Depois da final da Champions venha o Euro para Pedro Proença

Pedro Proença vai ser o representante da arbitragem portuguesa na fase final do Campeonato da Europa de 2012. O árbitro luso tem estado em grande plano e recentemente foi nomeado pela UEFA para arbitrar a final da Liga dos Campeões entre Bayern Munchen e Chelsea.

Aos 41 anos, o árbitro da Associação de Futebol de Lisboa vai participar pela primeira vez num Europeu, voltando a colocar a arbitragem no mais alto panorama do futebol do velho continente, depois de em
2008, na Suíça e na Áustria, não ter estado presente nenhum juiz luso.

O Bayern Munchen x Chelsea, da final da Liga dos Campeões, foi o ponto alto de uma temporada que Pedro Proença jamais irá esquecer. Além desse jogo, para a Champions o árbitro português esteve no
Internazionale x Marseille, Lille x Trabzonspor, Villarreal x Manchester City e Olympiacos x Marseille.

Na
fase de qualificação para o Euro 2012, Proença esteve em quatro partidas, sendo que em todas elas participou uma seleção que vai competir na Polónia e Ucrânia: França x Roménia, República da Irlanda x Eslováquia, Sérvia x Itália e Croácia x Turquia.

Atualmente no topo da arbitragem portuguesa, Pedro Proença foi escolhido para quatro dos mais importantes jogos do campeonato:
SC Braga x Benfica, Sporting x FC Porto, Benfica x FC Porto e FC Porto x Sporting.
Durante o Campeonato da Europa, Proença vai liderar uma equipa da qual constam também os nomes de
Bertino Miranda e Ricardo Santos (árbitros assistentes), e Tiago Trigo (Árbitro Assistente suplente) Jorge Sousa e Duarte Gomes (árbitros assistentes adicionais).

Proença é o quinto árbitro português em Europeus
Pedro Proença será o quinto árbitro português a representar Portugal em fases finais de Campeonatos da Europa. No entanto, até ao momento apenas um conseguiu arbitrar na fase a eliminar.
Vítor Pereira, atual presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, foi o árbitro luso mais bem-sucedido em fases finais de Europeus. No Euro 2000, na Bélgica e Holanda, Vítor Pereira apenas se despediu do Campeonato da Europa nos quartos-de-final.

Numa partida entre Itália e Roménia, que os italianos venceram por
2x0, Vítor Pereira arbitrou o último encontro da sua carreira em Europeus, tendo esse jogo ficado marcado pela expulsão de Hagi, figura de proa dos romenos, em poucos minutos.

Antes disso, na fase de grupos, Vítor Pereira tinha dirigido o
Jugoslávia x Eslovénia, que terminou empatado a três bolas, e o Itália x Suécia, que os transalpinos ganharam por 2x1.

Vinte anos antes,
António Garrido, de Leiria, tornou-se no primeiro árbitro português em fases finais de Campeonatos da Europa. Na prova realizada em Itália e ganha pela República Federal Alemã, Garrido foi o juiz do Itália x Bélgica, que terminou empatado sem golos.

Oito anos depois,
Rosa Santos representou Portugal no Euro 88. O árbitro natural de Beja arbitrou o Inglaterra x União Soviética, jogo que terminou com o triunfo dos soviéticos por 3x1 e que atirou os ingleses orientados por Bobby Robson, que viria a ser treinador do Sporting e do FC Porto, para fora da competição.

Foi o único encontro que Rosa Santos dirigiu no Campeonato da Europa desse ano, mas o árbitro ainda continua na história da arbitragem portuguesa, pois foi o único até ao momento que marcou presença em dois Europeus.

Em
1992, Rosa Santos voltou a arbitrar um jogo da Inglaterra e que resultou em nova derrota dos ingleses. Desta vez, a Inglaterra perdeu com a Suécia por 2x1, sendo que desse jogo ficou registado o cartão amarelo a Schwarz, que na altura já representava o Benfica.

Antes de ser conhecido o nome de Pedro Proença para o Euro 2012,
Lucílio Baptista tinha sido o último a marcar presença numa fase final. Foi em 2004, em Portugal, e Lucílio dirigiu dois jogos, ambos na fase de grupos: Suíça x Croácia e Bulgária x Dinamarca.

Fonte: Zerozero.pt

Sem comentários: