Arbitragem - Introdução

O objectivo desta página é dar, ou tentar dar, a conhecer as dificuldades de ser árbitro em Portugal. Todos nós achamos que percebemos muito de arbitragem, e deixamo-nos influenciar facilmente pelos comentários de jornalistas, que muitas vezes também não sabem muito da matéria. Quantas vezes não dermos por nós a comentar uma falta que foi assinalada e que não era, ou vice versa? Mas depois de ver repetição várias vezes e de diferentes angulos, percebemos que a decisão do árbitro afinal estava correcta. Nós em casa temos a possibilidade de ver o lance várias vezes;Eles no campo não têm.Têm de decidir em fracções de segundo.

Sou daqueles que não apoia a introdução de novas tecnologias. Qual seria a duração de um jopgo de futebol, se de cada vez que existisse uma falta ou um fora de jogo, ou outro lance duvidoso, o árbitro recorre-se a uma televisão, ou uma repetição? Em vez de 90 minutos, provavelmente teria2 ou 3 horas, e a dúvida iria manter-se, pois se o clube A sentiria que a decisão foi acertada, o clube B certamente teria opinião contrária.

Há ainda outra questão: é que as tecnologias apenas seriam utilizadas nos ditos campeonatos profissionais. E os outros? será que nos campeonatos nacionais e Distritais não há as mesmas duvidas? Será que esses árbitros não devem ter as mesmas possibilidades de utilizar os mesmos meios que querem colocar à disposição dos árbitros mais categorizados?

Aliás, se não existissem jogos televisionados nunca se falaria nos erros, (ou na falta deles) dos árbitros.

Na comunicação Social fala-se muito da falta de categoria dosárbitros Portugueses. Para mim são dos melhores da Eurpo e talvez do mundo. Errar é humano e qualquer um pode errar. è mis fácil errar quando durante a semana que antecede o jogo, a Comunicação Social nada mais faz que falar e escever sobre o árbitro. Isto logicamente provoca instabilidade emocional no árbitro, por muito que este tente abster-se dessa situação, e quando chega o dia do jogo a sua capacidade de pensar e decidir, muitas vezes é influenciada por essa ansiedade que foi criada.

Para quem tiver dúvidas sobre as qualidades dos nossos árbitros, reparem quando estes fazem jogos a nivel internacional, na qualidade das arbitragens, e na falta de comentários negativos. Quando vão para estes jogos vão sem pressão. E quando se trabalha semmpressão, os resultados são mais positivos.

Felicidades para a arbitragem portuguesa.

Sem comentários: