - País de Gales
Stadium FK “Karadjordje”, Novi Sad
19h30 (hora de Portugal Continental)
Árbitro: Duarte Gomes
Assistentes: Ricardo Santos e Venâncio Tomé
4º Árbitro: João Ferreira

Hungria - Holanda
Puskas Stadium, Budapeste
19h30 (hora de Portugal Continental)
Árbitro: Pedro Proença
Assistentes: Bertino Miranda e Tiago Trigo
4º Árbitro: João Capela