Final de época

Mais um época futebolistica agora termina, a nivel Nacional. Sendo certo que para nós árbitros da AFL, ainda esperamos saber os resultados dos ultimo de testes, no que se refere à promoção á 1ª Categoria Distrital, bem como para para Candidatos ao Quadr Nacional De Árbitrso Assistentes, ou para colaboração em equipas Nacionais, parece-me que já pode ser feito um balanço final.
No que a ivel pessoal diz respeito, penso que cumpri minimamente, mesmo tendo em conta que me senti um pouco desanimado logo após o inicio da época. Sem nenhum razão aparente deixei-me desmotivar e por algum tempo pensei que a época estaria perdida e a promoção à 1º Cat. Distrital estava definitivamente comprometida. Mas fui buscar motivação á minha familia e ao fundo de mim mesmo e consegui cumprir esse objectivo (aguardo apenas a divulgação dos resultados de promoção).
A nivel de arbitragem tive tres jogos que me marcaram e por razões diferentes, umas melhores e outras piores.
O 1º jogo que arbitrei foi para a Taça da AFL e as equipas em confronto eram nião da Atalai e a União das Mercês, que viria terminar com o resultado de 0-1 a favor da equipa visitante. Foi um jogo sem grandes lances de dificuldade, pese embora a deficiente movimentação em diagonal, que por falta de experiencia, por vezes evidenciava. No entant,o com a ajuda dos jogadores e dos dois assistentes penso que, e apesar de ser o 1º jogo como árbitro principal, jogo correu dentro das expectativas.
Outro jogo que marcou, mas aí mais pela negativa, mas do qual tirei coisas boas, foi o que colocou frente a frente as Equipas Luz Fanhões e Frielas, num derby regional e num campo relavdo, em muito mau estado.
Neste jogo existe um lance atacante a favor do Frielas, em que o avançado é claramente derrubado fora de área pelo guarda redes do Fanhões. Mais uma vez, a minha deficiente colocação, não me permite ver com clarividência como o lance acontece e não assinalei qualquer infracção. Posteriormente tive oprtunidade de ver este lance e percebi que tinha errado. Um lance perigoso, e que poderia ter ditado o destino do resultado. Mas como os erros tambem servem para aprender, dificilmente voltarei a errar num lance identico.
Este jogo teve lugar num relvado enlameado, muito dificil para a prática de futebol e não foi seguramente um grande espectatculo, mas valeu pela entrega dos jogadores.
Outro jogo que queria destacar, pois pensei que auilo que se passou era impossivel de acontecer. Jogo de Juniores entre as equipas do Pinheiro de Loures e do Domingos Sávio. Dezasseis minutos da 2ª parte é expulso por acumulação de cartões um jogador do D. Sávio. No banco todos protestam de forma exagerada e dou ordem de expulsão ao Treinador e ao Delegado. Este Delegado dirige-se rapidamente ao A.A e com este de costas agride-o. Pensava eu que isto não acontecia com os dirigentes, que acontecia só com os adeptos, e que tambem não acontecia comigo, que só acontecia aos outros. Estava realmente enganado e fiquei muito decepcionado.
Mas apesar de todos estes momentos menos bons, vivi grandes momentos de alegria durante esta época e consegui atingir o objectivo maior a que me tinha proposto, a sudida de Divisão.
Agora falando da Arbitragem a nivel Nacional, destaque novamente para o 1º lugar de Proença.Uma classificação que seria esperada, tendo em conta as grandes exibições durante a época, quer a final Nacional, quer a nivel Intercional, que, aliás lhe proporcionaram que estivesse numa meia final da Liga dos Campeões e na Final da Taça da Liga. Por isso Parabéns ao Pedro. A nivel de A. Assistentes, mais uma vez tambem, Bertino Miranda a mostrar que é dos melhores e a ficar novamente em 1º lugar na classificação.
A nivel de árbitros da AFL, este ano, tirando o facto de Proença ser o 1º não existem factos muito relevantes. Da 2ª Categoria este ano não ascendeu ninguém e na 3ª Categoria registe-se o facto de Hugo Silva, o Homem que abandonou os Açores para se dedicar à arbitragem ter conseguido a promoção à 2ª Categoria Distrital. Parabéns Hugo.
Para terminar e como dizia o meu amigo José Figueiredo : "parabéns aos que atingiram os seus objectivos. E aos que não atingiram, que continuem a trabalhar mais e melhor".
A todos vós, desejo umas boas férias desportivas.