"Árbitros motivados"

Prosseguiu,  a 1ª Acção de Formação e Avaliação de Árbitros e Árbitros Assistentes de 1ª e 2ª categorias, que decorre em Tomar até ao  dia 22 de Julho (domingo).

Esta primeira edição promovida pela Federação Portuguesa de Futebol conta com a participação de 147 juízes - 25 árbitros de 1ª categoria, 35 de 2ª categoria, 52 árbitros assistentes de 1ª categoria e 35 de 2ª categoria - que procuram actualizar conhecimentos e preparar-se da melhor forma para a presente época desportiva.

Apesar de ser o primeiro curso sob a égide da FPF, o modelo de avaliação instituído data de 2006, ano em que o actual Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação, Vítor Pereira, assumiu os destinos da arbitragem lusa na Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

“Árbitros motivados”

Vítor Pereira explicou que “esta acção de formação tem objectivos específicos para a época desportiva -  realização de testes físicos e escritos que são regulamentares, e altura para transmitir as recentes alterações legislativas para que os árbitros estejam preparados. Do ponto de vista social é importante para os árbitros se conhecerem e trocarem experiencias de aprendizagem. Este curso tem pela primeira vez os árbitros de primeira e segunda categoria juntosm tal como os assistentes, ou seja, os que apitam os profissionais e não profissionais. São cerca de 140 árbitros e o curso esta a decorrer na perfeição”, assegurou.
Vítor Pereira deixou ainda uma palavra de incentivo aos árbitros mais jovens e que subiram de categoria, tendo afirmado que os mesmos "estão motivados pelos últimos desempenhos da arbitragem portuguesa", exemplificando com a recente atuação de Pedro Proença no Campeonato Europeu de futebol, ao ser designado para apitar o jogo da final.

"Temos árbitros novos na Liga e na Liga de Honra com grande potencial e que nos permitem acreditar num feliz rejuvenescimento dos nosso quadros competitivos", notou.

Luís Ferreira quer ajudar arbitragem
Luís Ferreira, árbitro que subiu da 2ª para a 1ª categoria, explicou que “o objetivo é trazer mais valias ao grupo que já é forte, com árbitros de mais valia. Trazer qualquer coisa de novo e chegar ao fim da época e dizer que a minha promoção foi positiva para a estrutura da arbitragem”, disse o árbitro de Braga,
O árbitro de 35 anos considera que haverá diferenças nos dois escalões.“Diferenças haverá, pois deverá haver mais competitividade. A organização será completamente diferente, mas já fazemos parte de um grupo que trabalha há seis meses a ser preparado para este nível competitivo e vamos estar a altura. Os árbitros tem de conviver com a pressão desde cedo e a este nível é mais elevada, mas isso é algo que não me aflige”, assegurou.

Jantar oficial

O jantar oficial da 1ª Acção de Formação e Avaliação de Árbitros e Árbitros Assistentes de 1ª e 2ª categorias decorreu esta sexta-feira com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que antes teve uma intervenção junto de todos os participantes, tal como o Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Também marcaram presença no jantar o Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profisional, Mário Figueiredo, o Presidente da APAF, Gustavo Sousa, o Presidente da Associação de Futebol de Santarém, Mário Albuquerque, o Presidente do Conselho de Arbitragem da AF Santarém, Fernando Silva, assim como outros elementos dos conselhos de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e da AF de Santarém.

Fonte: FPF

Sem comentários: