As desculpas das derrotas

No inicio de cada época futebolística, as principais equipas de cada pais, estabelecem determinados objectivos e fazem investimentos milionários para se reforçarem como os melhores jogadores, ou com aqueles que eles julgam ser os melhores.
Depois, com o decorrer da época, os objectivos vão mudando. E quando os objectivos a que se propuseram se começam a fugir por entre os dedos, e os investimentos não têm resultados, os dirigentes e treinadores começam a arranjar bode expiatórios para o seu insucesso.
recentemente já assistimos aos treinadores/dirigentes de grande parte dos clubes a virem à praça publica justificar que as suas equipas não ganharam por culpa da arbitragem.
É certo, que os árbitros são humanos; é certo que nenhum árbitro é perfeito; é certo que por vezes os árbitros erram, mas não é menos verdade que os jogadores falham golos que pareciam certos; é verdade que os treinadores por vezes escolhem uma tácita menos correcta.
E quantas vezes os árbitros assinalam aquela grande penalidade que deixa dúvidas, mas que até é mesmo e depois o avançado não consegue concretizá-la em golo? Ai a culpa também é do árbitro? Nunca vi nenhum treinador criticar um jogador da sua equipa por falhar uma situação destas.
Quanto a mim, interdependente dos erros que os árbitros cometam, penso que já era hora de os dirigentes/treinadores das equipas que estão habituadas a ganhar os títulos, deixarem de dar a desculpa das arbitragens e começarem a desculpar-se com situações verdadeiras.
Porque não admitir que a outra equipa foi superior, ou que a sua equipa não conseguiu concretizar as oportunidades que teve? Ou dizer que afinal os jogadores que contrataram no inicio da época, e que custaram milhões, afinal foram um fiasco? Porque ai teriam os adeptos contra si. E é mais fácil culpar os outros.

Sem comentários: