Olegário supera corte nos árbitros e continua na África do Sul

A FIFA reduziu o número de árbitros presentes no Mundial e manteve Olegário Benquerença, mas dispensou quatro, os mais polémicos nos últimos jogos. Assim, o francês Stéphane Lannoy, o maliano Koman Coulibaly, o italiano Roberto Rosetti e o uruguaio Jorge Larrionda já foram enviados para casa.
Ainda na fase de grupos Lannoy não viu Fabiano controlar a bola com o braço durante o Brasil-Costa do Marfim e anulou um golo aos Estados Unidos frente à Eslovénia.
Mais grave a participação de Larrionda, que não validou o golo de Lampard frente à Alemanha que daria o 2-2 à Inglaterra; Rosetti, no Argentina-México, não viu que Tevez marcou o primeiro golo sul-americano em fora-de-jogo. Ambos os jogos foram nos oitavos-de-final.
Olegário Benquerença apitou dois jogos na primeira fase: o Japão-Camarões, do grupo E, e o Nigéria-Coreia do Sul, do grupo B.

Lista de árbitros que ficam no Mundial:

Rashan Irmatov (UZB); Yuichi Nishimura (JPN); Khalil Al Ghamdi (Ar. Saudita), Jerome Damon (Af. Sul), Eddy Maillet (SEY), Carlos Alberto Batres (GUA), Marco Rodriguez (MEX), Benito Archundia (MEX), Carlos Simon (BRA), Hector Baldassi (ARG), Oscar Ruiz (COL), Pablo Pozzo (CHI), Michael Hester (NZL), Viktor Kassai (HUN), Olegário Benquerença (POR), Howard Webb (ENG), Wolfgang Stark (ALE), Alberto Undiano (ESP), Franck De Bleeckere (BEL)

In jornal " A BOLA" 29 Junho 2010

Alegrias e tristezas

Mais uma época futebolística terminou. No passado dia 17 Junho foram divulgadas as classificações dos árbitros dos campeonatos Nacionais.
Quero aqui referir que a Associação Futebol Lisboa, conseguiu esta época ter o 1º Classificado da 1ª Categoria Nacional - Pedro Proença, o 1º classificado da 2ª Categoria Nacional – Hélder Malheiro e o 1º classificado da 3ª Categoria Nacional – Armando Branco.
Relativamente aos que árbitros que desceram, nomeadamente da A.F.Lisboa, confesso que tive alguma surpresa e até tristeza pela descida à 2ª Categoria do árbitro Pedro Henrique e da descida `3ª categoria do árbitro Luís Estrela. Sempre fui um admirador e defensor de Pedro Henriques, pelo que foi com muita tristeza que recebi a noticia da sua descida de divisão e consequente comunicação do seu abandona da arbitragem. Luís Estrela – uma pessoa muito cordial, inteligente e o árbitro que marcará para sempre a minha vida desportista. Em 2004 quando fiz o curso de arbitragem pela primeira vez, e ainda como candidato, tive a oportunidade de efectuar o meu primeiro jogo com ele. Certamente, esta descida só lhe vai dar força para continuar a trabalhar e regressar ao lugar que merece na 2ª Categoria. Uma referência para outro da Associação de Futebol de Lisboa que vai regressar à 2ª Categoria Nacional – Rui Rodrigues. Dar-lhe os parabéns a ele e aos elemento que o acompanharam na sua caminhada de regresso à 2ª Categoria. Desejar-lhe felicidades e agradecer a oportunidade que me deu de integrar, durante o ultimo mês desta época, a sua equipa. Obrigado Rui.
Por fim uma referencia àquele que foi o primeiro dos primeiros – Pedro Proença. É verdade que, muitos o dizem, tem um feitio especial. É verdade que por vezes parece arrogante. Talvez por isso este ano tenha sido o melhor. De facto Pedro Proença fez uma boa época, tendo como ponto a nomeação para dirigir a Final da Taça de Portugal, onde mais uma vez este a bom nível. Parabéns ao Pedro e à sua equipa. Se este ano temos o Olegário Benquerença no Mundial 2010, porque não sonhar ter o Pedro já no próximo Europeu em 2012. Se continuar a trabalhar da mesma forma que esta época, nada é impossível, digo e espero eu.
A todos os árbitros e agentes desportivos desejo umas boas férias.
Saudações desportivas