Mais uma época desportiva está a terminar. A Arbitragem nacional teve vários momentos de destaque, dos quais vou destacar alguns.
Para começar, fica uma tomada de posição firme e unânime por partes dos Árbitros, que à 2º Jornada e após várias criticas surgidas pelos dirigentes do Sporting, recusaram dirigir o jogo entre a Equipa do Beira Mar e Sporting.
O Árbitro nomeado João Ferreira, após receber a nomeação, alegou falta de condições e recusou dirigir o encontro, sendo seguido e apoiado por todos os colegas dos Campeonatos Nacionais, acabando o jogo por ser dirigido por uma equipa de arbitragem dos campeonatos distritais da A.F. Aveiro.
Não foi uma decisão inédita, mas foi uma demonstração de força e camaradagem pelos árbitros Portugueses. No entanto tenho pena, que mais tarde não se tenha tido uma decisão idêntica, quando surgiram  um coro de criticas dos dirigentes de outros clubes, nomeadamente Porto e Benfica.
Por volta da 24ª Jornada, mais uma caso triste a envolver árbitros, ao serem divulgados os seus dados pessoais na Internet, o que levou a que fosse feita uma queixa pela APAF á Policia Judiciária.
Este caso surgiu na sequência de muitas criticas de alguns clubes, que viram  nos árbitros os bodes expiatórios para os seus fracassos desportivos, ou para os desempenhos menos conseguidos das suas equipas dentro de campo.
Face a  este divulgar dos dados peessoais e a diversas ameaças que foram dirigidas a árbitros e suas famílias a direcção da FPF em articulação com o Conselho de Arbitragem, decidiram não divulgar publicamente os nomes do árbitros nomeados, a partir da 24ª Jornada.
Já antes destas ameaças dirigidas aos Árbitros e familiares, e enquanto passeava no Centro Comercial Colombo, Pedro Proença havia sido agredido por um adepto, que com uma atitude cobarde aproveitou um momento da vida pessoal de um Homem para "descarregar" frustrações do futebol, em mais um momento triste do nosso desporto.
Já perto do final da época, surge a noticia de que José Cardinal, Árbitro Assistente da 1ª Categoria, estaria envolvido num caso de corrupção, cujos contornos ainda não estão completamente esclarecidos, mas ao que tudo indica terá sido vitima de uma armadilha por parte de dirigentes do Sporting.
Para terminar um caso de sucesso e do qual nos devemos todos orgulhar: O árbitro Pedro Proença irá liderar uma equipa de arbitragem composta pelos Árbitro Assistentes, Bertino Miranda e Ricardo Santos e Tiago Trigo, que será o Árbitro Assistente suplente, além dos Árbitros Adicionais Jorge Sousa e Duarte Gomes.
Para terminar em beleza, e não menos importante destaca-se a nomeação também de Pedro Proença e a equipa já acima referida, para dirigir a final da Liga dos Campeões que colocou frente a frente as equipas de Chelsea e Bayern Munique, e na qual a equipa Portuguesa, teve mais uma excelente actuação, mostrando que afinal os Árbitros Portugueses são melhores que aquilo que os dirigentes e adeptos de clubes querem fazer crer, sendo o seu valor reconhecido pelos dirigentes o maior organismo que rege o futebol Europeu - UEFA.

Sem comentários: